Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Vereadora Eliana Blanc, participa hoje na Alerj do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com TEA

 

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está sendo instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (21/09), com o seu inicío programado para a partir das 10h, no plenário do Parlamento fluminense, que fica na Rua da Ajuda, 5 - Centro do Rio.

Deputada Carla Machado (PT) com a Vereadora Eliana Blanc (PP).


O objetivo da frente é discutir, defender e apresentar propostas para aprimorar políticas públicas voltadas para esse público e promover debates sobre o tema. Segundo a coordenadora do colegiado, deputada Carla Machado (PT), apesar do crescimento de diagnósticos de pessoas com TEA, a falta de assistência a essa população permanece escassa.

“No Brasil não há dados oficiais sobre a prevalência do autismo. Mas a Organização Mundial de Saúde estima que 1% da população tenha o transtorno. Ou seja, só no Brasil são cerca de 2 milhões de autistas. No Estado do Rio, a projeção é de 160 mil pessoas vivendo com autismo, uma condição cuja incidência vem aumentando nos últimos anos. Mas, infelizmente, muitas famílias sofrem com a falta de apoio para oferecer o melhor acompanhamento a essas pessoas, especialmente na rede pública de saúde”, disse Carla Machado.

Também compõem o grupo o deputado Munir Neto (PSD), como vice-coordenador, e os deputados Zeidan (PT), Fred Pacheco (PMN), Brazão (União), Júlio Rocha (AGIR), Otoni de Paula Pai (MDB) e Elton Cristo (PP).


A vereadora Eliana Blanc  umas das pessoas mais atuantes no município de Santo Antônio de Pádua na causa das, pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A Vereadora Eliana Blanc autora da Lei que possibilita através de cadastro a retirada da carteira onde dar a gratuidade nos transportes público e preferencias nas filas do comércio e instituições. Pádua estará bem representada hoje na ALERJ.

POR: MARCIUS MENDES/JSL


Nenhum comentário:

Postar um comentário