O prefeito de Pádua, José Renato Fonseca Padilha, acompanhado de todo o seu secretariado e assessores, participou na semana passada da entrega de um veículo Topic para a APAE, Associação dos Pais e Amigos do Excepcional. Bastante satisfeito, José Renato passou as chaves do veículo para a diretora da instituição, Lúcia Maria Chaves Olme.
Feliz com o recebimento do utilitário, Lúcia Maria agradeceu ao prefeito pelo empenho. A APAE de Pádua possui 232 alunos. A topic entregue é uma doação da Loterj. Ela irá transportar os alunos especiais da APAE que moram mais distantes ou possuem grau de deficiência maior.
Em entrevista, a diretora Lúcia Maria contou que a APAE teve suas instalações danificadas na última grande enchente que assolou Pádua e região. Desde esta época os dois carros até então utilizados foram inutilizados pela enchente.
“Hoje é um dia de alegria. O novo utilitário irá facilitar muito o desenvolvimento de nosso trabalho junto aos alunos especiais. O prefeito José Renato está fazendo uma gestão excelente e nunca se esquece de nós. Ele está sendo para a instituição tão importante quanto o seu pai, Renato de Alvim Padilha, que leva o nome de nossa escola”, disse a diretora.
Após a entrega o prefeito José Renato Fonseca Padilha cumprimentou toda a equipe da APAE e alunos. Durante o encontro o prefeito avisou que Pádua será mais uma beneficiada com a entrega de mais 5 ônibus escolares.
Ascom Pádua
Sandro Olivier/Kellen Leal
Colunas: cantinho do Direito e Esporte
▼
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Prefeito José Renato recepciona equipe do IBGE
Autoridade maior de Pádua dá exemplo ao responder o Censo Municipal
O prefeito de Santo Antônio de Pádua, José Renato Fonseca Padilha concedeu uma pausa em sua atribulada agenda para atender a equipe do IBGE, responsável pela realização do Censo Municipal, na tarde de ontem, dia 25 de agosto.
A equipe do IBGE formada pelo Chefe da Agência do IBGE de Pádua, Luciano Possidente Campanário, a Agente Censitária Municipal, Marcelly Henriques Titonelli Gonçalves, o Agente Censitário Supervisor, Agostinho Alves C. Netto e a recenseadora Paola Marconi de Mello, aplicaram o questionário eletrônico, respondido com êxito pelo prefeito José Renato.
A agência do IBGE de Pádua possui 4 funcionários. Durante a realização do Censo o número sobe para 60, todos unidos em torno de um objetivo maior que é o de precisar o número de habitantes e, outros dados que serão importantes na aplicação das políticas públicas e sociais.
O Censo em Santo Antônio de Pádua teve início no último dia 31 de julho e se estende até o dia 31 de outubro. Os recenseadores estão utilizando Palmtops eletrônicos nas entrevistas, que duram em média dez minutos (Questionário básico) e 30 minutos (Questionário de Amostra).
O prefeito José Renato respondeu ao questionário de amostra, contribuindo para que o município de Pádua tenha estatísticas exatas para a realização de políticas públicas e projetos de desenvolvimento.
Segundo Luciano Possidente Campanário cerca de 45% dos domicílios paduanos já foram visitados.
No ano de 2000 Santo Antônio de Pádua possuía uma população de 38.692 habitantes, dados do Censo da época. Em 2007 foi realizada uma nova contagem que apontou cerca de 40.145 habitantes. Em julho de 2009 uma estimativa realizada pelo IBGE apontou 42.405 habitantes. O Censo de 2010 confirmará os números obtidos na última estimativa.
Em geral, os recenseadores encontram como maior problema na aplicação dos questionários a negativa de algumas pessoas em responder ao censo ou mesmo, atender o recenseador. Quanto a este fato o prefeito José Renato deu seu exemplo.
“Respondi as perguntas do recenseador com alegria, otimismo e entusiasmo. Eu estou na condição de prefeito de Pádua, mas antes de tudo sou um cidadão paduano, e é nosso dever contribuir com o censo que irá apontar pontos em que nós gestores temos que dar maior atenção e investimentos. Peço à população que colabore recebendo o recenseador como fiz e, respondam ao questionário, que no geral é simples e fácil de ser respondido”, disse o prefeito.
Em anexo, uma fonte importante, assinada por Eduardo Nunes, Presidente do IBGE, que relata a importância do Censo na história do Brasil.
Ascom Pádua
Sandro Olivier/Kellen Leal
Aperibé inaugura Praça dos Idosos
Foi inaugurada, na sexta-feira, 20 de agosto, a Praça dos Idosos Carlos Jaime Laurindo no bairro Palmeira. O local conta com vários aparelhos de musculação para que os idosos possam fazer exercícios, mas para isso, terão o acompanhamento do professor de educação física Wanderson Cabral.
Segundo o prefeito dr. Flávio Gomes de Sousa essa é a primeira praça em Aperibé com essa estrutura. “Espero com isso dar uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes aperibeenses da melhor idade, tendo assim, de uma forma gratuita, ter um processo de saúde com musculação à disposição e com acompanhamento de um especialista,” argumentou.
O prefeito em discurso no local fez questão de explicar o motivo do nome escolhido para a praça. Ressaltando que o nome é de uma pessoa que tem uma importância enorme para a comunidade de Aperibé. “Carlos Jaime era um grande amigo dos aperibeenses, um atleta tanto do Aperibeense Futebol Clube quanto do Palmeira, ao qual, meu pai tomava conta. Acima de tudo uma das pessoas que convivi que não tinha inimigos. A história de Carlos Jaime era a história apenas de amigos, admiradores e nunca de críticos,” declarou.
Dr. Flávio lembrou que Carlos Jaime era uma pessoa que sempre ajudava o próximo e contou uma história da própria mãe que quando estava grávida, Carlos Jaime muitas vezes ficou acordado para que se ela precisasse ir para o hospital, ele ia até o centro para chamar o senhor Dengo. “Hoje é mais fácil, no entanto, naquela época era uma verdadeira viagem, porque só tinha uma pinguela por onde os moradores atravessavam e muitas vezes com chuva e lama. Carlos Jaime atravessava o valão para procurar ajudar os amigos que adoeciam. Então esta homenagem é o reconhecimento a um grande aperibeense de uma pessoa que contribuiu para a comunidade. Espero que o símbolo desta praça venha engrandecer a imagem e a memória da família na constituição de que os futuros palmeirenses saibam que Carlos Jaime foi uma grande pessoa da nossa comunidade,” finalizou.
Município de Aperibé apresenta Código de Posturas à população
Com o intuito de prover o bem-estar da sociedade o município de Aperibé através da prefeitura criou o código de posturas que foi aprovado na Câmara dos Vereadores. Desta forma visa estabelecer padrões de conduta na cidade para atender aos princípios da convivência coletiva, cidadania e desenvolvimento sustentável. Assim se acredita que o município só estará assegurado mediante a estreita relação entre o Poder Público e a sociedade.
Então na segunda-feira, 16 de agosto, foi realizada a primeira audiência pública onde foi apresentado a população de Aperibé o Código de Postura do Município na Câmara dos Vereadores. Várias pessoas estiveram presentes e puderam saber mais sobre esta nova lei municipal e tirar as dúvidas. Haverá mais duas audiências e a próxima será realizada no Pavilhão de Feiras e Eventos no dia 30 de agosto e a outra no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite no dia 13 de setembro ambas às 19:00h.
Os temas em destaques do Código de Posturas são: higiene Pública, Sossego e bem-estar público, meios de publicidade e propaganda, locais de cultos, trânsito e utilização de logradouros públicos, armazenamento, comércio e transporte de inflamáveis e explosivos, funcionamento de casas e locais de diversão pública, bancas de jornais e revistas, oficinas de conserto de veículos, extração e depósito de areia, segurança no trabalho, aferição de pesos e medidas, preservação de imóveis, licenças, alvarás, fiscalização e interdições. Os aperibeenses que quiserem uma cópia do Código de Posturas , este está disponível na Câmara dos Vereadores, na Biblioteca Municipal, na Casa de Cultura.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Colégio Municipal Oliveiros Pereira da Silva realiza Soletrando para alunos do 1 º e 2 º anos do ensino fundamental
Baseado nenhuma Quadro Soletrando do Programa Caldeirão do Huck faz Foi realizado nenhum Colégio Municipal Oliveiros Pereira da Silva o Soletrando parágrafo alunos das turmas de Primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Os Vencedores foram: Bianca Gomes Severiana e Maria Fernanda Pires Natal respectivamente . Os alunos do 1 º ano disputaram Que Foram um final : Bianca Gomes Severiana da professora Márcia Gomes, Kallita Berçot Sousa de Aquino da professora Sabrina, Lucas Almeida Lugão da professora Marta, Ana Clara da Silva Rezende da professora Rogéria . Já as alunas do 2 º ano disputaram Que Foram um final : Ana Clara Gouveia Carneiro Muniz da professora Vanilda Pinheiro, Maria Fernanda Pires da professora Elizabeti Natal , Mariana Barbosa dos Santos, da professora Raquel.
Idealizadora do Projeto , aproveitar Rosangela Luz Andrade Almeida, não Que Disse Foi primeiro momento fortalecer uma leitura EA Escrita e como Novas Regras ortográficas Que Foram implantadas A partir do ano de 2009. Então surgiu uma ideia de criar o Soletrando Para os alunos do 1 º e 2 º anos Para estes pudessem Que Já na infância e logo NA AQUISIÇÃO das Primeiras Letras de poderem ter um Escrita correta das palavras . "Eu considerava isso com Que o Aprendizado das Crianças térios Uma melhora , Mas eu sei Agora concretamente Que É Verdadeiro , PORQUE Pelas falas e Pela empolgação das Crianças e Principalmente Pela Relação de CADA OS professor com alunos . QUANDO UM Projeto eu crio , hum Faço automaticamente eu levantamento de Como ESTÁ Sendo Processo Este e neste constatei Que Ficou Acima da expectativa , argumentou .
Segundo Rosangela o Soletrando TeVe Três Etapas classificatórias e DEPOIS enfim uma semifinal e uma final. Na maioria das disputas Participou e ELA VIU o Desempenho dos alunos e inclusive a dedicação dos pais em OS Filhos ajudar . " Para muitos professores Filhos Que Tem que estudam Aqui Ficaram entusiasmados com o empenho e Dedicação das Crianças e Pessoas Que Não Também São ligadas perceberam uma escola uma alegria das Participar em Crianças. Esse Projeto semper TeVe o intuito de Prazer com Ensinar e Aprender em alegria de forma lúdica e Diferente , e Não, de forma Como Antigamente QUANDO ERAM Crianças obrigadas a decorar um parágrafo Aprender DEPOIS letras como palavras . Não Ágora brincando ela, e ouvindo OS Colegas Aprende . Gostaria de Dizer Que foi ótimo e Muito gratificante e percebi Que valeu Realmente uma pena e Que Não imaginava Que Este Projeto atingisse A proporção alcançou Que, declarou .
Bianca Que foi uma Vencedora do Soletrando das turmas do 1 º ano fez Questão de ressaltar a dedicação nsa estudos parágrafo alcançar este objetivo . " Comecei a fazer Estudar Desde Que um dia tia "( professora ) Meu entregou o material . Gostaria de Dizer Para os Outros Que Não Este ano venceram , bastante Que estudem , parágrafo No ano seguinte conseguir alcançar o objetivo, PORQUE tão Venci o Soletrando Porque Me dediquei Muito , Destacou .
Vencedora Maria Fernanda do Soletrando das turmas de ter Falou 2 º ano Bastante estudado Participar do Pará e Soletrando Ficou Muito feliz de ter Sido uma Campeã . "Eu gostaria de Falar Quem Não Que Este ano Ganhou , Que Bem se estudarem , Vencer não podera Próximo , frisou .
Ana Clara Uma das alunas finalistas Destacou Que UM MÊS Estudou e Que Ficou Muito Feliz Por ter Sido Uma das finalistas . "A sensação de ter vencido Minha turma e nd ido Para a final Foi Muito Boa , Disse ".
De De acordo com uma professora Elizabeti Resende Que leciona Para a turma do 2 º ano ter uma aluna Campeã do Soletrando Foi maravilhoso . "Um Qualquer Poderia Estar Feliz , Mas Estou Mais Por ter Sido uma aluna da turma Minha venceu Que, Mas achei legal o Projeto , PORQUE ELA Não foi só venceu Que, Todos Foram Vencedores e tiveram Uma Significativa melhora nd leitura . Este Projeto Foi Valido Não Pelo motivo de ter vencido uma aluna minha, Mas Principalmente Pelo Avanco Que Todas as classes que tiveram na leitura . Nenhum Aprendizado de Todos os alunos Perceber Que eu pude UM TeVe Avanco e Significativo Além de Tudo O incentivo dos pais em ajudar OS Filhos NUMA Importante Integração, Afirmou .
Para a professora Vanilda Pinheiro, Todos OS Vencedores Foram alunos e alfabetizadora ELA Como ressaltou Que foi muito bom e gratificante Pelo Desempenho excelente Por parte dos alunos e Também dos pais Por parte. " QUANDO que levaram Crianças como palavras para Casa OS pais ajudaram EA CADA Semana pude se observar Que Estavam estudando Muito Mais ELAS Realmente aprenderam e soletrando palavras como poucos com Erros muito. Na sala de aula Foi Uma Intensa Disputa acirrada e Que tiva Que USAR Até a Caixa de reserva palavras para quê assim Pudesse séria Quem sabre uma sala e Vencedora da Iria disputar uma final como Entre Outras turmas , argumentou .
SESI Realiza Cozinha Brasil em Aperibé
O SESI Realizou em Aperibé o Cozinha Brasil , Na Praça Francisco Blanc, serventes e merendeiras Capacitar parágrafo da Rede de ensino nenhum município . Em andamento Desde 2004, uma Iniciativa Foi Inspirada No Programa Alimente -se Bem do SESI de São Paulo. O Curso com dez horas de Como TEM Duração Instrutores uma nutricionista Priscila Meireles Senra EO Auxiliar de Cozinha Edson Luiz Costa Que Passa Para os alunos de uma Informação Aproveitamento integral dos Alimentos Como : cascas , talhos , sementes e folhas . Cerca de Cinqüenta e Pessoas Participaram Após as aulas podiam degustar e saber o sabor Alimentos Preparados dos.
Segundo a Secretaria de Educação , Rosane Cássia Amim Pontes, Desde do ano Passado o Pessoal do SESI Visitou uma secretaria e apresentou cursos OS Tinha Que , então ELA e fez o Pedido Este ano o município Foi contemplado com Curso Este . Também " Os Custos do curso É todo um carregamento do SESI , Nós disponibilizamos o material tão Utilizado É Que nenhum dos Alimentos preparo e damos uma EAo Instrutores hospedagem . NÓS abrimos vagas Para a Rede municipal de ensino, o Colégio n Lourença Guimarães, o Ciep n º 419, Para a APAE e como assim Duas vagas Para a Empresa Ferreira Lopes Que foi Parceira Para a Vinda Deste Curso Para o município , declarou .
Para Cássia É esta uma forma de Adquirir Conhecimento e aperfeiçoar Aquilo Que se sabe, ESTA capacitação das merendeiras e serventes Que Consiste em Aperibé POSSA Continuar Sendo Referência na educação do estado.
De De acordo com uma nutricionista , se Ensina o preparo de Vários Alimentos Que como instâncias Pessoas acabam Jogando . Na Oportunidade se aproveitou parágrafo Falar Sobre Noções de saúde e dar Informação Sobre Uma Alimentação Saudável . "O Programa EXISTE Já em São Paulo um Cerca de 14 anos e Chegou ao Rio de Janeiro Cinco anos HÁ e assim se expandiu n. todo o País . Aqui Na região noroeste estivemos em Itaperuna e Santo Antônio de Pádua e Aperibé ágora Pela primeira em vez, Destacou "
Ainda conforme Disse Priscila, ELA VIU Uma boa Participação e interesse das alunas . " Bem prestaram curiosas Bem Elas ficavam se uma Receita Iria Ficar e uma boa ATENÇÃO Não Momento do preparo . A Nossa ideia É semper Para a Melhor Alimentação Tanto das serventes e merendeiras estiveram Aqui Como Que dos alunos , PORQUE Para muitos nutrientes desperdiçamos , Como por exemplo: uma casca da abóbora , se não colocarmos ELA Este arroz Passa um Vários nutrientes ter. Eu semper tenham ensino para quê semper Mesmo o entusiasmo Início fazer, PORQUE SE Começa com Uma empolgação e DEPOIS se perde o Interesse , então eu friso n ELAS Não desanimarem e manter um MESMA Vontade do Início e mostrar Que no dia- a- dia um Receita Dá Certo , concluiu .
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
CHURRASCO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA EXPO 2010 - Muita descontração e comemoração com a equipe que mereceu agradecimentos pelo empenho da EXPO 2010
Para comemorar o sucesso da 31ª Exposição Agropecuária de Pádua, o presidente da comissão Antonio Manoel Ribeiro convidou os que contribuíram para o sucesso desse grande evento; o pessoal da limpeza, seguranças, secretários, ornamentadores, enfim, a todos os que se envolveram para a realização desse grande sucesso. Foi oferecido um churrasco onde todos se confraternizaram juntamente com o Prefeito Jose Renato Padilha, acompanhado da primeira dama Luciana e de seus assessores diretos.
Animados ao som do grupo Sambaré, abriu a festa com parabéns ao secretário de obras Maurício que estava presente e adorou a surpresa dos amigos presentes.
Em entrevista ao Jornal Sem Limites, Antônio Manoel falou da Expo 2010 em Santo Antônio de Pádua: “Essa exposição foi totalmente diferente, pois, as outras exposições não tiveram uma Merconoroeste que foi um estrondoso sucesso, virei para a equipe e disse, vamos arregaçar as mangas e trabalhar e o resultado não foi outro, também um estrondoso sucesso. No domingo o show de maior sucesso da dupla João Bosco e Vinícius, que levou uma multidão. Nós nos desempenhamos bastante para realizar uma exposição à altura do povo paduano e a dupla é composta por dois grandes artistas, que foram escolhidos pelo carisma e simplicidade. Uma das coisas que nos deixou muito feliz foi a movimentação do domingo, desde a parte da manhã, à tarde, foi o dia inteiro, uma exposição bonita com todos interligados, o rural, o pessoal da ilha, os barraqueiros, o parque de diversão, todos contribuíram e logicamente o povo. Com as portas abertas, nos recebemos a todos com muito calor humano. Nenhum barraqueiro pode falar em prejuízo, todos lucraram com a festa.
Em relação a 2011, primeiro tem que saber se o prefeito vai manter a comissão de hoje e acertarmos os erros, pois, sempre falta alguma coisa. Estamos prontos, com muita vontade e espírito de luta, para o povo que não pode sair de Pádua e trabalha. A força do nosso Município, agropecuária, comércio, indústria e o turismo do Município em nossa região.
Agradeço a confiança, a imprensa escrita e falada, policia militar, corpo de bombeiro, conselho tutelar, enfim, a todos que ajudaram a realizar essa grande festa. Finalizou convidando a equipe do jornal a participar do churrasco.
Texto e fotos: Márcia Mendes
Prefeitura de Pádua está construindo nova sede da Escola Viva
Já se encontra em fase adiantada de construção as obras de construção da nova Escola Municipal Viva.
Recentemente o prefeito José Renato Fonseca Padilha, acompanhado do Chefe de Gabinete, Walton Gonçalves Dias, estiveram visitando com moradores e lideranças locais, a construção de uma das mais importantes escolas do município.
A nova sede está sendo construída no Bairro Carvalho, no loteamento Alphaville.
A Escola Viva possui 632 alunos. A nova sede irá dar melhores condições de estudo e aprendizagem para este quantitativo discente e oferecer melhores condições de trabalho aos professores que atuam na instituição.
A Escola Municipal Viva está atualmente em funcionamento em um prédio alugado pela Prefeitura Municipal, bastante deteriorado com a última grande cheia que afetou Pádua e grande parte da região. A construção da nova sede é uma parceria da Prefeitura de Pádua e o Governo do Estado. A obra será referência na educação dos alunos paduanos.
Diretores e alunos da Escola Municipal Viva estão comemorando o novo empreendimento e já sonham com o novo espaço.
A Escola Municipal Viva é reconhecidamente uma das instituições de ensino público do país com alto índice de rendimento, fato este comprovado pelo último Ideb, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde a Escola Viva ficou na primeira colocação entre as escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro no Ensino Fundamental Regular(De 5ª a 8ª série).
A obra de construção da nova Escola Viva é mais uma conquista para a educação de Santo Antônio de Pádua, bem como a educação de crianças e adolescentes.
Esta é mais uma conquista do prefeito José Renato Fonseca Padilha que vem administrando o município com responsabilidade e visão, permitindo que Santo Antônio de Pádua se desenvolva como um todo e para todos.
Ascom Pádua
Sandro Olivier/Kellen Leal
Exposição ‘Pincelas da Imaginação’ na Casa da Cultura de Aperibé
Na quinta-feira, 05 de agosto, foi aberta na Casa da Cultura de Aperibé a exposição ‘Pincelas da Imaginação’ das alunas do ateliê Vanda Lanes. Num total de vinte e quatro telas a exposição fica aberta ao público de 05 de agosto até 04 de setembro, nos dias de funcionamento da Casa que é de segunda-feira a quinta-feira das 12:00h às 21:00h, na sexta-feira de 12:00h às 22h e aos sábados das 18:00h às 22:00h. As alunas que tiveram os trabalhos expostos foram: Janaina dos Santos Curty, Renata Venceslau, Luzia Luz, Tânia Mara, Leia dos Santos, Sônia Dias, Gilmara Brum, Izabel Cabo, Carmélia Mota, Nena Curty, Ivete Gregório e Rosângela Luz.
De acordo com a aluna Luzia Luz, que falou em nome das demais, que é uma honra muito grande participar desse grupo, porque sempre teve vontade de pintar um quadro e através da professora Vanda pode realizar esse sonho. “A Vanda trata todas as alunas com muito carinho e tem uma paciência enorme para ensinar a todas as alunas sempre com muito amor. A nossa turma é muito amiga e ficamos contando os dias para chegar o dia da aula. Eu considero que esta arte de pintar nos traz uma paz e temos esse devaneio e sonho e é muito gostoso poder pintar. Esse é um momento muito importante que estamos mostrando para a comunidade o nosso trabalho e tudo aquilo que temos feito dentro da escola. Creio que a comunidade gostou e temos sempre que compartilha as coisas boas da vida,” destacou.
A professora Vanda Lanes que já pinta há trinta anos e a ideia de passar o conhecimento adiante surgiu quando ela começou a ensinar a prima e consequentemente foi contratada pela prefeitura de Itaocara como instrutora de artesanato, e sempre ensinou a pintura em tecido, e agora também em tela tanto em Itaocara como no seu ateliê. “É muito gratificante poder vê um aluno expondo um trabalho, com isso você vê o resultado do seu trabalho e percebe que o aluno se interessou e percebo que consegui passar para o aluno um pouco daquilo que sei, como hoje, com os trabalhos das alunas feito com muito amor e dedicação, elas ficam felizes e ficou mais ainda vendo os trabalhos expostos,” argumentou.
Ainda conforme disse Vanda, ela sempre ajudar os alunos naquilo de bom que pode passar e deseja para cada um tudo de bom, que consigam ter o empenho de cada vez mais fazer belos trabalhos. “Eu gostaria de agradecer ao Marcelo e todos da Casa da Cultura que estão dando mais uma oportunidade para que eu possa mostrar os trabalhos das minhas alunas e com isso elas ficam muito felizes,” declarou.
Segundo o presidente da Casa da Cultura de Aperibé, Marcelo da Cunha Hungria, a primeira exposição coletiva foi na abertura da Casa em 2007, com as também alunas da professora Vanda Lanes. “Cada exposição é sempre nova e é muito gratificante para nós da Casa da Cultura receber essas exposições, porque sempre aprendemos como elas. Quando a professora diz que o papel dela com as alunas é fazer com que elas busquem criar, e mesmo quando copiamos, entre aspas, algum trabalho que elas gostem, na verdade, nós estamos sempre inovando, porque quando se copia algo, de alguma maneira você está dando a sua nuance, as novas matizes, os novos tons e estilo. E para nós estarmos abrindo esta exposição é um momento muito gratificante, porque a Vanda está representando a nossa cidade com as alunas que são de Aperibé e municípios vizinhos. Nós da Casa da Cultura ficamos sempre gratos quando o convite é aceito e creio que aqueles que vêm aqui, também ficam satisfeitos com que veem,” frisou.
Mineiro Pau paduano participa do Festival do Folclore de Olímpia, um dos maiores e mais tradicionais do Brasil
O Mineiro Pau de Santo Antônio de Pádua, um dos tradicionais grupos folclóricos do município, está participando do 46º Festival do Folclore de Olímpia / SP, uma dos maiores festivais do gênero no Brasil. Coordenados pelo Mestre Nico Thomaz, os integrantes do Mineiro Pau paduano passarão dez dias na cidade, onde farão apresentações e terão contato com outros grupos folclóricos de todo o país, podendo também participar de oficinas.
Para o Mestre Nico Thomaz, a participação é engrandecedora para todo o grupo. “Nós mostramos a nossa arte e conhecemos outras manifestações, é uma experiência muito rica para todos. E para o município também. Participamos no festival do ano passado e dá muito orgulho ver o nome da nossa cidade nos cartazes e na internet pelo mundo afora”, disse Nico.
O Festival acontece do dia 07 a 15 de agosto com participantes de todas as regiões do país, e terá como tema Fitas e Flores, prestando homenagem aos grupos folclóricos locais e enaltecendo o colorido do Folclore Brasileiro. Como nas demais edições, o objetivo é resgatar e preservar as manifestações da Cultura Tradicional de todas regiões do país proporcionando a interação entre todos os integrantes nos alojamentos, no refeitório e no local de confraternização. A troca de informações e oportunidades de pesquisas que ocorrem durante o festival é de grande importância para o crescimento e fortalecimento dos grupos vindos de norte a sul do país. São cerca de 40 grupos folclóricos participantes.
O Mineiro Pau paduano se apresenta na cerimônia de abertura do festival, no sábado (dia 7) na segunda, na quinta, na sexta-feira, e na cerimônia de encerramento no domingo (dia 15).
Ascom Pádua
Kellen Leal / Sandro Olivier
Alunos participam de Escola na Praça em Aperibé
Na quarta-feira, 11 de agosto, foi realizada Leituras Inesquecíveis parte II – Escola na Praça, na Praça Francisco Blanc em Aperibé. Com várias barraquinhas com produções feitas pelos alunos, apresentações de encenações e poesias na tenda cultural além de contos de histórias no Salão Vivo da Casa da Cultura. Todas as escolas da rede municipal de ensino participaram: Colégio Municipal Professor Oliveiros Pereira da Silva, Escola Municipal Antônio de Souza Cunha, Escola Municipalizada Rômulo Sardinha, Escola Municipal Antônio Ferreira da Luz, Escola Municipalizada José Gonçalves Brandão, Centro de Educação Infantil Professora Leonor Villela Rebello, Creche Escola José de Souza Fagundes, as creches Vovó Malvina, Célia Bairral e Maria Weber.
Segundo a coordenadora pedagógica,Vanusa Crementino da Silva, no primeiro semestre se trabalhou nas escolas o autor Vinícius de Moraes. “O principal objetivo desse projeto é incentivar a leitura, a interpretação e a escrita. Porque se uma criança ler e souber interpretar, ela vai ter o desenvolvimento educacional bem desenvolvido, e desta forma, teremos uma educação com um IDEB privilegiado como foi este ano. Podemos dizer que esse é um trabalho dos nossos professores de interesse dos nossos alunos e da equipe pedagógica,” disse.
Vanusa espera que com esta aula diferente a criança se desenvolva. “Quando ela é estimulada e vê a produção dela sendo divulgada e apresentada para a comunidade, o interesse do aluno cresce mais, assim procura melhorar no que faz, assim, aprende e se desenvolve. Eles participam intensamente dessa atividade e em cada barraquinha têm produções deles. Apenas os alunos das creche que não estiveram presentes no evento, mas o José Renalto que trabalho no multimídia foi até as creches e gravou uma apresentação das crianças que foi passada aqui no data show,” falou.
Secretaria de Educação e Cultura promove confraternização para comemorar feito no IDEB
Na segunda-feira, 02 de agosto, a Secretaria de Educação e Cultura de Aperibé realizou uma confraternização com os profissionais da educação no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite. Na oportunidade foi destacado um novo momento que Aperibé está vivendo que é ser destaque na grande mídia como o melhor município do Estado do Rio de Janeiro no IDEB. Além disso, foi ministrada uma palestra pela psicóloga e psicopedagoga Geany Cerqueira Lontra Andrade com o tema ‘Somos a Mudança que procuramos’. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes ao evento que foi encerrado com uma feijoada.
Segundo a secretária de Educação e Cultura de Aperibé, Cássia Rosane Amim Pontes, é com muito prazer que se faz eventos como este no município, e assim poder valorizar o resultado obtido no IDEB. “Conseguimos este feito no IDEB graças à competência dos nossos funcionários, diretores, professores, auxiliares das escolas e o envolvimento da família e os nossos alunos que desempenharam tão bem esta prova e obtiveram tão bom resultado,” argumentou.
A secretária destacou os eventos que serão realizados como a Escola na Praça, a Semana da Ciência e Tecnologia entre outros. Queremos investir no nosso professor para Aperibé continuar sendo referência na educação no estado do Rio de Janeiro. Hoje a educação do município está em alta por causa de um olhar diferenciado que o prefeito tem da educação, pois a educação traz desenvolvimento para o município, o estado e o Brasil e hoje nós temos um prefeito que vê a educação nesse sentido, graças a Deus,” frisou.
OBRAS EM APERIBÉ JÁ COMEÇARAM ATRAVÉS DE RECURSOS VIABILIZADOS POR GLAUBER
Recursos que o Glauber conseguiu para o município de Aperibé estão sendo investidos em obras. A construção do Terminal Rodoviário e a Canalização do córrego das Palmeiras já começaram.
Em uma das visitas de Glauber a Aperibé, ele ouviu inúmeros moradores fazendo duas reivindicações: a necessidade de ter um Terminal Rodoviário e a canalização do Córrego das Palmeiras. Na época, Glauber estava como Deputado Federal. Ele fez contato com o Governo do Estado e conseguiu viabilizar os recursos para as duas obras através do PADEM (Programa de Apoio do Desenvolvimento dos Municípios).
As obras já começaram! A previsão é que tanto o Terminal Rodoviário quanto a canalização sejam entregues ainda esse ano. “É necessário fazer parcerias entre os governos Municipal, Estadual e Federal. Quem ganha é a população que consegue ser atendida no que precisa”, disse Glauber.
Além dos recursos para essas obras, Glauber conseguiu que a cidade fosse incluída no projeto do Governo do Estado, SUDERJ EM FORMA que beneficia centenas de moradores em atividades esportivas.
O objetivo de Glauber é ampliar para todo o Estado do Rio os trabalhos realizados na Região Centro Norte Fluminense no tempo em que esteve como Deputado Federal: “Vamos continuar trabalhando pela renovação e participação. Quero trazer para a Região Noroeste os nossos projetos. Vamos continuar sendo presentes. Queremos realizar audiências publicas para prestar contas do nosso mandato e fazer as Emendas Participativas onde a população apresenta projetos e escolhe os onde as verbas vão ser aplicadas. Eu acredito na política feita em conjunto, porque juntos fazemos a diferença”, complementou Glauber.
SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA – 2010
TEMA: AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORES: CONQUISTANDO CAMINHOS PARA SER E CONVIVER
Mais uma vez, em agosto, estaremos comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
“Em 2006, a Organização dos Estados Americanos (OEA) DECLAROUO PERÍODO DE 2006 a 2016 como a Década das Américas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência (...)”.
Em contrapartida, o movimento apaeano desde a criação de sua primeira Apae no Brasil, em 1954, vem levantando bandeiras com o objetivo de fazer valerem direitos e deveres das pessoas com deficiências.
Nos últimos anos, há uma preocupação grande no que diz respeito ao empowerment ou empoderamento, ou seja, a apropriação pela pessoa com deficiência como o próprio conquistador de seus espaços.
Anteriormente o lema era “Tudo por nós, sem nós”, cujo paradigma era que a pessoa com deficiência não seria capaz de gerir a sua vida, dificultando assim, a independência e a autonomia do mesmo.
Hoje o lema e “Nada por nós sem nós”.
A própria denominação da pessoa com deficiência demonstra o percurso realizado pela sociedade e pelas pessoas envolvidas por essa causa. “Deficiente Mental, Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, Pessoas Especiais”, termos que não condizem com o atual paradigma. O qual entende que a pessoa pode possuir uma deficiência específica, mas que isso não a torna incapaz de todas as coisas. E ainda que, com atenção adequada, pode desenvolver a sua autonomia bem como participar efetivamente da vida em sociedade.
“Vi que o tempo trabalha sobre a árvore e ela vira árvore. Eu quero ser árvore” Roberto Gambini.
O desejo de todo ser humano é ser independente e autônomo. Aquele que nasceu sem qualquer tipo de comprometimento alcançará automaticamente esse lugar.
Outros, porém, que nascem ou adquirem déficits ao longo de suas vidas, precisam ser incentivados e auxiliados a buscar o seu próprio espaço.
É chegado o momento de enxergarmos a pessoa com deficiência como um ser pensante, um ser que possui desejos e necessidades. Um ser que possui determinadas limitações, que talvez não atinja o montante de possibilidades que outras pessoas possuem, mas que nem por isso, deixem de desejá-las. Mário Quintana exprime bem esse sentimento no verso: “Se as coisas são inatingíveis. Ora! Não é motivo para ao querê-las... Que triste os caminhos, se não fosse à mágica presença das estrelas!”.
As Apaes em seu movimento tentam mostrar que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla têm todo o direito de ser um cidadão cônscio de sua própria vida e capaz de se auto defender, desde que receba o tratamento adequado a seu desenvolvimento.
Ana Lúcia Barros Contino
Psicóloga Apae Pádua
Agosto/2010
Mais uma vez, em agosto, estaremos comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
“Em 2006, a Organização dos Estados Americanos (OEA) DECLAROUO PERÍODO DE 2006 a 2016 como a Década das Américas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência (...)”.
Em contrapartida, o movimento apaeano desde a criação de sua primeira Apae no Brasil, em 1954, vem levantando bandeiras com o objetivo de fazer valerem direitos e deveres das pessoas com deficiências.
Nos últimos anos, há uma preocupação grande no que diz respeito ao empowerment ou empoderamento, ou seja, a apropriação pela pessoa com deficiência como o próprio conquistador de seus espaços.
Anteriormente o lema era “Tudo por nós, sem nós”, cujo paradigma era que a pessoa com deficiência não seria capaz de gerir a sua vida, dificultando assim, a independência e a autonomia do mesmo.
Hoje o lema e “Nada por nós sem nós”.
A própria denominação da pessoa com deficiência demonstra o percurso realizado pela sociedade e pelas pessoas envolvidas por essa causa. “Deficiente Mental, Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, Pessoas Especiais”, termos que não condizem com o atual paradigma. O qual entende que a pessoa pode possuir uma deficiência específica, mas que isso não a torna incapaz de todas as coisas. E ainda que, com atenção adequada, pode desenvolver a sua autonomia bem como participar efetivamente da vida em sociedade.
“Vi que o tempo trabalha sobre a árvore e ela vira árvore. Eu quero ser árvore” Roberto Gambini.
O desejo de todo ser humano é ser independente e autônomo. Aquele que nasceu sem qualquer tipo de comprometimento alcançará automaticamente esse lugar.
Outros, porém, que nascem ou adquirem déficits ao longo de suas vidas, precisam ser incentivados e auxiliados a buscar o seu próprio espaço.
É chegado o momento de enxergarmos a pessoa com deficiência como um ser pensante, um ser que possui desejos e necessidades. Um ser que possui determinadas limitações, que talvez não atinja o montante de possibilidades que outras pessoas possuem, mas que nem por isso, deixem de desejá-las. Mário Quintana exprime bem esse sentimento no verso: “Se as coisas são inatingíveis. Ora! Não é motivo para ao querê-las... Que triste os caminhos, se não fosse à mágica presença das estrelas!”.
As Apaes em seu movimento tentam mostrar que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla têm todo o direito de ser um cidadão cônscio de sua própria vida e capaz de se auto defender, desde que receba o tratamento adequado a seu desenvolvimento.
Ana Lúcia Barros Contino
Psicóloga Apae Pádua
Agosto/2010
Sem Limites cobra de Ministro irregularidades em anúncios do Ministério do Trabalho
Mais descobertas sobre as denúncias que foram veiculadas em jornais de que as propagandas do Ministério do Trabalho eram direcionadas apenas a determinadas empresas, com o agravante de que integrantes da entidade estavam envolvidos. No último dia 05 durante a visita do Ministro Carlos Lupi a cidade de Santo Antonio de Pádua. Essas denúncias surgiram durante o congresso da Adjori – Associação dos Diretores dos Jornais do Interior, em Teresópolis.
Durante o Congresso, o 1º secretário pediu renúncia do cargo uma vez que a entidade não agia em prol do interesse da coletividade.
Os diretores do Jornal sem Limites, a Folha e Jornal da Região, estavam inconformados por sempre estarem de fora das propagandas do Governo Federal, se reuniram com Lupi e apresentaram as denúncias de favorecimento a alguns e ficaram surpreendidos com a declaração do ministro quando o mesmo disse que “um diretor da entidade chamado Sr. João Carlos tinha estado com ele no Ministério e se apresentado representante da associação e lhe entregou uma relação de jornais”, logicamente deixando alguns de fora.
O ministro disse não ter conhecimento das denúncias e que seriam tomadas as providências cabíveis para que isso não voltasse mais a acontecer e colocou-se à disposição para esclarecimentos.
Diante da afirmação do ministro, os diretores dos três jornais pretendem acionar a diretoria para que providências sejam tomadas e para que todos os associados tomem conhecimento desse abuso para favorecimento próprio
Proprietária enfurecida agride e destrói a casa de inquilino
A inquilina teve a frente da sua casa totalmente destruída pela fúria da proprietária por motivo de atraso de onze dias de aluguel.
A proprietária enfurecida e transtornada com uma marreta chegou derrubando tudo e apedrejando a inquilina e a menor de idade que se encontrava em seu colo. Se este fato se tornar corriqueiro na cobrança de qualquer dívida, onde vamos parar?
Todos sabem que a justiça é para cobrar os seus direitos, mas onze dias de atraso não chega nem ser motivo para tanta ira, onde poderia ter acontecido algo bem pior como uma dessas pedras atingirem a moradora mais gravemente.
A mãe questionou com a polícia a falta do conselho tutelar, pois, quando ela chama à atenção da sua filha a primeira coisa que ouve é que o conselho tutelar vai te prender. Você não pode mais educar um filho como os pais educavam antigamente, mas, uma mulher enfurecida pode apedrejara sua filha e as autoridades não tomarem as devidas providências, que consta no estatuto da criança e do adolescente.
Que este não seja mais um caso que ficará no esquecimento, como muitos outros que se encontram adormecidos na delegacia por falta de investigação.
Texto e fotos: Márcia Mendes
ÔNIBUS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VAI A SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E ITALVA
O ônibus da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD)
da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Altineu
Côrtes (PR), esteve na Praça Caribé da Rocha, em frente ao Clube
Social, no município de Santo Antonio de Pádua, Noroeste fluminense. E seguiu para a Praça da Bíblia, no Centro do município de Italva, também no Noroeste. Inaugurado
há um ano, o ônibus procura atender a uma lista de solicitações feitas
por cidades que desejam receber a prestação do serviço volante. A maioria
dos atendimentos tem sido para orientações e reclamações sobre o passe
livre municipal, o Rio Card, e o estadual, o Vale Social.
Com o propósito de prestar um serviço social aos portadores de
deficiência, o ônibus oferece uma estrutura completa para atender as
pessoas que o procuram. O veículo dispõe de rampas de acesso, banheiro
totalmente adaptado, intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais
(Libras), para atendimento aos portadores de deficiência auditiva, e
exibe vídeos informativos. Além de prestar atendimento jurídico e social,
os funcionários distribuem cartilhas que apresentam os mais recorrentes
problemas de acessibilidade e suas possíveis soluções. Os demais serviços
prestados pela comissão estão disponíveis através do telefone 0800 285
5005.
PALESTRA EM APERIBÉ SOBRE O “MERCADO OFFSHORE” FOI UM SUCESSO
No último dia 31 de Julho no Centro de Convenções em Aperibé foi realizado uma Palestra falando sobe o “Mercado Offshore” , explicando um pouco de como é trabalhar embarcado. O Palestrante foi Flávio Paiva que é Mestre de Cabotagem, Técnico em Segurança no Trabalho que vem atuando no ramo offshore a longa data, tendo trabalhado em Houston, Angola, Aberden. Lecionou para Cursos Técnicos de Segurança no Trabalho e Petróleo e Gás e em Cursos para Marítimos e atualmente é Instrutor da Sampling em Macaé, onde já treinou cerca de 25 mil trabalhadores offshore. O intuito da palestra era de tirar dúvidas para aquelas pessoas que querem trabalhar embarcado mas não sabem como, foi falado de todos os tipos de profissões, tipos de plataformas e como é feito a exploração do petróleo, de todo o processo desde a sua retirada até sua chegada aos Postos de Combustíveis do nosso país. A palestra contou com muitos curiosos e interessados de várias cidades como de Aperibé, Pádua, Miracema, São José de Ubá, Cambuci, São Sebastião do Alto e outras. Para os participantes da palestra foi sorteado um curso de Recepcionista Offshore, um curso de Homem de Área, um curso de Montador de Andaimes e o principal que foi um Curso de Salvatagem, todos esses cursos são ministrados em Aperibé. A organização foi do Vereador Inácio Zanata e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Aperibé, da empresa Sampling e da empresa Wave Safety, e já estamos programando outra palestra para o final de outubro. Maiores informações: www.inaciozanata.blogspot.com
Aperibé adquire mais uma máquina
Aperibé adquiriu mais uma máquina, desta vez, foi uma retroescavadeira RK 406B 4X4 turbo Randon com ar condicionado. O recurso para a aquisição do equipamento foi de um convênio com o governo do estado. Agora o município pode atender a necessidade da comunidade, porque tinha uma máquina velha e que por várias vezes deu defeito e não se conseguia atender a demanda, mas agora poderá realizar de uma forma satisfatória os serviços.
Segundo o prefeito dr. Flávio Gomes de Sousa, esta conquista não foi do prefeito e sim da população aperibeense. “Marcamos mais uma nova conquista para a zona rural de Aperibé. Sempre somos interpelado nas ruas no pedido de auxílio, seja para correções de estradas, correção de lagos, criação de poços, criação de sistema de irrigação que vão beneficiar em muito a agricultura no município. Agora podemos atender o anseio da comunidade , porque antes não poderíamos por falta de maquinário e equipamento,” disse.
Caso de Tetraplegia
A história de Michael em busca de seus direitos, como uma cadeira de rodas. Sua mãe buscou ajuda no ônibus da ALERJ
Numa tarde do dia 04 de janeiro de 2009, Michael subiu numa árvore para pegar uma fruta, quando de repente o galho da árvore que ele havia subido quebrou, o levando a cair de cabeça num bloco de areia dentro do rio. Depois do impacto Michael percebeu que seu corpo não se movia, mas mesmo com a queda Michael permaneceu lúcido a espera da ajuda de seus colegas que nessa tarde estavam com ele. Michael ficou debruçado por volta de 40 segundos esperando a sua retirada. Ao ser retirado do rio, seus colegas o colocaram imobilizado nas margens do rio, em seguida chegou o resgate levando-o para uma clínica particular de saúde onde ao teve assistência médica por não ter plano de saúde.
Ao sair dessa clínica, Michael foi encaminhado para o Hospital Hélio Montezzano, onde a equipe médica viu que o estado clínico do paciente era grave e não podia mantê-lo ali. De perfeito e com saúde, Michael passou a ser um paciente portador de tetraplegia. Michael foi encaminhado para a cidade mais próxima, com recursos ao porte de um caso grave como o dele. Ao chegar no Hospital São José do Havaí, numa noite tumultuada Michael teve que esperar o dia seguinte para operar, após dez dias de cirurgia teve uma parada cardio respiratória, foi quando a junta médica percebeu a urgência da cirurgia de traqueotomia. Após a cirurgia o paciente apresentou melhorar, mas depois de um tempo teve uma pneumonia grave que afetou o pulmão direito, quando teve que drenar o pulmão e Michael teve uma boa recuperação.
Durante sua internação em Itaperuna, na neurovascular, Michael teve que ficar com ventilação mecânica, onde não podia se fazer mudanças de decúbito devido aos aparelhos. Uma luta pela vida no hospital que durou uma internação de três meses. Sem mudança de decúbito, Michael adquiriu úlceras. A primeira surgiu no cóccix, depois surgiram outras em partes do corpo como: calcanhares, membros inferiores e na escápula.
Ao sair do hospital foi para casa tendo que continuar com os cuidados (tratamentos) rigorosos, com o auxílio da família e assistência dos profissionais de saúde de sua cidade e região.
Michael de dois em dois meses vai ao pneumologista. Apesar de seu estado clínico, não é revoltado, está muito bem psicologicamente, na medida do possível e sua vontade é somente em poder se sentar para melhorar das escaras, se esforça para isso, faz fisioterapia todos os dias, com duração de duas horas cada sessão. Seu desejo é sentar-se em sua cadeira de rodas, ficar por mais tempo sentado, mais do que vinte minutos, que no momento é o que ele agüenta, devido às vertigens que ele tem por ficar muito tempo deitado na mesma posição.
Michael agora leva a vida de uma maneira muito humilde, se alimenta e bebe normalmente, usa fraldas e juntex; seu padrão de sono está preservado e ele aceita bem o acidente.
Sua mãe agradece o apoio que tem recebido no Hospital Helio Montezzano, através da Fatinha, Pastoral da Saúde, a todos que se sensibilizam com o estado permanente de seu filho e às orações que tem recebido de todos os segmentos religiosos.
O CRAS passou a fornecer um pacote de fraldas, uma lata de sustagen, dois leites e uma cesta de alimentos com legumes, uma vez por mês.
Prefeitura de Pádua realiza doação de cadeira de rodas
A Prefeitura de Pádua, através da Secretaria de Ação Social, realizou na semana passada, a entrega de mais uma cadeira de rodas para um portador de deficiência.
A entrega foi feita pela secretária de Ação Social, Luciana Correa no bairro Divinéia, beneficiando o menor Kaique Azevedo Silva, de 6 anos de idade.
Ele tem paralisia cerebral congênita o que impede seus principais movimentos e a comunicação. O pedido de doação foi feito pelos pais, o casal, Márcio José Moreira Silva e Ireni Pires de Azevedo, sendo atendidos pela Prefeitura Municipal.
A cadeira de rodas foi comprada com recursos próprios e facilitará o deslocamento de Kaique, ampliando seus horizontes. A mãe Ireni ficou emocionada e feliz com a entrega da cadeira de rodas. Ela agradeceu ao prefeito José Renato Fonseca Padilha pela doação e a secretária Luciana pelo empenho.
Kaique é aluno da Apae de Santo Antônio de Pádua. A doação da cadeira de rodas faz parte do programa de metas do governo de José Renato Fonseca Padilha em levar melhorias na qualidade de vida da comunidade em geral, e em especial, nas comunidades mais carentes e portadores de deficiências.
Vanderleia e Maria Rita, servidoras municipais, também estiverem presentes durante a doação.
Ascom Pádua
Sandro Olivier/Kellen Leal