Colunas: cantinho do Direito e Esporte
terça-feira, 29 de julho de 2025
Portinho busca apoio no interior
Obituário: Morre o empresário Hélio Martins, proprietário da Água e Hotel Fazenda Raposo
Faleceu nesta segunda-feira, aos 85 anos, o empresário Hélio Martins, figura emblemática do cenário econômico do Noroeste Fluminense e fundador da renomada Água Mineral Raposo. Hélio Martins já estava afastado da administração de suas empresas, entre as quais o Hotel Fazenda Raposo, devido a problemas de saúde.
Sua trajetória é marcada por um exemplo de superação e empreendedorismo. Ele iniciou sua vida profissional como caminhoneiro, enfrentando as estradas e construindo as bases para o sucesso futuro. Essa experiência inicial forjou sua visão e determinação, que seriam cruciais para o crescimento da Água Mineral Raposo, que sob sua liderança, se tornou uma das marcas mais reconhecidas no estado do Rio de Janeiro pela qualidade de seus produtos e pioneirismo.
O velório será realizado em Raposo, distrito de Itaperuna, onde sua empresa prosperou e deixou um legado significativo para a comunidade e o sepultamento, no cemitério do vizinho distrito de Comendador Venâncio.
Legado na tradição local: A Festa do Carro de Boi
Além de seu sucesso empresarial, Hélio Martins deixou uma marca indelével na cultura da região como um dos primeiros organizadores da tradicional Festa dos Carros de Bois de Raposo. A festa, que teve início em 1962, nasceu de um movimento comunitário, quando agricultores usavam seus carros de bois para levar donativos e ajudar na reforma da igreja local.
Hélio Martins, que com seu espírito comunitário, foi fundamental para o enraizamento e a expansão desse evento, relembrava que, para mobilizar a comunidade, era necessário passar dias inteiros na estrada, fazendo contato com fazendeiros e convidando-os pessoalmente para participar da festa. Sua dedicação ajudou a transformar um simples ato de solidariedade em um evento anual que celebra a cultura rural e a tradição dos carros de boi, atraindo milhares de visitantes de diversas partes do país.
Da redação da Rádio Natividade – Imagem: Reprodução/ Campos24h
Explosão de botijão de gás fere quatro pessoas durante festa
Explosão de botijão de gás fere quatro pessoas durante festa em distrito de Bom Jesus do Itabapoana
Acidente ocorreu durante encontro de cavalgadas em Pirapetinga; cantor Zezinho do K Entre Nós está entre os feridos.
- Dois homens e dois menores de idade ficaram feridos após a explosão de um botijão de gás durante os festejos no distrito de Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana, no final da manhã deste domingo (27). As vítimas participavam de um encontro de cavalgadas quando o acidente ocorreu no momento do preparo de alimentos.
A explosão causou queimaduras de 1º, 2º e 3º graus nas vítimas, que foram socorridas inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaperuna e, posteriormente, transferidas em ambulâncias do SAMU para o Hospital São José do Avaí, onde seguem internadas.
Entre os feridos está o servidor público e cantor José Germano de Souza, conhecido como Zezinho do K Entre Nós, de 58 anos. Morador do distrito de Ourânia e figura bastante popular na região, ele teve 27% do corpo atingido por queimaduras, incluindo lesões em cabeça, pescoço e membros superiores, de acordo com laudo médico preliminar.
Segundo fontes ligadas às equipes de socorro, o estado de saúde dos quatro feridos é considerado estável, embora a recuperação demande cuidados específicos devido à gravidade das lesões.
O local onde ocorreu a explosão fazia parte da estrutura de apoio do evento e, conforme relatos, o botijão estava sendo utilizado para cozinhar alimentos para os participantes.
Da redação da 96,9 FM
Desaparecimento de Ana Paula completa dois anos sem respostas em Natividade
Paulinha sumiu em 2023 após sair de casa na zona rural; investigações estão paradas.
- Completou nesta segunda-feira (28) dois anos do desaparecimento de Ana Paula Silva Rosa, conhecida como Paulinha, que sumiu sem deixar rastros após sair de casa na zona rural de Natividade, em 2023.
Na época com 26 anos, Ana Paula é mãe de dois filhos pequenos. Seu desaparecimento foi registrado na 140ª Delegacia de Polícia, que ouviu familiares, vizinhos e analisou imagens de câmeras de segurança. Mesmo com os esforços iniciais, a investigação não teve avanços significativos.
De acordo com agentes envolvidos no caso, o inquérito acabou entrando em um “beco sem saída”, sem novas pistas ou informações que possam indicar o paradeiro da jovem.
O sumiço de Paulinha continua gerando grande comoção em Natividade e região. Familiares ainda vivem na esperança de obter respostas, mas o caso permanece em aberto e sem solução concreta até o momento.
Da redação da 96,9 FM - Fonte: Rádio Natividade
domingo, 27 de julho de 2025
LDO 2026: Deputado Thiago Rangel pede prioridade nos investimentos no Norte e Noroeste fluminense
As regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro poderão ser contempladas com importantes investimentos. Isso porque o deputado estadual Thiago Rangel (Avante) apresentou quatro emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 (LDO/2026) solicitando prioridade na aplicação de recursos no local.
Concessionária de veículos é alvo de furto em Pádua
Uma concessionária de veículos, na Estrada Pádua – Pirapetinga (RJ-186, Km 1,), no bairro Santa Afra, Pádua, foi alvo de furto, na noite desta quarta-feira (23). O crime foi reportado à Polícia Militar na manhã do dia seguinte pelo representante do empresa, que informou ao 36º BPM, que teriam invadido a concessionária ao cortar a tela de um basculante na cozinha.
De dentro da loja, foram subtraídos fios de cobre dos equipamentos da oficina e também diversos utensílios de cozinha. Após o registro inicial no local, o solicitante e a guarnição da PM se dirigiram à 136ª Delegacia de Polícia para formalizar a ocorrência. A Polícia Civil já está investigando o caso para identificar e prender os responsáveis pelo furto.
Da redação da Rádio Natividade
Homem é preso em flagrante após matar colega com golpes de madeira e cavadeira
Homem é preso em flagrante após matar colega com golpes de madeira e cavadeira em Natividade
Crime ocorreu na tarde desta sexta-feira (25), no local onde vítima e autor residiam; suspeito se entregou à polícia.
Um homem de 63 anos, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (25) após confessar ter matado Elison Alves, de 56, com golpes de madeira e de uma cavadeira, no município de Natividade, no Noroeste Fluminense. O crime ocorreu no início da tarde na Rua Alencar de Almeida Moraes, próximo ao pórtico de entrada da cidade, onde os dois moravam.
O caso foi registrado na 143ª Delegacia Legal de Itaperuna, onde o delegado Henrique Lobato, responsável pelo plantão de área, autuou o envolvido pelo homicídio. Segundo a Polícia Civil, o autor do crime se apresentou voluntariamente à 140ª DP de Natividade logo após o ocorrido e assumiu a autoria do assassinato.
A vítima foi atingida com golpes de madeira e de uma cavadeira — ferramenta com cabo de aço usada em escavações —, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A motivação do crime ainda está sendo investigada.
Da redação da 96,9 FM - Foto: Reprodução/Rádio Natividade