Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Castro supera Freixo em nova pesquisa ao governo do RJ

Os dois principais concorrentes na disputa ao Palácio Guanabara estavam tecnicamente empatados no levantamento de maio do instituto Gerp

A terceira pesquisa eleitoral do instituto Gerp para o Rio de Janeiro não traz boas notícias para o deputado Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do estado com o apoio de Lula.

Segundo levantamento referente ao mês de julho e que foi divulgado nesta quarta, o atual governador Claudio Castro (PL) tem 27% do eleitorado fluminense, contra 23% de Freixo.

Em maio, Castro, que terá o apoio de Jair Bolsonaro, tinha 22% enquanto o seu concorrente direto tinha 21%. Com a margem de erro de 2,58 pontos percentuais para mais ou menos, os dois estavam tecnicamente empatados naquele momento.

A pesquisa foi a campo em julho na mesma semana em que Lula fez um comício no centro do Rio, onde reafirmou seu apoio a Freixo. O evento, contudo, não foi suficiente para elevar a intenção de votos no deputado neste levantamento, no qual Castro abre vantagem numérica de quatro pontos percentuais sobre o seu rival.

Rodrigo Neves, candidato do PDT de Ciro Gomes, aparece com 11% (tinha 10% em maio). Felipe Santa Cruz, do PSD de Eduardo Paes e Gilberto Kassab, se manteve com 2% em ambos os levantamentos. Os demais não pontuaram mais que 1%.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 6 e 13 de julho e foi registrada no TSE sob o protocolo RJ-08780/2022. A margem de erro é estimada em 2,58% para mais ou menos, com um intervalo de confiança de 95,55%.


Fonte Revista Veja 



Nenhum comentário:

Postar um comentário