Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Mesmo com professores concursados, Estado autoriza contratação de temporários

Apesar de ter 923 professores concursados à espera de convocação, a Secretaria de Educação do Estado do Rio (Seeduc) teve o aval do Governo do Estado para contratar até 525 professores temporários para o ano letivo de 2017. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, em decreto do governador Luiz Fernando Pezão.

O impasse entre os profissionais concursados e o Estado se arrasta desde o ano passado, quando os profissionais chegaram a passar por todo o processo de admissão, como a realização de exames, entrega de documentos e até abertura de contas, mas não foram contratados. Na primeira quinzena de março, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) solicitou à Seeduc um calendário com a previsão de nomeação dos 923 professores aprovados nos últimos concursos, e que ainda aguardam admissão. O pedido foi realizado durante audiência pública. Porém, o prazo para que a Seeduc apresentasse as datas venceu no dia 30 de março e a secretaria não cumpriu o calendário.

De acordo com Seeduc, em 2017 não há professores contratados temporariamente no quadro das escolas estaduais do Rio. Questionada pelo EXTRA sobre a admissão dos concursados, a pasta respondeu apenas que “não há previsão, pois a secretaria está concluindo a alocação de professores no quadro de horários após o replanejamento da rede, que foi amplamente debatido em audiências públicas na Assembleia Legislativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário