Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 12 de agosto de 2023

Bolsa Família: governo corta mais de 800 mil cadastros; veja se o seu foi cancelado

 O governo federal cortou, entre os meses de fevereiro e julho deste ano, 820 mil beneficiários do Bolsa Família por irregularidades.

Em 2021, durante o Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro, o número dos que diziam viver sozinhos (unipessoais) estava em 2,2 milhões beneficiários. Já em dezembro de 2022, o número subiu para 5,7 milhões, o que significou um crescimento de 3,6 milhões de unipessoais durante a maior parte de vigência do então programa.

As informações foram divulgadas, por meio de nota, ao E-investidor pela assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“Informamos que em novembro de 2021 havia 2,2 milhões beneficiários do programa de transferência de renda anterior que declaravam morar sozinhos (unipessoais). Já em dezembro de 2022, esse número subiu para 5,7 milhões, o que significou um crescimento de 3,6 milhões de unipessoais durante a maior parte de vigência do então programa. Com a implantação do Programa Bolsa Família (por meio da Medida Provisória 1164/2023, convertida em junho na Lei 14.601/2023, em março de 2023), que ocorreu de forma concomitante com ações de qualificação do Cadastro Único promovidas pelo MDS, esse número foi sendo progressivamente reduzido. De fevereiro a julho verificou-se uma diminuição de cerca de 820 mil famílias unipessoais beneficiárias pelo Programa”, diz a nota.

Além disso, o ministério informou que no mês de julho entraram em vigor novos procedimentos para averiguar os cadastros unipessoais. “Essas alterações terão repercussão na folha de pagamento do mês de agosto, prevista para iniciar no próximo dia 18, quando se esperam novas reduções no quantitativo de unipessoais”, explica a assessoria.

Vale citar que, na Medida Provisória nº 1164, de 2023, que foi publicada em março, o governo já havia avisado que cancelaria as inscrições de famílias que não cumprissem com os pré-requisitos estabelecidos.

“São elegíveis ao PBF as famílias inscritas no CadÚnico cuja renda familiar per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218,00 (art. 5º). Famílias beneficiárias do PBF cuja renda ultrapasse esse teto são mantidas por até 24 meses, recebendo, a partir de 1º de junho de 2023, 50% do valor dos benefícios a que forem elegíveis. Famílias com renda familiar per capita mensal superior a R$ 500,00 são desligadas automaticamente do PBF. Voltando a serem elegíveis ao PBF, podem reingressar com prioridade tanto os que se desligarem voluntariamente quanto os que tiverem sido desligados após o período de 24 meses”, diz trecho do sumário Executivo de Medida Provisória.

O primeiro corte aconteceu em abril, um mês após o anúncio da medida, quando o governo fez o bloqueio temporário de mais de um milhão de beneficiários que afirmavam morar sozinhos. Com o corte, o número de benefícios unipessoais caiu de 5,9 milhões, em janeiro de 2022, para 4,9 milhões, em julho.

Vale ressaltar que o benefício pode ser cancelado em três casos:

inconsistências cadastrais;

falta de atualização de dados;

fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil.

Como saber se meu cadastro foi cancelado?


Para confirmar se a família ainda está dentro das contempladas pelo benefício, é preciso conferir os dados no Cadastro Único, garantindo que eles estejam atualizados, e aguardar a publicação do orçamento público do mês.



A consulta para confirmar o recebimento do benefício pode ser feita online, no App Bolsa Família, disponível nas lojas de aplicativos para sistema operacional Android e IOS (Apple), seguindo os passos:

Fazer login com o número do CPF;

O sistema irá informar já na primeira página se a família será contemplada;

Para os aprovados, também irá constar o dia do saque e o valor disponibilizado.

Também é possível conferir entrando em contato com a Caixa:


Na Central de Atendimento por telefone discando o número 111;

No atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07.

Bancos que fizerem consignado sem autorização podem ter que pagar multa; entenda

 Projeto de Lei que prevê punição foi aprovado na Câmara dos Deputados; texto ainda será analisado pelo Senado



Foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (9), um projeto de lei que pune bancos e instituições financeiras que concederem empréstimo consignado sem autorização expressa do beneficiário. O texto agora será analisado pelo Senado. O projeto prevê que 10% do valor depositado indevidamente fique com o correntista, a título de multa. As instituições financeiras também não poderão reaver os juros e a multa cobrados do correntista que não autorizou o empréstimo.

O PL 2530/2023, de autoria do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pretende evitar situações em que aposentados ou servidores recebem valores que teriam sido objeto dessas operações financeiras sem autorização, resultando em encargos. Segundo o texto, a regra valerá também para operações de financiamento, cartão de crédito, cartão consignado de benefício ou arrendamento mercantil. 

O texto prevê que o beneficiário do INSS ou servidor terão 60 dias, contados da data de recebimento dos valores, para pedir à instituição a devolução desses depósitos. A solicitação poderá ser feita por meio de qualquer canal oficial de comunicação da empresa. Se efetivado o pedido dentro desse prazo, a instituição financeira terá 45 dias para comprovar engano justificável ou fraude, sob pena de pagamento da multa ao consumidor.

"Quando nós elaboramos esse projeto, foi a partir de um dado do Instituto de Defesa do Consumidor que dizia que 22% das reclamações sobre consignado eram sobre empréstimos não autorizados", disse Boulos. "As pessoas tinham uma dificuldade tremenda para provar que não fizeram o empréstimo. Uma inversão da lógica! Foi a partir dessas denúncias que fizemos o projeto aprovado hoje", afirmou o deputado, em discurso no plenário após a aprovação. (*Com Agência Câmara de Notícias).

5 razões para valorizar o Dia dos Pais em Santo Antônio de Pádua RJ e região do Noroeste-Fluminese!

 Domingo, 13 de Agosto, é Dia dos Pais. Reunimos dicas e informações para valorizarmos ainda mais esta data tão especial. É hora de apoiar o comércio local!

Por: Marcius Mendes / Sem Limites

 Já escolheu o presente de Dia dos Pais? Domingo, 13 de Agosto, é dia de celebrarmos esta data tão especial. O JORNAL SEM LIMITES apresenta uma campanha de valorização do Dia dos Pais – convidando você a apoiar o comércio local neste momento de crescimento da economia local.

 A campanha chega com o slogan “Seu Pai merece mais!”. Vamos valorizar o comércio da nossa cidade, do nosso bairro e da nossa comunidade. A seguir selecionamos 5 razões para valorizarmos ainda mais nossos pais neste dia tão festivo e merecido. Acompanhe!



As 5 razões

 Gravatinha? Não é hora de simplificar no presente. “Ah, vou dar só uma lembrancinha”. Por quê? Vamos valorizar o Dia dos Pais com um presente especial e sem diminutivos.

 Almoço família? Se tem almoço ou jantar em família, o primeiro ponto é tirar a conta das mãos do papai, certo? Vamos poupá-lo neste domingo ;), Além disso, vamos escolher os melhores restaurantes de Santo Antõnio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Miracema, Cambuci, Itaperuna, Pirapetinga-MG – estes municípios que oferecem uma gastronomia tão completa e especial.

 Aplicativo? O presente vai ser escolhido pelo aplicativo nacional ou internacional? Bom, o nosso convite é para que você valorize a sua região. Vamos apoiar o comerciante local que abre as portas todos os dias para trabalhar bem ao seu lado. Precisamos de união e parceria para crescermos juntos! Lembre-se que os comerciantes também são pais e merecem nosso apoio. Por isso peça pelo WhatsApp da loja de sua preferência 

 Lembranças? Quais são as melhores memórias que você carrega nesta data especial? Vamos recordar esses momentos de alegria! Agradecendo com um presente especial que represente o tamanho do nosso amor pelos nossos pais.

 Criatividade? Por fim, na lista de razões para valorização do Dia dos Pais, falamos sobre a variedade de opções em Padua e Noroeste-Fluminense. Tem o clima romântico da cidade, nada como jantar e almoço com gastronomia diferenciada; além de roupas, calçados, artesanatos, chocolates, relógios, smartphones, entre outros tantos presentes.


 Anotou as dicas? Então corre lá no centro da cidade ou no seu bairro e compre o melhor para o seu Pái. 

Aproveite para curtir a mensagem de Dia dos Pais aqui no Jornal Sem Limites!