segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Secretária de Saúde de Pádua promove campanha contra a AIDS: Exames e camisinha de graça!
O número de pessoas infectadas cresceu assustadoramente no interior, só não vem sendo divulgado, principalmente entre os jovens.
A Secretaria de saúde de Pádua fez campanha com distribuição de preservativos e informações sobre a transmissão da doença.
Transmissão da AIDS:
O sexo oral, se houver lesões na cavidade oral como gengivites, aftas, feridas etc... Algumas dessas lesões podem ser pequenas o suficiente para passarem despercebidas para a maioria das pessoas, mas não o suficiente para impedir a penetração do vírus.
O HIV é transmitido através de fluidos contaminados. Quanto maior for a concentração do vírus, maior é o risco de transmissão. Por esse motivo, o sangue é o principal meio de contágio, uma vez que é o que apresenta maior contagem do vírus.
sexo anal, A mucosa do ânus/reto, é mais fina que a vaginal e por não apresentar lubrificação natural, está mais sujeita a pequenas lesões durante o ato sexual. Tudo isso favorece a entrada do vírus através da mucosa.
O risco de transmissão é maior quando a pessoa contaminada não se trata e apresenta uma carga viral elevada no sangue. Porém, mesmo aqueles que fazem o tratamento anti-retroviral de modo correto e apresentam carga viral indetectável, podem transmitir o vírus.
O melhor modo de prevenir o HIV é através de relações sexuais com preservativos. A camisinha é muito eficiente, mas não garante proteção com 100% de segurança.
Além da via sexual, existem outros meios de se contrair o HIV:
- Usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas
- Tatuagem e piercing apresentam risco pequeno, mas podem ser vias de transmissão caso haja uso de material contaminado.
- Transfusão de sangue (atenção: o perigo está em receber e não em doar sangue)
- Transmissão da mãe para o feto durante a gravidez.
Os postos de saúde oferecem camisinhas de graça, lembre-se que prevenir é o melhor remédio.
Se você não se preveniu procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e faça o teste.
Fonte:mdssaude
Fotos: Márcia Mendes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário