Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Lei Aldir Blanc: Santo Antônio de Pádua anuncia abertura de inscrições


A Secretaria Municipal de Cultura divulgou a abertura das inscrições para novos editais da Lei Aldir Blanc. Uma oportunidade de movimentos que promovem a cultura em participar e divulgar seus trabalhos em parceria com o poder público. A lei federal tem o objetivo de incentivar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os distritos brasileiros, durante 5 anos, com início em 2023. 

  Em reunião realizada com o Conselho de Cultura, representantes da sociedade civil e setores de cultura, a secretaria municipal definiu o PAAR (plano anual de aplicação de recursos) que está relacionado ao repasse dos recursos específicos. A expectativa da prefeitura é que mais editais sejam promulgados ainda este ano.   A lei já vigora em Pádua desde o ano passado. 

Origem da Lei

    Aldir Blanc é natural do Rio de Janeiro, nasceu em 2 de setembro de 1946. O artista é autor de mais de 600 canções e um dos grandes nomes da história da musica popular brasileira. A lei surgiu em junho de 2020 como resposta à crise da pandemia de Covid 19 que afetou economicamente a classe artística.

A Lei em Pádua 

   A lei Aldir Blanc tem beneficiado movimentos culturais na cidade. No próximo sábado (25/05) será inaugurada a “Casa do Artesão”  que vai expor o trabalho artesanal, dando visibilidade e acessibilidade aos artistas do próprio município. O evento vai acontecer no centro da cidade a partir das 9h.   

   Outra manifestação artística presente em Pádua são os “muralistas” que expõem seus trabalhos nos muros da cidade despertando a curiosidade dos moradores. Pinturas nos muros feitas pelos profissionais têm mudado a estética dos espaços públicos, trazendo beleza e consciência crítica pra todos que trafegam diariamente nas ruas. “O muralista é feito com pinturas usando pincel e tinta sendo que o grafite utiliza a lata de Spray” - explica Ania Tattoo profissional muralista. O muralismo em Pádua tem o apoio da lei Aldir Blanc.  

   Uma das pinturas pode ser vista na Beira Rio do Bairro Tavares, chamando a atenção pra questão negra através do trabalho do artista Jonas. Manifestações como essa tem o apoio do Núcleo Cultural dos artistas paduanos. 

Editais:

Os editais divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura:

Edital 001/2024 - Artes Visuais voltadas ao Muralismo

2️⃣ Edital 002/2024 - Fomento ao Artesanato

3️⃣ Edital 003/2024 - Cultura Geek

4️⃣ Edital 004/2024 - Encontros de Rua

Ascom Pádua / Rafael Peixoto









Nenhum comentário:

Postar um comentário