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domingo, 3 de abril de 2022

O segredo dos sites asiáticos para conquistar o consumidor brasileiro.

SHOPEE, SHEIN, ALIEXPRESS | O internauta desavisado se assusta com o visual poluído, cheio de pop-ups que saltam na tela, prometendo preços entre 50% e 80% mais baixos ou que pedem insistentemente o seu e-mail para cadastro. Existe ainda uma infinidade de cupons coloridos que garantem frete grátis ou desconto na primeira compra. Algumas expressões também soam esquisitas, como "depressa em breve", para avisar sobre a promoção que tem hora para acabar.

Apesar do estranhamento inicial, os brasileiros têm feito cada vez mais compras em sites estrangeiros de origem asiática, como Shopee, Shein e Aliexpress. Pesquisa da consultoria NielsenIQ|ebit, em parceria com a Bexs Pay, apontou que o faturamento dos sites cross-border (internacionais) disparou 60% no ano passado e atingiu R$ 36,2 bilhões. O montante representa cerca de 17% do comércio online no país, que faturou R$ 218,9 bilhões em 2021.

O levantamento apontou que a Shopee é a mais popular entre os internautas brasileiros: 58% deles adquiriram alguma coisa no site da varejista em 2021, contra 8% no ano anterior. Outro salto foi a da Shein, especializada em moda, que foi de 0% a 21% dos consumidores online no ano passado. Leia mais em https://mla.bs/fb4749a4 |📱Assine a Folha, um jornal a serviço da democracia: folha.com/assine #folha #fsp #folhadespaulo

📷 Shein/Divulgação
📝 Daniele Madureira  e Fernanda Brigatti

#PraTodosVerem: Imagem colorida de divulgação da loja Shein mostra produtos como sapatos, óculos e roupas dispostos em uma mesa branca. Ao fundo, há uma arte baseada na imagem do pão de açúcar, no Rio de Janeiro, mas editada em tons de amarelo e vermelho. No canto superior esquerdo, lê-se: O segredo dos sites asiáticos para conquistar o consumidor brasileiro.

Fonte: Folha de São Paulo 

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