Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Já chega a 12 mil desalojados em Pádua - RJ

Cerca de 30% da população de Santo Antônio de Pádua está desalojada.Todos os bairros estão embaixo d'água, só dá para andar na cidade de barco, mas mesmo assim o Corpo de Bombeiros afirma que o Rio Pomba já da sinais de que está baixando.

Os desabrigados estão no Parque de Exposições do Município, nas duas igrejas e duas escolas da cidade que ficam nas áreas mais altas. Até a manhã desta quarta-feira, de acordo com a Defesa Civil Estadual, eram 3.500 desalojados e 70 desabrigados.
A Cruz Vermelha e a Defesa Civil de Campos dos Goytacazes estão doando água e leite para a população de Santo Antônio de Pádua. O secretário informou a Secretaria de Assistência Social está distribuindo alimento para os desabrigados.
- Mas precisamos de doações, principalmente de leite em caixinha e água.
Santo Antônio de Pádua é uma das cinco cidades que vão decretar estado de emergência ainda nesta quarta-feira (4). De acordo com dr. Ângelo até o momento não houve o registro de nenhuma morte no município e apenas um pequeno deslizamento de terra sem grandes consequências.
- Nosso problema todo foi o transbordamento do rio [Pomba].
Na manhã desta quarta-feira, o nível de transbordamento do rio Pomba chegou a 2,34 m.
A Secretaria Estadual de Saúde vai montar na cidade e em Italva duas unidades de saúde para substituir as que ficam muito próximas ao leito do rio e sofrem com enchentes. O secretário Sérgio Cortes esteve no noroeste do Estado nesta quarta-feira para visitar as cidades afetadas.
Mais de 20 mil expulsos de casa
De acordo com o último levantamento da Defesa Civil estadual, divulgado no início da tarde desta quarta-feira, são mais de 20 mil pessoas fora de casa nos nove municípios mais afetados pelas chuvas. Veja a situação de cada cidade:
Santo Antônio de Pádua – 12.000 desalojados e 300 desabrigados
Laje do Muriaé – 2000 desalojados e 83 desabrigados
Itaperuna – 5.000 desalojados e 70 desabrigados
Italva – 320 desalojados e 70 desabrigados
Cardoso Moreira – 302 desalojados e 70 desabrigados
Aperibé – 250 desalojados 
Campos dos Goytacazes - 140 desabrigados
Cambuci – 115 desalojados e 20 desabrigados
Porciúncula - 2 desalojados e 2 desabrigados


3 comentários:

  1. DEUS ABENÇOE O POVO PADUANO NESSA DIFICULDADE.

    ResponderExcluir
  2. enchente em Pádua agora é igual a Copa do Mundo...de 4 em 4 anos.

    ResponderExcluir
  3. Existe um morador aí de Pádua, o Edmundo Oliveira, aposentado do Banco do Brasil, que estuda essas enchentes do rio Pomba, há anos, a partir de informações colhidas em Cataguases. Ele seria um bom consultor para o Jornal Sem Limites, para esses casos.

    ResponderExcluir