A Procissão relembra a prisão de Cristo que é composta por farricocos (que representam os soldados romanos), vestidos em indumentária especial e segurando tochas, a Procissão segue pelas ruas encenando todos os momentos marcantes da crucificação de Jesus.
A Procissão do Fogaréu acontece nesta segunda-feira, 11 de abril, a partir das 19h30, saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio.
Para nossa redação, o organizador José Alencar Mangia Junior, escreveu um texto contando um pouco da história da Procissão do Fogaréu.
Procissão do Fogaréu luz e fé pelas ruas de Santo Antônio de Pádua
“Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. ” (Mt 26,45)
A primeira Procissão do Fogaréu no município de Santo Antônio de Pádua foi realizada em abril de 2009, sendo o projeto e execução elaborados por José Alencar Mangia Junior e logo obteve adesão de muitos fiéis católicos. Desde o seu surgimento até os dias atuais muitas pessoas participam desta celebração que também é considerada um folclore religioso. Ao som das matracas e seguindo os farricocos a população anda apressada em busca do Cristo. No ano de 2021 foi produzido através da Lei Aldir Blanc um documentário chamado: “Chamas da fé” que aborda a história desta procissão em Santo Antônio de Pádua, este documentário está disponível no canal do youtube da Secretaria Municipal de Cultura de Pádua. Após dois anos sem a realização da procissão pelas ruas cidade devida ao surgimento da COVID19, o organizador e sua equipe preparam grandes surpresas para o ano de 2022. Que tenhamos uma semana santa participando dos mistérios da Paixão de Cristo e meditando sobre o seu amor e sua entrega por nós.
Fonte: Legalzona.com / Jornal na Boca do Povo / IMAGEM: Procissão Fogaréu – 2019 – Foto: José Alencar Mangia Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário