Colunas: cantinho do Direito e Esporte

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Itaperuna elege novos conselheiros tutelares

 


Neste domingo (01), o município de Itaperuna realizou as eleições para conselheiros tutelares. Com um total de 6.631 votos, cinco candidatos foram escolhidos para exercer a função crucial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes no município.

Os eleitos para os cargos de conselheiro tutelar foram:

1. Edimara Lanes Dias conquistou - 642 votos.

2. Claudia Pinheiro Sampaio - 581 votos

3. Cristiano Vicente de Freitas - 432 votos

4. Érica Maria Beiral - 392 votos

5. Beatriz de Abreu - 359 votos.



A votação teve início às 8h e se encerrou às 17h. A apuração dos votos foi realizada pela Comissão Eleitoral Municipal, que divulgou o resultado no início da noite de domingo. Os eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024 e exercerão mandato de quatro anos.

Os conselheiros possuem mandato de quatro anos e precisam ter dedicação exclusiva à função. Se quiser se reeleger, o conselheiro deve se candidatar novamente em eleições que acontecem sempre no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial.

Os eleitos para Conselhos Tutelares recebem salário, que varia de acordo com o município.

Conselheiros tutelares: uma função crucial

Os conselheiros tutelares são responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade. Eles podem atuar em casos de negligência, abandono, abuso sexual, trabalho infantil, entre outros.

A eleição de conselheiros tutelares é um processo democrático que garante a participação da sociedade na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. 

Redação 96.9 FM - Foto: CNBB



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário