A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de
Defesa do Consumidor e do Contribuinte de Niterói instaurou 32 Inquéritos Civis
para apurar reclamações sobre os serviços prestados pela concessionária de
energia elétrica Enel. A maior parte das queixas recebidas pela Promotoria é
relacionada ao atendimento realizado por meio do call center e presencialmente
nos postos de atendimento da distribuidora. A empresa já é alvo de três Ações
Civis Públicas, ajuizadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
(MPRJ), por fornecimento irregular de energia e cláusulas contratuais abusivas.
Dessas ações, duas já possuem sentença favorável ao MPRJ, mas aguardam decisões
dos recursos interpostos pela Enel.
A Promotoria também apura outras insatisfações
apontadas pelos consumidores, como falta de manutenção nos postes de energia,
com risco de queda; negativa dos protocolos de atendimento, aumento abusivo das
contas de luz, falta de poda das árvores que entram em contato com as redes
elétricas, instalação irregular de cabos de alta voltagem, falta de acesso à
segunda via de contas, demora na instalação ou religação da energia nos imóveis,
redes instáveis com oscilação de energia, entre outras. Relatos de interrupções
sistemáticas de energia nas comunidades da Penha, do Bumba e nos bairros Mata
Paca, Engenho do Mato e Jardim América também são objetos de apuração desses
Inquéritos Civis.
Fonte: MPRJ
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