Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Campos registra mais duas mortes por febre maculosa

 


As mortes ocorreram nas localidades de Ciprião, na Baixada Campista, e no Novo Jockey

A Prefeitura de Campos confirmou, no dia 07 de setembro, mais duas mortes por febre maculosa no município. Com esses casos, sobe para três o número de óbitos pela doença. Outros 30 casos suspeitos seguem sob investigação. O primeiro caso divulgado havia sido um menino de 10 anos, morador de Três Vendas, em setembro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem intensificando o trabalho de controle da doença, transmitida pela picada do carrapato do gênero Amblyomma sculptum, mais conhecido como carrapato-estrela.
Dos dois novos casos, a última morte ocorreu no dia 13 de outubro, no entanto a prefeitura divulgou somente nesta segunda. A data da outra morte não foi divulgada.
Em nota a SMS informou que “o município registrou três óbitos pela doença, sendo uma criança de 10 anos, moradora em Três Vendas. Os outros dois foram pacientes adultos com idade entre 56 e 70 anos. As mortes ocorreram nas localidades de Ciprião, na Baixada Campista, e no Novo Jockey, esse último registrado no dia 13 de outubro e a confirmação laboratorial para a doença em 25 do mesmo mês. A secretaria segue investigando 30 casos suspeitos. Outros dez foram descartados”.
A prefeitura não apontou os bairros com infestação do inseto, mas informou que “o CCZ está intensificando o trabalho em todo território municipal, que inclui os bairros onde ocorreram os óbitos e as notificações de casos suspeitos”.
Em setembro, quando noticiou a morte do menino de 10 anos, em Três Vendas, a SMS informou que havia casos suspeitos na Lapa, Parque Aurora e no Loteamento Porto Seguro, próximo ao Parque Imperial. À época, também foi informado que todos os Locais Prováveis de Infecção (LPI) dos casos, foram notificados à subsecretaria e receberam o trabalho de busca ativa do CCZ para identificação e recolhimento de amostras de carrapato para análise laboratorial.

SINTOMAS
Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular e articular, dor abdominal, diarreia e exantema. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato infectado. Entre os animais que podem hospedar a bactéria estão cavalos, capivaras, marsupiais (gambá) e cães que circulam em região com infestação e transportando o carrapato-estrela infectado.
O tempo entre a picada e o início dos primeiros sintomas varia de 2 a 14 dias, com média de sete dias. Quando não tratada, a letalidade da doença pode passar de 80%. Portanto, se houver contato com carrapatos e se apresentar algum dos sintomas descritos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico, mencionando ao médico tal contato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário