JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Porciúncula em busca de melhorias para a saúde

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Porciúncula em busca de melhorias para a saúde


A situação da saúde no Brasil passa por um momento crítico, doente. Os municípios, principalmente os fluminenses, têm estado à míngua, correndo o pires para conseguir suprir as necessidades da população, que não para de crescer, assim como a demanda em questões de saúde.

Diante de todas as dificuldades, a Prefeitura de Porciúncula e a Secretaria Municipal de Saúde estão se desdobrando para atender a população. Os agentes de Saúde e os oito PSFs do município estão em plena atividade. E, segundo o secretário de Saúde, Marcelo Menin, a saúde de Porciúncula está prestando os serviços básicos: “Não estamos trabalhando da forma que sonhamos, mas temos o atendimento básico”.

As dificuldades estão relacionadas à falta de repasse de recursos financeiros por parte do Estado. Os recursos federais são carimbados, e não abrangem todo o sistema. “Há mais de dois anos o Estado não faz repasse. Estamos trabalhando sem recursos, o que dificulta as ações”, explica o secretário.


O prefeito Leo Coutinho tem buscado, insistentemente, emendas que contemplem o município. Graças à boa parceria entre os poderes executivo e legislativo, o município recebeu, recentemente, um valor para custeio que permitiu a compra de material de consumo e medicamentos para a farmacinha e o Posto de Urgência.

A Secretaria de Saúde tem sido suprida basicamente pela prefeitura, com recursos próprios do município. E a demanda é grande. Diariamente, são 70 pacientes transportados para atendimento em outros municípios. “Além do transporte para Campos, Itaperuna, Bom Jesus e outros, todos os dias enviamos uma van e carros baixos para o Rio de Janeiro. Todos os dias. O custo disso é muito alto no mês, mas não podemos deixar de atender”, conclui Marcelo Menin.

O secretário afirma que já tem outras emendas em andamento aguardando liberação por parte do Ministério para benefício da saúde, como troca da frota de veículos, além de mais medicamentos e insumos.

Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário