Jornais falam em 'teste de democracia' em suas reportagens.
Câmara vota hoje se abrirá ou não processo para saída da presidente.
A votação sobre a abertura ou não do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff segue em destaque na imprensa internacional. Jornais dos Estados Unidos, América Latina e Europa trazem em suas edições online reportagens sobre o assunto de maior interesse dos brasileiros, principalmente nas últimas semanas.
Em reportagem publicada neste domingo, o jornal americano "Wall Street Journal" explica o processo de afastamento. Para a publicação, a possível saída de Dilma cria um teste importante para a democracia no Brasil, "um país atormentado pela turbulência política e econômica".
O jornal francês "Le Figaro" também trata do rito do processo e chama este domingo, 17 de abril, de "dia crucial" para a "grave crise política vivida pelo Brasil nos últimos meses".
O Figaro diz que o sistema político brasileiro é marcado pela corrupção, pelos pequenos arranjos entre amigos e pelas alianças que estão a ponto de explodir. O jornal ainda afirma que o vice-presidente Michel Temer é considerado como uma caricatura de um velho político brasileiro e se apresenta como um homem de diálogo, pronto para trabalhar pela reconciliação dos brasileiros."
O argentino La Nación destaca também chama este domingo de "Dia D" e mostra um panorama sobre o clima de disputa entre brasileiros que apoiam e que rejeitam o impeachment e sobre os passos do processo de afastamento. Ainda relembra a saída do então presidente Fernanco Collor de Mello em 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário