Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Secretaria de Saúde de Itaperuna segue trabalhando no combate ao mosquito Aedes aegypti

 


Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando firme no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

No final do mês de maio foi divulgado relatório com dados relevantes. O número de casos de dengue em Itaperuna, de janeiro a maio de 2022 foram 184 casos notificados e 35 casos confirmados em laboratório. Já os casos de chikungunya foram identificados da seguinte maneira: 14 casos prováveis e 3 casos confirmados no mesmo período.

Além das ações rotineiras de combate ao mosquito, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realiza o serviço de cobertura de caixas d´água, evitando assim, que esses recipientes possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.

A equipe de Educação em Saúde vem realizando uma série de palestras e encontros em várias unidades escolares, mostrando a professores e alunos, como evitar a proliferação do mosquito.

Os profissionais ainda orientam a população para ajudar no controle da proliferação do mosquito, mantendo os quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos.

Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.

DECOM - Itaperuna





Nenhum comentário:

Postar um comentário