Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 24 de agosto de 2019

ALERTA NO NOROESTE FLUMINENSE! Vítima do trio do ‘Homem-Aranha’ de Itaperuna relata momentos de terror nas mãos dos crimonosos

Causou grande repercussão na cidade de Itaperuna e na mídia nacional, a informação sobre a prisão em flagrante de um trio, acusado de assalto nesta última quarta-feira (21). A vítima dos criminosos, um aposentado de 80 anos, que relatou ter vivido momentos de terror nas mãos dos suspeitos.

Segundo ele, por volta das 6h, chegou ao seu sítio na localidade de Alto Limoeiro e cerca de uma hora depois, teve a atenção despertada pela presença de um carro preto – HB 20 – do qual logo desembarcaram dois homens de toucas vermelhas (homem aranha) e uma mulher com capuz branco, que imediatamente anunciaram o assalto, apontaram o revólver para sua cabeça e passaram a exigir dinheiro, sob ameaça de morte e de cortar os dedos da esposa do aposentado, também idosa.
Como só havia R$ 15 no local, os criminosos então o amarraram, vendaram seus olhos, o amordaçaram com fita adesiva, o colocaram no carro do grupo, lhe abandonando minutos depois em um matagal, não sem antes também levarem seu canivete.
Minutos depois, o idoso conseguiu se soltar, correr até a estrada e pedir ajuda e ser resgatado pela Polícia Militar, que antes, já havia prendido os suspeitos em uma Rua do bairro São Francisco. Na 143ª DP o aposentado reconheceu o carro, as toucas e arma usadas no crime, além do canivete e as chaves de sua residência e da propriedade.
Os envolvidos, identificados como Jefferson Silva Leite, de 38, que dirigia o carro, além de Adival Moreira da Cruz, de 52 e Karen Moreira Lima Cruz, 27, filha deste último, depois de ouvidos pelo delegado de plantão na 143ª DP, foram autuado em flagrante por roubo/assalto e transferidos ao sistema prisional.

PMs detêm homem por tráfico de drogas na Cidade Nova em Pádua

PMs apreenderam sete pinos de cocaína, doze tabletes pequenos de maconha e balança digital


Um homem, que não teve a identidade divulgada pela Polícia, foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde de quinta-feira (22) em Santo Antônio de Pádua. Policiais militares do 36º Batalhão da PM apreenderam drogas com o suspeito.

   Segundo o 36º BPM, denúncias levaram os PMs até um terreno em frente à casa do suspeito, em uma rua projetada do bairro Cidade Nova. Os policiais encontraram o morador no local com uma sacola na mão. 

  Ele tentou fugir e jogou no cão a sacola, contendo sete pinos de cocaína, doze tabletes pequenos de maconha e uma balança digital. O material foi apreendido e o suspeito alcançado pelos policiais. O homem acabou autuado em flagrante na 136ª Delegacia Legal da cidade, permanecendo preso e à disposição da Justiça.

Carros colidem na RJ-116

Duas pessoas ficaram feridas, em princípio, e foram socorridas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros


Ao menos duas pessoas ficaram feridas na noite desta sexta-feira (23) em um acidente registrado na RJ-116, em Macuco. A colisão entre dois carros ocorrei por volta das 20h30 na altura do Trevo de São Martinho, importante acesso a Cantagalo.

   Segundo informações do jornal Serra News, um veículo Fox preto colidiu frontalmente com uma Parati branca. O Corpo de Bombeiros e SAMU de Cantagalo prestaram socorro e encaminharam duas pessoas para o Hospital de Cantagalo. Ainda não há informações sobre a identidade e o estado de saúde das vítimas.

   O trânsito no local funciona em meia pista. No momento do acidente, o asfalto estava molhado, o que pode ter contribuído para o acidente.

Mumuzinho é uma das atrações da Exposição de Porciúncula

Começou nesta quinta-feira (22) e vai até domingo (25) a 72ª Exposição de Porciúncula. A programação faz parte do aniversário de emancipação do município, comemorado na última quarta (21). As atrações são os shows de Mumuzinho, que se apresenta nesta sexta-feira (23), e Danilo Reis e Rafael, vencedores do The Voice Brasil, que sobem ao palco neste sábado (24). A festa também terá atrações locais, motocross e DJs.
Da redação da 96.9 FM

Motorista de Kombi escolar é assassinado a tiros em Bom Jesus do Itabapoana

O motorista de Kombi escolar identificado como Antônio Muniz foi assassinado a tiros na manhã desta sexta-feira (23) em Pirapetinga, distrito de Bom Jesus do Itabapoana. A vítima foi encontrada morta dentro do veículo. A suspeita é que o criminoso tenha efetuado tiros com arma de calibre 40.
Uma ambulância do distrito foi acionada e o óbito confirmado pelo médico de plantão. Policiais militares estão no local até que seja realizada perícia e, posteriormente, remoção. O homicídio provocado por disparos de arma de fogo está investigado pela 144ª Delegacia Legal de Bom Jesus do Itabapoana.
Da redação da 96.9 FM

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Dose dupla: Paduano anuncia Wallace, ex-Botafogo e Jardeu, ex-Santos

O Paduano anunciou, na noite desta quinta-feira (22), a dose dupla de reforços. E desta vez, chegam ao Noroeste Fluminense dois jogadores que somam passagem por clubes que figuram na elite do futebol brasileiro. São eles: o atacante Jardeu, ex-Santos e o goleiro Wallace, ex-Botafogo. O contrato dos atletas vigorará até o final desta temporada.

Atacante, de 20 anos, Jardeu também atuou pelo Flamengo. Porém, até a categoria Sub-17. Logo depois, foi contratado pelo Peixe, clube pelo qual se profissionalizou. Ele permaneceu no Alvinegro Praiano até o início desta temporada.

Um pouco mais velho, com 22 anos, Wallace é arqueiro e passou pela base de Botafogo e Vitória (BA). Nesta temporada, vestiu a camisa do Azulão da Rua Bariri na disputa da Segundona.



Satisfeito com as novas contratações, o técnico Bruno Pereira ressaltou a qualidade dos jogadores e frisou - brevemente - a importância de agregar ao elenco que disputará a Quartona.

- São jogadores que, apesar da idade, trarão rodagem. Ter passado pela base de grandes clubes e terem se profissionalizado lá, dá uma experiência a mais para estes meninos e agregarão demais ao nosso elenco - disse o técnico.

O Trovão Azul estreia no dia 8 de setembro, fora de casa, contra o São Cristóvão. 

Fonte: Placar FutRio

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Médico: você tem consciência de que a sua letra pode causar danos ao paciente?

Confira o que diz no Código de Ética:
A RECEITA E O ATESTADO MÉDICO TÊM QUE SER LEGÍVEIS E COM IDENTIFICAÇÃO
“É vedado ao médico receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível, sem a devida identificação de seu número de registro no Conselho Regional de Medicina da sua jurisdição, bem como assinar em branco folhas de receituários, atestados, laudos ou quaisquer outros documentos médicos. (Cap. 3, Art. 11).”


Medida é uma forma de reduzir dificuldades aos pacientes.
Médicos que entregam receitas com letra ilegível aos pacientes podem ser punidos. A medida está no próprio Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM), e deve ser remetido ao conselho regional respectivo. No Rio Grande do Sul, as denúncias podem ser feitas pelo site do Cremers. O CFM também disponibiliza uma área específica para denúncias. O objetivo é reduzir as dificuldades dos pacientes.
"A gente precisa ligar para o médico pedindo novamente o que está escrito. Como muitas vezes ele não lembra qual paciente ele atendeu, o cliente tem que voltar ao hospital e pegar uma nova receita, mais legível", orienta a farmacêutica Simone Refatti.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Rogério Wolf de Aguiar, as punições vão desde advertência reservada, quando só o médico tem conhecimento, até uma sanção pública, nos casos considerados mais graves. 

Fonte: CRM 

Aprovado projeto que amplia posse de arma em propriedade rural

O Plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira (21), por 320 votos a 61, o Projeto de Lei 3.715/19, que autoriza a posse de arma em toda a extensão de uma propriedade rural. A medida garante ao dono de uma fazenda, por exemplo, o direito de andar com uma arma de fogo em qualquer parte de sua propriedade. 

Atualmente, a posse só é permitida na sede. O projeto segue para sanção presidencial.

Encontrado corpo de homem que se afogou em barragem de S.J. de Ubá

Filipe Motta Graça tinha 28 anos teria se afogado na noite da última terça-feira (20)


Foi encontrado, na manhã desta quinta-feira (22), o corpo de Filipe Motta Graça, de 28 anos. Populares avistaram o corpo boiando na barragem da Vila de Campo Grande, na zona rural de São José de Ubá, quando as buscas por Filipe seriam retomadas.

   O trabalho de buscas começou na noite da última terça-feira (20), quando Filipe teria se afogado na localidade. Bombeiros do 21º GBM de Itaperuna foram acionados por volta das 21h. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e voluntários também participaram das buscas.

   Ainda não há informação oficial sobre como Filipe teria morrido. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil de Itaperuna. Uma das hipóteses, apontada por outras pessoas que pescavam na mesma barragem, é de que o rapaz teria se afogado quando tentava retirar uma rede de pesca.

   O corpo de Filipe foi trazido para a margem até a chegada da perícia e do rabecão, que o encaminhou para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna.

Messias Lucas

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Homem é ferido com golpe de machado em Itaocara

Um jovem ficou ferido após ter sido golpeado violentamente no braço com um machado no final da tarde desta segunda-feira (19). O caso ocorreu durante uma briga na Rua Maria de Fátima, no bairro Cidade Seca, em Itaocara.

   "R.M. da S.", de 24 anos, foi socorrido por populares e encaminhado para o Hospital Municipal de Itaocara. Ele sofreu um corte profundo no braço e passou por uma cirurgia. Segundo o hospital, o rapaz está na Unidade para Pacientes Graves (UPG) e possui o estado de saúde estável.

   A Polícia Militar foi acionada e passou a realizar buscas atrás do suspeito, já identificado, mas ainda foragido. O caso foi encaminhado para a 135ª Delegacia Legal de Itaocara e registrado inicialmente como lesão corporal dolosa.



Folha Itaocarense

domingo, 18 de agosto de 2019

Laje do Muriaé é o único município do Rio sem roubos nem homicídios neste ano

Quando a reportagem do EXTRA chegou à porta da delegacia de Laje do Muriaé, na última quarta-feira, encontrou o delegado titular, Gesner Cesar Bruno, preso do lado de fora do prédio. O único agente de plantão havia saído para uma diligência e levou consigo a chave disponível. A cena simboliza a tranquilidade com a qual policiais atuam no município do Noroeste Fluminense, que tem os menores índices de violência no estado. No primeiro semestre deste ano, não houve caso algum de roubo, homicídio ou estupro. E desde 2003, quando iniciou-se a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), a cidade teve registrados 30 roubos e nove homicídios.
— Tem nem muito o que falar, não tem crime aqui — resumiu o delegado.

Laje do Muriaé nasceu em 1962, quando emancipou-se de Itaperuna, e se caracteriza por ser um lugar pacato, com reduzidas atividades econômicas. Na falta de indústrias relevantes, a geração de emprego depende da máquina da prefeitura, e grande parte dos 7.386 moradores, segundo última projeção do IBGE — a prefeitura estima cerca de 9 mil — vive na zona rural. O maior atrativo turístico é uma igreja de estilo gótico, administrada pelo padre Gervásio, famoso por seu serviços como exorcista.
Existem cinco unidades escolares, três postos de saúde e um hospital. Pelas ruas, circulam 16 agentes da Guarda Municipal. Segundo a Polícia Militar, o 29º BPM (Itaperuna), que atua na área, recebeu reforço de oito viaturas neste ano, o que aumentou a patrulha no município. Na delegacia, trabalham cinco agentes, além do delegado, titular ainda da unidade de Miracema, que demanda maior tempo de sua atenção.
— Aqui não é uma cidade rica, então não atrai gente de fora. A população é tranquila. A maior dificuldade são os furtos na zona rural, de bomba, cabo, e às vezes de bichos — explica Cesar Bruno.
Foram 20 furtos no primeiro semestre do ano, de objetos como botijões de gás, carroça, celular e bicicleta. Como comparação, no primeiro semestre de 2019 na área da Lapa, Paquetá e parte do Centro do Rio, com população de cerca de 15 mil pessoas, foram 1.117 roubos e sete homicídios. Neste ano, Laje do Muriaé é, até aqui, o único município do estado zerado em roubo, estupro e homicídio. Outras cidades com índices próximos são Miracema, sem roubos, e Engenheiro Paulo de Frontin, ao lado de outras sete, sem homicídios.
Casas abertas
Kaysa de Paula, de 17 anos, estuda no Ciep da cidade. Ela lembra que, no período em que morou no Morro do Cruzeiro, lá mesmo em Muriaé, pessoas de fora se assustavam com a possibilidade de ela viver em local violento.
— Era super tranquilo, a gente vivia com a casa aberta, nunca vi um roubo — diz Kaysa, que quer cursar Pedagogia em outra cidade: — Gosto daqui, mas é muito parado.
Nascido e criado em Muriaé, Manoel Fonseca Santos, o seu Deco, consegue, com muito esforço, se recordar de um roubo na cidade.
— Há muito tempo lembro que roubaram boiada. Foi a única vez — diz Seu Deco, de 88 anos, dono de um sítio com criação de gado.
Padre exorcista
Na paisagem da cidade, chama a atenção a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, de estilo gótico. A casa foi criada pelo padre Gervásio, há 30 anos, mas, como uma típica obra de igreja, ainda não está pronta. Além da arquitetura do lugar, outra atração é o próprio padre, que “presta serviços” como exorcista há 41 anos.
— Atendo cerca de 15 pessoas por dia, vem gente de vários estados. Às vezes o caso é pertinente, às vezes não — disse o padre, que não quis dar muitos detalhes de como funciona o exorcismo: — Aqui a população é humilde, generosa, ajuda muito. Esperamos que a cidade continue sempre em paz.
Na cidade, um assunto que gera bafafá é a política. No ano passado, o então prefeito Dr. Rivelino (PP) foi condenado e cassado do cargo pelo TRE-RJ por compra de votos e abuso de poder político nas eleições de 2016. Nas eleições suplementares, em outubro passado, o vencedor foi José Eliezer (MDB ), que está em seu quinto mandato.
— A nossa maior dificuldade é a geração de empregos. Até pela distância para a capital, é difícil trazer indústrias — disse Eliezer, que, por outro lado, se gaba por ter conseguido atrair quatro indústrias para a região, de vidraçaria a cosméticos: — Perto de Muriaé tem cidades violentas maiores, mas o crime não chega aqui. Minha primeira eleição foi em 1988, e desde então o município não mudou muito. Já a política é bem movimentada...
Fonte Jornal EXTRA / Lucas Altino