o consumo de energia aumenta significativamente nos períodos de temperaturas mais altas que coincide com as férias escolares.
“O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo.
E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”.
O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado.
“Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira.
Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’?
Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”,
Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade também contribuem, e muito, para o aumento da conta de energia. “E se na casa tiver mais de uma televisão, tente reunir a família para assistir todos juntos, o que evita vários aparelhos ligados ao mesmo tempo.
E durante as férias escolares, a atenção deve ser redobrada: vale estabelecer horários para as crianças brincarem nos equipamentos eletrônicos como os videogames e TVs. E cuidado: não deixe as crianças brincarem com o celular ligado na tomada”, alerta o gerente.
Quando o uso do ar-condicionado for indispensável, mantenha as portas e janelas fechadas para bloquear a entrada do ar quente. Juntar o máximo de roupas sujas possível para usar a máquina de lavar de uma só vez também é uma prática de consumo eficiente de energia e de água. E no verão, dá para economizar bastante usando o chuveiro na temperatura verão ou desligado, e ainda utilizando o ferro apenas com roupas essenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário