Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 1 de junho de 2022

RÁDIO NACIONAL PODE SER DECLARADA PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL IMATERIAL DO RIO

 



A Rádio Nacional poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio. É o que prevê o Projeto de Lei 5.493/22, de autoria dos deputados Mônica Francisco (PSol) e Waldeck Carneiro (PSB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em segunda discussão, hoje (01/06/2022). Caso receba emendas parlamentares, o projeto deverá ser retirado de pauta.
A Rádio Nacional é uma emissora pública pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Inaugurada no dia 12 de setembro de 1936, a Nacional é responsável pela Época de Ouro do Rádio e pelo início da cultura de massa no país. No Portal Institucional da EBC, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1.130 kHz AM e 87.1 MHz FM) é descrita como “presente na memória afetiva da população, como a emissora que mostrou o Brasil aos brasileiros e reconhecida como referência de programação plural e popular”.
“É preciso defender este patrimônio, sobretudo no contexto de privatização da EBC. É importante destacar que um em cada quatro brasileiros (25,3%) não tem acesso à internet: são 46 milhões de pessoas. Diante desse quadro, observamos que, em vez de ampliar o debate com atores que dão suporte ao sistema da comunicação do país, o Governo Federal vai na contramão e decide acabar com a EBA e não evidencia como ficarão as emissoras históricas”, declarou Waldeck.

ALERJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário