Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 19 de maio de 2023

PGJ e FT-DESINST participam da assinatura do Plano Estadual de Reordenamento do Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência

 


O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta quinta-feira (18/05), com o governador Cláudio Castro e com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Rosangela Gomes, da solenidade de assinatura do Plano Estadual de Reordenamento do Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras. O plano tem por base a implementação de Residências Inclusivas, unidades que ofertam Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.   

“Estamos realizando esse plano, e isso só foi possível pelo trabalho conjunto do Governo, do MPRJ e da PGE. Esse é um tema de extrema importância tanto que foi criada uma força-tarefa voltada para o assunto no MPRJ. Retorno aqui hoje para acompanhar esse belíssimo trabalho e gostaria de agradecer o apoio da minha equipe do MPRJ, das procuradorias e de toda a estrutura do estado”, ressaltou Luciano Mattos.  

Serão abertas 17 novas Residências Inclusivas, cada uma com capacidade para 10 pessoas. O objetivo é a promoção dos direitos e liberdade das pessoas com deficiência, garantindo a elas inclusão social, cidadania, bem como espaço que ofereça proteção e cuidado adequado.  

“Eu particularmente tenho a pauta da pessoa com deficiência como uma das prioridades. Nós temos a obrigação de possibilitar uma vida mais digna e acessível a essas pessoas. Temos que dar a oportunidade de autonomia e proporcionar a elas uma maior acessibilidade”, afirmou o governador.  

Pelo MPRJ, também participaram da reunião as promotoras de Justiça Bárbara Pereira Visentin e Carolina Maria Gurgel Senra, coordenadora da Força-Tarefa criada pela Resolução GPGJ n. 2.464, de 31 de março de 2022 para atuar no processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos e adultos com deficiência (FT-DESINST).

"A Força-Tarefa expediu a Recomendação nº 001/22 no sentido da regularização do serviço de acolhimento institucional nos abrigos estaduais, em cumprimento à Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/15), a qual vem sendo acolhida pelo Estado, sendo a assinatura do Plano um importante avanço rumo ao resguardo dos direitos humanos de pessoas com deficiência institucionalizadas por longo período e apartadas do convívio social", declarou a Promotora de Justiça,  Carolina Senra.

Entre outros presentes estavam o subprocurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rafael Rolim; a presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Fernanda Lessa Rodrigues; o subsecretário de Gestão do SUAS, Pedro Jarbas Merlo Junior; a superintendente de Assistência Social Especial, Leticia Guimarães da Silva, a diretora do Abrigo Oswaldo Aranha, Maria das Dores Oliveira e a diretora do Abrigo Almir Madeira, Patrícia Saad Fernandes de Oliveira.    

“Nós fizemos um trabalho conjunto, estruturamos um programa de reorganização e abrigo para os milhares de jovens assistidos que foram, infelizmente, abandonados pelos seus familiares. São jovens que vieram desde a fase introdutória da vida, muitos deles abusados sexualmente. Hoje nós lembramos o Dia Internacional de Combate à Violência Sexual, o que nos recorda das inúmeras dificuldades que ainda temos que enfrentar nesses abrigos a fim de que possamos melhor atender esse público, a exemplo da reestruturação do Sistema Único de Assistência Social por meio de ações conjuntas com toda a mesa aqui presente”, disse a secretária Rosangela Gomes.    

Por MPRJ

MPRJ obtém decisão determinando que Estado contrate nutricionistas para a correta execução do Programa de Alimentação Escolar nas escolas da rede

 


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital, obteve decisão judicial favorável em ação civil pública movida em face do Estado do Rio de Janeiro, visando à adoção das providências administrativas necessárias com vistas à efetiva ampliação do número de nutricionistas para a execução do Programa de Alimentação Escolar (PAE). A juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital, determinou que o Estado contrate, no prazo de 180 dias, nutricionistas para a execução do  PAE, em quantidade compatível ao número de alunos da rede pública de ensino, e com carga horária mínima semanal de 30 horas, em cumprimento ao disposto no artigo 10 da Resolução nº 465/2010 do Conselho Federal de Nutrição, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a ser corrigida até a data do pagamento.

A Secretaria de Estado de Educação reconhece que o quadro de nutricionistas é composto por apenas duas servidoras, o que acarreta na redução das inspeções técnicas às unidades educacionais da rede estadual de ensino, já que as visitas ficam limitadas à necessidade de atendimento. Por sua vez, relatório do Conselho Estadual de Alimentação Escolar concluiu que a execução dos cardápios precisa ser supervisionada. No entanto, o número de nutricionistas para atendimento de toda a rede precisa ser revisto. Diante desse cenário, em sua sentença, a magistrada destacou:

"Restou configurada a omissão específica da administração pública em decorrência da notória carência de nutricionistas para atender a toda rede pública básica de educação do Estado do Rio de Janeiro, cujo quadro perdura por longo período, o que acarreta prejuízo ao cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Educacional, ante a inexistência de quantitativo de pessoal suficiente e devidamente qualificado para executar as atividades de supervisão, fiscalização, avaliação e acompanhamento da qualidade nutricional da alimentação escolar, na forma do artigo 3º, II e III da Lei nº8234/91, lesando, portanto, o direito dos alunos da referida rede a receber alimentação escolar de qualidade. Sendo certo que o artigo 212 da Constituição Federal assegura prioridade orçamentária para o atendimento das necessidades resultantes do ensino obrigatório".

Processo nº 0079819-85.2017.8.19.000

Por MPRJ




CNJ lança manual sobre entrega voluntária de crianças para adoção


Com orientações para subsidiar decisões e amparar um trabalho técnico, ético e contínuo em direção à garantia dos direitos das mulheres e crianças, o Manual sobre Entrega Voluntária foi lançado nesta sexta-feira (19) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o 1º Congresso do Fórum Nacional da Infância e Juventude (Foninj), na Escola Paulista da Magistratura, em São Paulo.

O Manual dá cumprimento à Resolução CNJ n. 485, de 18 de janeiro de 2023. O trabalho foi desenvolvido pelo Fórum Nacional da Infância e da Juventude, com a colaboração de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil. A resolução dispõe sobre o adequado atendimento de gestante ou parturiente que manifeste desejo de entregar o filho para adoção e cuida, ainda, da proteção integral da criança.

“Cabe a cada um de nós garantir que da pequena cidade ao Norte até a grande metrópole do Sudeste, a gestante ou a parturiente e sobretudo a criança, tenha seus direitos respeitados em todos os estágios de entrega para adoção. Este manual é publicado como uma ferramenta para subsidiar as nossas decisões e o nosso trabalho de multiplicação do conhecimento junto ao sistema de garantias”, afirmou a juíza Lorena Paola Nunes Boccia, titular da 2ª Vara de Família, Infância e Juventude da Comarca de Barra Mansa (RJ).

Carta aberta
Na quinta-feira (18), primeiro dia do evento, os participantes do Congresso debateram diversos aspectos dos direitos das crianças e dos adolescentes e com o tema “Por que são prioridade absoluta e responsabilidade de todos?”

O resultado dos debates, realizados em workshops, foi a elaboração da Carta Aberta do 1º Congresso do Fórum Nacional da Infância e Juventude, apresentada nesta sexta-feira (19), em que os subscritores propõem e recomendam 25 ações para promover os Direitos da Criança e do Adolescente.

Painel
No painel O futuro das políticas públicas para a infância e adolescência, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, ressaltou que é preciso olhar para o cadastro único e as crianças cadastradas que vivem em pobreza no país.

“O desafio é o Brasil inteiro olhar para o Cadastro Único, se tiver oportunidade vamos qualificar esse público, com muita gente em idade de trabalhar. Lembrando que são 20 milhões de crianças, 9 milhões de famílias que estão na extrema pobreza. É o olhar especial, de proteção, mas que a gente possa também apoiar pessoas da família com idade de trabalhar e a partir daí, dar uma condição de vida melhor”, disse o ministro.

Encerrando o Fórum, a presidente do CNJ, Rosa Weber, ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que o poder judiciário tem poder transformador. “Transforma não só esperanças, mas também direitos em realidade que todos nós aqui queremos. A efetividade do direito de nossas crianças de crescer em ambientes de paz, no seio de suas famílias com educação, saúde, alimentação adequada e desenvolvimento integral, a fim de que sejam capazes de exercer sua cidadania em toda plenitude, hoje e amanhã. É sonho? Talvez. Mas eu tenho esperança. Estou certa de que muitos avanços serão alcançados em decorrência das reflexões e debates que a Foninj trabalharam”, afirmou. 

Foninj
O Foninj debateu diversos temas como a regra da prioridade absoluta aos direitos de crianças e adolescentes; o futuro das políticas públicas voltadas a eles e novas fronteiras na Justiça para a infância e adolescência; o direito à participação e à escuta; os desafios e as oportunidades na garantia da Justiça para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; e o direito à convivência familiar e comunitária.

Edição: Valéria Aguiar
Agência Brasil

Região Sicoob Credisudeste faz doação ao Amicão




O Sicoob Credisudeste realizou a doação de R$ 3.600,00 ao Amicão, na quinta-feira (04), durante a realização da Feagro, no Parque de Exposições de Muriaé. O Amicão é um grupo que presta um importante trabalho na comunidade, resgatando e acolhendo animais, viabilizando alimentação e consultas veterinárias, além de lares provisórios e definitivos aos animais. O grupo é composto exclusivamente por voluntários e mantido, através de doações. A ação está amparada pelo sétimo princípio cooperativista, que diz respeito ao interesse pela comunidade.


O vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisudeste, Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, afirmou que a cooperativa reconhece e valoriza o trabalho realizado pela Amicão e fez questão de apoiar a iniciativa “Sabemos que a Amicão tem grandes responsabilidades e não é fácil realizar esse trabalho, mantido exclusivamente através de doações e voluntariado. Nós do Sicoob Credisudeste entendemos que devemos apoiá-los”, afirmou.


Kerlim Zapotek Lima Machado, representante da Amicão, destacou a importância da doação. “Ela será de grande valia para nós, poque devido à pandemia as doações caíram bastante. E temos passado por dificuldades. Vamos comprar ração e medicamentos”, afirmou.


O grupo Amicão foi fundado 2017 e é formado por um grupo de voluntários. Seu trabalho é fundamental, pois ajuda a reduzir o número de cães abandonados nas ruas e promove o bem-estar animal.
Se você quiser ajudar o Amicão ou adotar um cãozinho, basta entrar em contato através do Instagram @amicaomuriae.

Fonte: Legalzona.com.br

Homem morre em acidente de trânsito na RJ 186, em Bom Jesus do Itabapoana

 


Celso Veiga da Silva, de 63 anos, morreu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira, 17, na RJ 186, em Bom Jesus do Itabapoana. Ele estava em um carro que bateu de frente com um caminhão. Celso chegou a ser socorrido com vida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. O condutor do caminhão não se feriu.

Foto: Blog do Alan Gonçalves

Fonte: Rádio Itaperuna

Menor é abordado, com 30 pinos de cocaína

 A Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que na tarde desta quinta-feira, 18/05, Policiais Militares em patrulhamento pelo Morro do Cruzeiro, em Miracema, abordaram acusado, 15 anos, onde foram apreendidos com o mesmo 30 pinos de cocaína. A ocorrência foi apresentada na 137 DP, onde acusado foi autuado no fato análogo ao art 33 da Lei 11.343/06 e liberado.


Fonte: 36BPM-RJ

Homem é preso com 84 buchas de maconha, em Pádua



 A Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que na tarde desta quinta-feira, 18/05, Policiais Militares em patrulhamento pelo Beco do Levi, no Bairro Santa Luzia, em Pádua, observaram acusado, 25 anos, em atitude suspeita, que ao ser abordado foram localizados com o mesmo 84 buchas de maconha. A ocorrência foi apresentada na 136 DP, onde o acusado foi autuado no ART 33 da Lei 11.343/06, permanecendo preso.


Fonte: 36BPM-RJ

Santo Antônio de Pádua, é o primeiro município a receber a delegação para licenciamento ambiental de rochas ornamentais. Uma enorme conquista para o setor

O dia 18 de maio será lembrado como o dia da de uma grande conquista para o setor de mineração de Santo Antônio de Pádua.

O tão sonhado convênio da Prefeitura de Pádua com a Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade e o Inea foi finalmente concretizado e assinado nesta quinta feira, dia 18.
O convênio, que habilita e torna o município de Santo Antônio de Pádua, o primeiro a receber a delegação para licenciamento ambiental de rochas ornamentais, foi assinado na sede do Palácio Guanabara com a presença do Prefeito Paulinho da Refrigeração, Vice Prefeito Jadir Júnior e do Vice Governador do Estado Thiago Pampolha.
Este feito inédito só foi possível devido a capacidade técnica e claro, através de muito trabalho entre nosso Governador Cláudio Castro, vice Thiago Pampolha, nosso prefeito Paulinho da Refrigeracao, nosso vice prefeito Jadir Júnior com o apoio do Deputado Jair Bittencourt.

Além do prefeito e do vice, estiveram representando Santo Antônio de Pádua na assinatura deste convênio, os secretários municipais de Indústria Comércio e Recursos Minerais Arcênio Jubim e Meio Ambiente Juliana Souto, além do presidente do Sindicato das Pedras Marco Antônio Pinheiro.

Política Pública levada a sério em prol da desburocratização, da agilidade e do desenvolvimento sustentável!

@jadirjunioroficial 
@jairbittencourtoficial 
@claudiocastrorj 
@thiagopampolha.rio 
@arceniojubim 
@julsouto 
@marquinho.pinheiro__

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Santo A. de Pádua, Município poderá licenciar diretamente atividades de extração mineral.

 


Em sua rede social, o Prefeito de Santo A. de Pádua, Paulo Roberto ( Paulinho da Refrigeração) postou a seguinte foto com a legenda:

" Aguardando nosso Vice Governador Thiago Pampolha, para assinatura do nosso ACT (acordo de cooperação técnica) com INEA, que vai autorizar o Município a licenciar a extração mineral em nosso território! Momento importante para o setor de rochas ornamentais! Jair Bittencourt, Jadir Jr. ,Sindgnaisses"

Entenda o que é  ACT:

O Acordo de Cooperação Técnica é um instrumento jurídico formalizado entre órgãos e entidades da Administração Pública ou entre estes e entidades privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de firmar interesse de mútua cooperação técnica visando à execução de programas de trabalho, projetos/ atividade ou evento de interesse recíproco, da qual não decorra obrigação de repasse de recursos entre os partícipes.

18 de Maio: Proteger crianças de abusos envolve atenção a famílias, diz ministro

Cerimônia marca dia de combate à violência sexual contra crianças



O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, assinou, nesta quinta-feira (18), decreto dando posse aos novos membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Como órgão de consulta, estudos e articulação, cabe à comissão formular propostas de ações no âmbito do plano nacional de combate a esse tipo de violência.

O ato ocorreu durante cerimônia, no Palácio do Planalto, alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, neste 18 de maio.

Para o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, para o combate à exploração sexual infantil é necessário um sistema de relações intersetoriais que envolva diversos atores do Estado e da sociedade civil.

“A gente precisa ter sistema de prevenção, o que envolve, em larga medida, formação, educação, envolve relações intersetoriais”, disse. “Proteger as crianças é proteger as famílias das crianças e, nesse sentido, proteger as famílias é garantir que as pessoas tenham comida, que as pessoas tenham saúde, que as pessoas tenham educação de qualidade. Ou seja, o que destrói a vida de uma criança é a destruição, também, da capacidade material da sua família de prover aquilo que é necessário para sua subsistência. Então, temos que pensar numa dimensão lúdica, na formação do imaginário da criança, mas é preciso que a criança tenha as bases materiais para o seu pleno de desenvolvimento”, destacou.

O evento de hoje foi realizado em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas, a Childhood Brasil, a Rede Ecpat Brasil, o Freedom Fund, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o Instituto Alana. Na ocasião, também foram anunciadas outras ações do governo para prevenção, combate à exploração e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

Desde o início do mês, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e seus parceiros institucionais, inclusive da sociedade civil, promovem uma série de ações com o objetivo de disseminar, desenvolver e implementar estratégias de combate à violência sexual e demais tipos de violência contra crianças e adolescentes.

Entre as entregas realizadas hoje está a assinatura de um protocolo de intenções pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Alana e Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes com o objetivo de fortalecer o engajamento de empresas com a adoção de medidas efetivas para promover os direitos de crianças e adolescentes em todas as suas atividades.

Segundo o ministério, a assinatura busca garantir o compromisso do setor privado na promoção dos direitos desses grupos, como estabelece o Artigo 227 da Constituição Federal.

Fonte: Agência Brasil

Inaugurada a mais completa loja de comercialização de EPI, EPC e Sinalização de Segurança no Noroeste fluminense em Pádua - RJ

A NOROESTE SAÚDE "EMPRESA ESPECIALIZADA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Inaugurou na tarde desta quarta-feira a mais  completa loja de  comercialização de EPI, EPC e Sinalização de Segurança no Noroeste fluminense está instalada na cidade de  Santo Antônio de Pádua na Av. Anacleto de Alvin Padilha, 197 – Fonseca 9 Rua do SENAC) . Inicialmente atuavam na prestação de serviço na área de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalhos dentro de algumas Multinacionais da Região.

Fotos: Kauan Rocha / Marcia Mendes


Neste ano de 2023 a empresa decidiu montar uma loja Física voltada para a comercialização de EPI, EPC e Sinalização de Segurança e hoje foi inaugurado este espaço de existência, vem se consolidar como a maior loja de EPI do Noroeste-Fluminense, com o foco voltado para o atendimento eficiente na orientação de seus clientes para a escolha correta do EPI e EPC, levando em consideração os riscos de acidentes e doenças ocupacionais que possam estar expostos. Acredita nas melhores soluções para um ambiente de trabalho mais seguro tendo a convicção de que a qualidade vem sempre em primeiro lugar, seja na comercialização de seus produtos ou serviços. Entende que a vida no trabalho ou em casa, também passa pela conscientização das pessoas na prevenção de acidentes.

A NOROESTE SAÚDE sempre estará à disposição para proporcionar intensamente a alegria de se viver com Segurança. Além da Loja Física localizada no Centro de Pádua--RJ, a empresa iniciou este ano um novo desafio de consolidar a sua Marca no mundo digital com a implantação de canais didigitais entre outras ações.

EndereçoAv. Anacleto de Alvin Padilha, 197 - Fonseca, Santo Antônio de Pádua - RJ, 28470-000

Horas 08:00 ás 17:00

Dia:  Segunda- feira a Sexta-feira

Telefone(22) 3851-3737

 

Por Marcius Mendes





Equipe Noroeste Saúde












Jornalista Marcia Mendes, Charles, Paulo ( OVNI Design), Empresario Renato, Radialistas Mauro Helena, Luciana Soares e  Sandra  Carvalho,Imprensa de Padua- RJ











O Empresario Renato agradece a presença de todos na inauguraçao ,com o Locutor Mauro Heleno






O auxiliar de reportagem o Jovem Kauan Rocha,colaborou no eventos com filmagens e fotos.






O Secretario da Prefeitura Arsenio , paraneniza o empresário Renato,pelo crescimento da empresa.

Postos serão fiscalizados para garantir queda nos preços, diz ministro. Confira os preços dos postos em pádua nesta quarta-feira

 O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira (17) que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) irá fiscalizar postos de gasolina para garantir a redução dos preços dos combustíveis nas bombas. 

A Petrobras anunciou redução de R$ 0,44 por litro do preço médio do diesel para as distribuidoras, que passará de R$ 3,46 para R$ 3,02 e a redução do preço médio da gasolina de R$ 0,40 por litro, passando de R$ 3,18 para R$ 2,78, valor também pago pelas distribuidoras. 

A declaração do ministro ocorre após a empresa estabelecer o fim da política de atrelar os preços dos combustíveis às variações do mercado internacional, chamada Preço de Paridade de Internacional (PPI).







“Teremos a mão firme do governo para que o preço chegue na bomba. O brasileiro tem que ser beneficiado por esse esforço do governo do presidente Lula de impulsionar e criar uma política nacional de preços dos combustíveis justa com o povo brasileiro”, afirmou o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).  

Ele informou que teve reuniões com a ANP para tratar da fiscalização. “Não vamos transigir. Aqueles que, porventura, tentarem capturar essa conquista dos brasileiros e brasileiras que são combustíveis mais baratos, serão punidos com rigor da lei.” 

Na terça-feira (16), a Petrobras anunciou nova estratégia comercial para definição de preços de diesel, gasolina e gás, aprovada pela diretoria executiva da companhia. A nova estratégia acaba com o Preço de Paridade de Internacional (PPI), a política de preços que, desde 2016, atrelava os preços médios dos combustíveis que a Petrobras vende às distribuidoras às variações dos produtos no mercado internacional, entre outros fatores, para proteger a empresa quanto aos riscos operacionais do setor. 

Crítico do PPI, Alexandre Silveira disse que a política era uma barreira para a Petrobras se tornar mais competitiva e cumprir o papel social previsto em lei. “Não fazia nenhum sentido e amarrava a maior petroleira do Brasil em um preço de referência que, muitas vezes, impedia a Petrobras de ser competitiva, inclusive dentro do Brasil. Ela tem que, além de ser uma empresa estável, ter lucro natural para se tornar cada vez mais moderna, competitiva e perene, tem que cumprir seu papel social”.  

Edição: Maria Claudia

“I Congresso do FONINJ: Direitos de crianças e adolescentes

 


Três juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participarão do “I Congresso do FONINJ: Direitos de crianças e adolescentes – Por que são prioridade absoluta e responsabilidade de todos?” que acontecerá nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/5) no TJ do Estado de São Paulo. 

O juiz do TJRJ Daniel Konder coordenará o debate sobre “Novas fronteiras na Justiça da Infância e Juventude”; a juíza do TJRJ representante do Poder Judiciário no Comitê Estadual do Sub-registro Raquel Chrispino abordará “A prioridade de enfrentamento do sub-registro e outras questões de Justiça da Família; e a juíza titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital (TJRJ) Lysia Mesquita discorrerá sobre o tema “Plano de Ação Familiar para apoio à reintegração familiar em parceria com o TJRJ”.

Na abertura do evento, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Richard Pae Kim, presidente do FONINJ, apresentará a “Conferência Magna: Crianças e Adolescentes – A prioridade absoluta em questão”. A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber, fará o encerramento com o lançamento da Carta do Congresso. 

Juiz do TJRJ é indicado para grupo de trabalho no Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania 

O juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Daniel Konder foi indicado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, para representar o Conselho Nacional de Justiça no Grupo de Trabalho do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O magistrado e a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Fabiane Pieruccini deverão acompanhar, articular e propor estratégias de aprimoramento do processo de escolha dos membros de Conselhos Tutelares em data unificada em todo o território nacional

A designação foi publicada na Portaria Presidência CNJ N. 119, de 3 de maio deste ano.

Jovem é baleado em Santo Antônio de Pádua

 Um homem de 26 anos foi baleado em Pádua. Ele foi surpreendido por dois indivíduos de moto que atiraram nele. A vítima está internada no Hospital Hélio Montezzano, mas seu estado de saúde não foi divulgado. A polícia encontrou a moto usada no crime abandonada em outra rua. Um suspeito de 21 anos foi preso e acusado de tentativa de homicídio, enquanto o outro suspeito ainda está sendo procurado.


Morador de Porciúncula morre após acidente em MG

 


Na manhã desta quarta-feira (17), um morador de Porciúncula faleceu após se envolver em acidente de trânsito no trevo de Faria Lemos (MG). A vítima estava na condução de um veículo Volkswagen Fox de cor branca, enquanto sua irmã estava logo atrás no Kia modelo Sportage de cor prata.

De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar, a condutora teria passado mal e o Kia colidiu na traseira do Fox. Nisso, o irmão perdeu o controle de direção e o carro bateu contra uma palmeira.

O motorista ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A condutora da Sportage recebeu os primeiros atendimentos do SAMU e foi levada à Casa de Caridade de Carangola.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e retirou a vítima das ferragens. Foi solicitada perícia da PCMG.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Homem é assassinado a tiros dentro do carro; vítima possuía anotações criminais

 

Um homem de 48 anos, ainda não identificado, foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (15). O crime aconteceu em uma estrada de terra no distrito de Ipituna, próximo à divisa com Ponto de Pergunta (Itaocara).

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava dentro de um veículo, quando foi atingido por um tiro no pescoço. Após perícia, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna.

O caso foi registrado na 155º Delegacia de Polícia de São Sebastião do Alto, onde foi constatado que a vítima possuía anotações criminais.





Petrobras reduz preços de gasolina, diesel e gás de cozinha

 

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou nesta terça-feira (16) a redução nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP). Os novos preços valem a partir desta quarta (17).

A afirmação foi feita ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após reunião entre os dois em Brasília.

Segundo Jean Paul Prates, as reduções nas distribuidoras serão as seguintes:

- Gasolina A: redução de R$ 0,40 por litro (-12,6%);

- Diesel A: redução de R$ 0,44 por litro (-12,8%);

- Gás de cozinha (GLP): redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kgs (-21,3%).

Com essa redução, segundo a Petrobras, o preço do botijão de gás para o consumidor final pode cair abaixo dos R$ 100. O valor praticado na revenda, no entanto, não é controlado diretamente pelo governo.

Fonte: G1

PÁDUA: Homem de 26 anos sofre uma tentativa homicídio por disparo de arma no bairro Glória.


A Seção de Comunicação Social do 36º BPM informa que na tarde desta terça-feira, 16/05, Policiais Militares procederam até a Rua Projetada, no bairro Glória, em Pádua, para verificarem tentativa de homicídio.

Chegando ao local encontraram vítima, homem, 26 anos, com ferimentos por paf, sendo levada para o hospital Hélio Montezano.
Equipes da PM realizaram buscas pela região, onde localizaram um possível suspeito e a motocicleta utilizada, que está sendo averiguado na 136ª DP de Pádua.
Por Adriano TeixeiraFonte e foto; 36º BPM Sto Antônio de Pádua

Segundo a vítima, que estava lúcida e caminhando, dois elementos numa moto efetuaram os disparos, sendo atingido por aproximadamente seis.