Na solenidade de abertura do encontro com os representantes dos Comitês Gestores de Microbacias Hidrográficas (Cogem) do Noroeste fluminense, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, participou do evento ao lado do secretário de estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, na última quinta-feira (13/02), no auditório da Universidade Iguaçu (Unig).
Na oportunidade, Alfredão ressaltou o orgulho em ver o auditório lotado, já que o evento era voltado para a apresentação dos resultados do Rio Rural e análises das demandas das comunidades, visando o planejamento das futuras ações do programa para o desenvolvimento rural sustentável. Ele falou também sobre os rumos que os projetos estão tomando no município e a união dos setores de agricultura com o do meio ambiente, tem trazido resultados satisfatórios e o trabalho não pode parar.
Christino anunciou inovações para o trabalhador rural. O secretário informou que na próxima semana irá iniciar a licitação para aquisição de antenas de telefonia móvel que serão instaladas nas regiões das microbacias, disse ainda que até o fim deste ano 10 mil km de estradas rurais vão ser recuperadas através do programa Estradas da produção que tem foco no Noroeste Fluminense. “Estamos tornando o campo mais atrativo. O produtor não precisa deixar suas origens e procurar emprego na cidade. O nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida e de trabalho ao homem do campo”, diz.
Além de participar ativamente de todas as etapas do Rio Rural, levantando demandas, o planejamento das ações e acompanhando a implantação dos subprojetos, o Cogem existe para fortalecer os agricultores. Ele representa a comunidade. Deve agir coletivamente, buscar parcerias com órgãos públicos e privados e atrair mais recursos para a microbacia.
Crédito para fotos: Marcelo Nunes
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário