JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Onda de frio mobiliza ONGs e antecipa campanhas do agasalho

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Onda de frio mobiliza ONGs e antecipa campanhas do agasalho

 



O inverno nem começou oficialmente, mas a queda brusca nos termômetros já desencadeia uma onda de solidariedade. A chegada do frio à capital — segundo o Alerta Rio, a previsão de mínima para hoje era 11 graus, na madrugada mais fria do ano até agora — antecipa as campanhas de doações de agasalhos, meias e cobertores, além das ações de distribuição de sopa e chocolate quente para ajudar a aquecer quem vive nas ruas ou que se encontra em situação de vulnerabilidade.
A mudança de tempo foi provocada pela massa de ar polar trazida por uma frente fria. A mais baixa temperatura de 2022 no Rio até ontem foi registrada no Alto da Boa Vista: lá, os termômetros desceram a 13,2 graus.

— A temperatura continua amena nos próximos dias. Mas, com essa massa perdendo força, há previsão de subida gradativa da temperatura — explica Raquel Franco, meteorologista do Alerta Rio, que também chama a tenção para a previsão hoje de vento forte, acima de 76 km/h, além de chuva fraca e isolada a partir da noite.

A previsão preocupa quem não tem um teto para se proteger. Ontem, na Avenida Presidente Vargas, perto da Central, pessoas em situação de rua aguardavam alguma ajuda que aplacasse o frio. Dormindo em calçadas desde a pandemia, Ana (que prefere não divulgar o sobrenome) é deficiente visual e afirma que, com o clima gelado, sobreviver fica ainda mais difícil.

— Tem muita gente que ajuda como pode. A gente vai pegando agasalho, quentinha… Tem gente que oferece serviço, mas aí é aquilo, de 15 em 15 dias uma faxina. Tem muito preconceito, acham que só porque está na rua é envolvido com droga — contou ela, que ontem jantou uma quentinha entregue por uma igreja evangélica do Encantado.

Fonte: Jornal Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário