A noite de 28 de março de 2012 certamente entrará para a História do município de Itaperuna, interior do Estado do Rio de Janeiro, haja vista, a Câmara Municipal ter aprovado projeto de lei “Ficha Limpa” para assessores, secretários e comissionados dos poderes Legislativo e Executivo.
Para o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (autor do projeto de lei), o município saiu vitorioso nesta questão e demonstrou maturidade política. Alexandre ainda agradeceu o apoio dos demais legisladores. “Quero agradecer a todos os vereadores, pois entenderam a importância deste projeto. Nosso município é um dos primeiros do Estado a se mobilizar nesse sentido. Hoje é um dia muito importante para esta Casa”, comemora o vereador.
O texto veda a nomeação de pessoas condenadas à suspensão dos direitos políticos em decisão transitada em julgado; de detentores de cargo na administração pública direta, indireta ou fundacional, que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político; dos que forem excluídos do exercício da profissão por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional; dentre outros casos.
De acordo como o vereador Sérgio Bastos Zampier a lei da “Ficha Limpa” é um avanço para a sociedade itaperunense. “O nobre colega Alexandre foi muito feliz ao propor o projeto nesta Casa. E, graças a Deus, os demais colegas concordaram com a ideia e aprovaram”, diz. O vereador Emanuel Medeiros, o Nel, também é a favor da “Ficha Limpa”. “No dia-a-dia, o cidadão para abrir um simples crediário, tem a sua vida toda vasculhada. Esse projeto de lei é mais do que justo e chegou na hora certa”, comenta Nel.
População aprova a “Ficha Limpa”: recentemente a Rádio Itaperuna AM promoveu uma enquete, durante o programa “Jair Bittencourt”, questionando aos ouvintes se eram contra ou a favor do projeto “Ficha Limpa”. O resultado foi unânime! Na oportunidade, 100% dos participantes disseram ser a favor da “Ficha Limpa”.
Construção de caneletas na Cidade Nova
Em novembro de 2011, o vereador Alexandre da Auto Escola havia solicitado ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), estudo para viabilizar a construção de canaletas na Cidade Nova, Avenida Presidente Dutra, no trecho que compreende o Terminal Rodoviário João Paulo II até o trevo, próximo à Valore.
“Recebi uma ligação esta semana e o pessoal do DNIT está fazendo um estudo, para encaminhar ao Governo Federal, a fim de viabilizar verba para obra. Eles estão estudando a melhor alternativa para resolver a questão”, destaca o vereador.
Modernização no sistema de indicação da Câmara
O vereador Sérgio Bastos Zampier solicitou que fosse providenciado estudo para modernizar o sistema de indicação daquela Casa. “As solicitações feitas por nós, vereadores, tem demorado a chegar ao conhecimento do Executivo. O trâmite está ultrapassado. Precisamos agilizar a informação para atender os anseios da sociedade. Temos que agilizar o sistema de indicação, de maneira que a solicitação saia da tribuna, diretamente às secretarias citadas durante a sessão”, afirma Zampier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário