Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Segunda parcela do IPVA para motoristas do Rio começa a vencer nesta quarta-feira; confira

 


Para emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD), é preciso acessar o site do Bradesco

Começa nesta quarta-feira (dia 21) o calendário da segunda parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 para motoristas do Estado do Rio que optaram pelo parcelamento. As datas de vencimento variam de acordo com o final de placa, a começar pelas terminadas em 0. O pagamento é feito por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD).


Confira as datas

Final de placa 0


Cota única ou primeira parcela - 22 de janeiro

Segunda parcela - 21 de fevereiro

Terceira parcela - 22 de março

Final de placa 1


Cota única ou primeira parcela - 23 de janeiro

Segunda parcela - 22 de fevereiro

Terceira parcela - 26 de março

Final de placa 2


Cota única ou primeira parcela - 24 de janeiro

Segunda parcela - 23 de fevereiro

Terceira parcela - 27 de março

Final de placa 3


Cota única ou primeira parcela - 25 de janeiro

Segunda parcela - 26 de fevereiro

Terceira parcela - 1º de abril

Final de placa 4

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



Cota única ou primeira parcela - 26 de janeiro

Segunda parcela - 27 de fevereiro

Terceira parcela - 2 de abril

Final de placa 5


Cota única ou primeira parcela - 29 de janeiro

Segunda parcela - 29 de fevereiro

Terceira parcela - 4 de abril

Final de placa 6


Cota única ou primeira parcela - 30 de janeiro

Segunda parcela - 1º de março

Terceira parcela - 5 de abril

Final de placa 7


Cota única ou primeira parcela - 31de janeiro

Segunda parcela - 4 de março

Terceira parcela - 8 de abril


Final de placa 8


Cota única ou primeira parcela - 1º de fevereiro

Segunda parcela - 6 de março

Terceira parcela - 9 de abril

Final de placa 9


Cota única ou primeira parcela - 2 de fevereiro

Segunda parcela - 8 de março

Terceira parcela - 11 de abril

Como pagar o IPVA?

Para emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD), é preciso acessar o site do Bradesco e, no menu à esquerda, selecionar “Produtos e serviços”. Em seguida, é necessário clicar em “Serviços”.

Uma nova tela será aberta. Nela, o motorista deverá escolher a opção “Pagamentos”. Ao rolar essa tela, dentro da opção “Tributos”, o interessado deverá selecionar “DETRAN RJ, GRD, DUDA, GRT e GRM”. Por fim, bastará rolar a tela e clicar em “Gerar boleto”.

Viu isso?: IPVA 2024: donos de 1,3 milhão de veículos pagaram cota única ou primeira parcela no Rio. 

Na nova tela exibida, o motorista deverá selecionar GRD (IPVA), no canto superior esquerdo. Depois, é preciso informar o número do Renavam do veículo, o CPF ou o CNPJ e digitar o texto da imagem ao lado. Após clicar em “Continuar”, basta selecionar o pagamento da segunda cota.

Outra opção é acessar a página da Secretaria estadual de Fazenda e clicar em “IPVA”. Depois, ao selecionar “IPVA - GRD / Guia - Recolhimento de débito”, a pessoa é encaminhada para a página do Bradesco de emissão da guia.

Saiba mais: Cerca de 200 denúncias de golpes do IPVA são registradas no Rio; entenda

Redução

Neste ano, o IPVA do Rio ficou, em média, 4,39% mais barato. A variação foi calculada com base nos valores venais (valores de mercado) divulgados pela Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ) na edição do dia 26 de dezembro do Diário Oficial do Estado do Rio. Para carros e motos, por exemplo, que representam a maior parte da frota de cerca de quatro milhões de pagantes do imposto, as reduções médias foram de 4,61% e 3,97%, respectivamente.

Calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor venal refere-se ao preço de mercado de cada veículo, de acordo com o modelo e o ano de lançamento. Sobre esse valor, é aplicada a alíquota do imposto, que varia de acordo com o combustível utilizado (4% para automóveis flex, 2% para motos, 1,5% para veículos movidos a GNV e 0,5% para carros exclusivamente elétricos).

Veículos com mais de 15 anos de fabricação ficam isentos do pagamento de imposto anual. Neste caso, o proprietário desembolsa apenas a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ.



Licenciamento anual do Detran.RJ

Uma outra cobrança — a Guia de Regularização de Taxas (GRT) — é necessária para o licenciamento anual de veículos junto ao Detran.RJ. Esta também é emitida pelo site do Bradesco. O valor é de R$ 191,88. Saiba como emitir.

Veja o calendário do licenciamento anual:

Carros com final de placa 0, 1 e 2 — até 31 de maio

Carros com final de placa 3, 4 e 5 — até 30 de junho

Carros com final de placa 6, 7, 8 e 9 — até 31 de julho

Vale destacar que, a partir deste ano, para realizar o licenciamento anual de veículos emplacados no Estado do Rio, o Detran.RJ voltou a exigir o pagamento do IPVA e de multas de trânsito vencidas.



Cuidado com golpes

A Secretaria estadual de Fazenda também fez um alerta para golpes envolvendo o IPVA. A pasta afirmou ter recebido "denúncias de contribuintes direcionados para sites falsos que geram boletos fraudulentos ou incentivam pagamentos via Pix, modalidade não aceita pelo Fisco Estadual". Em casos suspeitos, a orientação do governo do estado é procurar a Polícia Civil.

Dúvidas

No Portal do IPVA, da Secretaria estadual de Fazenda, o contribuinte tem acesso a serviços como "Consulta Pública de Pagamentos", com informações sobre débitos.

Outras opções de atendimento são os telefones (21) 2334-2620, 2334-2629, 2334-4637 e 2334-4300, das 9h às 16h, e o e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br.







Nenhum comentário:

Postar um comentário