Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 7 de março de 2023

Começa hoje! Saques 'Dinheiro esquecido' veja o passo a passo para resgatar valores. R$ 6 bilhões para serem devolvidos.

Serviço do Banco Central libera acesso para saques nesta terça-feira (7). Há mais de R$ 6 bilhões para serem devolvidos.


Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras começam nesta terça-feira (7), às 10 da manhã, pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o BC.

A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça (28). Se você já confirmou que possui recursos a receber (veja como fazer), atente-se à próxima etapa, que é o pedido de transferência do dinheiro.

Antes do passo a passo, é importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Caso não tenha uma chave cadastrada, você precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.



Confira o passo a passo para resgatar seu dinheiro:

1 - Não custa reforçar: a primeira etapa é saber se você tem valores a receber.


Isso é feito pela página www.valoresareceber.bcb.gov.br. O BC ressalta que este é o único site disponibilizado para consulta.

2 - Após clicar no botão da imagem acima, você será encaminhado para consulta pública.



Nessa etapa, é preciso preencher os campos com CPF e data de nascimento.

No caso de empresas, a busca é feita pelo CNPJ e data de abertura do negócio.

3 - Confirmado que há dinheiro a resgatar, você será encaminhado para uma nova página do SVR.



De acordo com o BC, esse sistema é semelhante à compra de ingressos.

Ou seja, se houver acessos simultâneos acima da capacidade, você ficará em uma sala de espera virtual aguardando sua vez.

4 - Na sequência, é preciso fazer login com a conta gov.br. Não tem? Saiba criar uma.

  • A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelos seguintes caminhos:
  • Site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)


  • 5 - Nessa etapa, você será encaminhado para o valor a receber, seja pessoa física ou jurídica.

    • Página também leva à consulta de pessoas falecidas.

    • 6 - Você precisará aceitar o Termo de Ciência para prosseguir no sistema.

      • É preciso selecionar o quadradinho abaixo e clicar em "confirmar".


      • 7 - A tela seguinte trará as seguintes informações:

        • montante a receber;
        • nome e dados da instituição que deve devolver o valor;
        • origem (tipo) do valor a receber;
        • informações adicionais, quando for o caso.

        Nessa página, também será possível acessar os dados e solicitar diretamente a devolução para a instituição financeira.

        8 - A última etapa é o pedido de devolução dos valores.

        • Clique no botão "solicitar por aqui" e siga as orientações indicadas.
        • Em seguida, selecione uma das suas chaves PIX e, caso deseje, informe seus dados pessoais.
        • Nesse caso, a instituição devolverá o valor via PIX em até 12 dias úteis após a solicitação.

      • O botão "solicitar por aqui" só irá aparecer, no entanto, caso a instituição na qual você tem dinheiro esquecido tenha firmado um termo de adesão com o Banco Central.

        • Do contrário, o resgate não será feito diretamente pelo sistema do BC.
        • O sistema irá apenas informar o valor a receber e em qual instituição está aquele recurso.
        • Aparecerá, nesse caso, uma mensagem informando contatos oficiais (e-mail e telefone) para que você entre em contato diretamente com a instituição e combine a forma de devolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário