Segundo levantamento encomendado pelo
governo federal, índice de confiabilidade da informação é maior na publicação
impressa quando comparada ao rádio, TV e internet.
Brasília
- Os jornais impressos do Brasil apresentam as informações com maior nível de
confiança, quando comparados a outros meios de comunicação, como TV, internet,
rádio e revistas, apontam pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação
Social da Presidência da República (Secom), divulgada no dia se Sete. De acordo
com o levantamento, 53% dos entrevistados que usam jornal impresso afirmaram
confiar sempre ou muitas vezes nas notícias veiculadas.
A
porcentagem cai para 50% quando o universo em questão são as notícias exibidas
no rádio, 49% no caso da televisão e chega a 40% entre os leitores de revistas.
Contratado
por meio de licitação, o Ibope ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os
dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, para coletar os dados que compõem a
"Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela
população brasileira". De acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a
elaboração da política de comunicação do Executivo federal.
A
índice de confiança é baixo entre os entrevistados que usam a internet: apenas
28% dos usuários afirmaram confiar sempre ou muitas vezes nas informações
veiculadas em sites. A confiança nas notícias veiculadas em redes sociais é de
24% e ainda menor entre os blogs, com 22%.
O
Ibope também questionou as pessoas sobre a confiança nas propagandas veiculadas
em diferentes meios de comunicação. De novo, os jornais impressos lideraram os
resultados: 47% dos entrevistados que usam esse meio afirmaram confiar sempre
ou muitas vezes em anúncios de publicidade publicados nesse veículo, índice
superior ao constatado entre os anúncios de TV (42%), rádio (42%), revistas
(36%), sites (23%), redes sociais (22%) e blogs (19%).
Frequência. De acordo com a "Pesquisa brasileira de mídia 2014 -
Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira", 75% dos
brasileiros não têm o hábito de ler jornais. Cerca de 85% dos entrevistados
afirmaram não ler as revistas e 53% não usam a internet.
Entre
os que afirmaram ler jornais impressos, a média diária de leitura é de uma hora
e cinco minutos - em Goiás, chega a duas horas e doze. Em São Paulo, a média é
de uma hora e um minuto.
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