Santo Antônio de Pádua[1], noroeste do estado do Rio de Janeiro, teve confirmados 851 casos de dengue, entre outubro do ano passado e janeiro de 2013. A situação do município pode ser considerada um surto da doença, já que a cidade tem cerca de 50 mil habitantes. Além da possível epidemia, foi constatada a presença do vírus tipo quatro.
O trabalho de combate à dengue funciona se houver o trabalho coletivo, ou seja, cada um deve fazer a limpeza do quintal, da caixa d'aǵua e não deixar água limpa parada. Porém não é isso que acontece em alguns lugares. Rosimar da Costa, moradora de Santo Antônio de Pádua, é cuidadosa com casa, mas o telhado do vizinho preocupa, pois a caixa d' água está sem tampa, podendo ser um criadouro do mosquito da dengue.
O único hospital público da cidade já tem um departamento especial para tratar pacientes com a doença. A situação é ainda mais preocupante com a chegada do vírus tipo 4 da dengue, que não é mais grave que os outros três, mas voltou a circular depois de 30 erradicado no Brasil.
O carro que joga inseticida para combater o mosquito transmissor da doença, conhecido como fumacê, passa todos os dias, pelas ruas da cidade, mas não resolve o problema.
Para ler mais notícias do G1 Serra, Lagos e Norte, clique em g1.globo.com/intertvrj. Siga também o G1 Serra, Lagos e Norte no Twitter e por RSS.[2][3][4]
References
^Santo Antônio de Pádua (g1.globo.com)
^g1.globo.com/intertvrj (g1.globo.com)
^Twitter (twitter.com)
^RSS (g1.globo.com)
Leia Mais http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/01/santo-antonio-de-padua-rj-sofre-com-surto-de-dengue.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário