A saúde pública de Itaperuna é uma das áreas que mais preocupam o prefeito municipal Alfredo Paulo Marques Rodrigues e sua equipe. Diversos postos que faziam o atendimento emergencial e de urgência na cidade vão passar por obras, tudo para melhorar o atendimento e o acesso da população. Na tarde da última quarta-feira (06/03), o prefeito Alfredão e o superintendente de Saúde, Elias Daruis Assad Neto, visitaram três pontos que concentravam atendimento para a população itaperunense.
O primeiro visitado foi o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O chefe do Executivo itaperunense conversou com os funcionários da unidade, ouviu as necessidades e fez uma vistoria no imóvel. Muros estão destruídos e não há equipe para fazer manutenção em serviço elétrico e hidráulico. Apenas três pessoas fazem os serviços gerais do posto. Alfredo ficou a par da realidade e foi informado que antes de sua gestão não havia, sequer, formulário para atendimento e exames triviais, como Pezinho e Orelhinha, não eram realizados há meses. Situação que já mudou neste ano e agora os exames estão sendo feitos. A última reforma feita no Centro de Saúde foi em março de 2008.
O prefeito segue trabalhando firme para resolver os problemas na saúde pública e já autorizou obras na unidade. Acompanhado pelo superintendente de saúde, Elias Daruis, Alfredão disse que vai ficar atento com as reformas necessárias e pediu urgência nesse processo. O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos conta agora com especialidades de obstetrícia, ginecologia e ortopedia.
Alfredão e Elias estiveram também no Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO). O local não faz mais atendimentos como há quatro anos, não passou por reforma, nem investimentos foram feitos na unidade. Mas o posto também está no cronograma de revitalização da Prefeitura. Elias e Alfredão já identificaram as necessidades do CIAO e já estão trabalhando nessas questões.
Em seguida, o prefeito e o superintendente de Saúde foram para o Posto de Urgência Dr. Munir Bussade, o PU de Itaperuna, e lá encontraram também situação complicada, mas que também já está no planejamento de obras e melhorias da unidade. Há quatro anos havia atendimento classificatório na unidade. Todo paciente passava por uma avaliação e ficava em alas especializadas, em quartos equipados com TV, ar condicionado e camas adequadas. Em breve, o local voltará atender normalmente.
A situação da saúde de Itaperuna preocupa, mas o Prefeito Alfredo e sua equipe, orientado, inclusive, pelo superintendente de saúde, Elias Daruis, continuam trabalhando para melhorar este quadro. Os salários atrasados dos funcionários da saúde foram colocados em dia, profissionais estão de volta ao trabalho e medicamentos e material de trabalho também estão chegando às unidades. Serão feitas, também, obras para melhorar o acesso e atendimento dos itaperunenses.
Crédito para fotos: Marcelo Nunes Pereira
Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário