Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 22 de março de 2022

Bispo faz mudanças em cinco paróquias da Diocese e tira Padre da Paróquia São João Batista em SJB

 O Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, presidiu uma reunião do Conselho Presbiteral na última quarta-feira, 16, e fez mudanças em cinco paróquias da Diocese, retirando o Padre Giovanni Fernandes Ribeiro da Paróquia São João Batista, em São João da Barra.

De acordo com o Bispo Dom Roberto, uma das alterações é a mudança na Chancelaria da Cúria Diocesana. Ao site Parahybano, o Bispo disse que divergências na condução da Paróquia São João Batista criaram um clima de tensão.

Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz

Após a reunião ficou definido que na cidade de São João da Barra o Pe. Giovanni Fernandes Ribeiro deixa a Paróquia São João Batista, e vai para a Quase-paróquia Santa Teresinha, em Miracema. Já o Pe. Michael Bruno Amaral, que estava como administrador paroquial da Quase Paróquia Santa Teresinha, em Miracema, vai assumir a Paróquia São João Batista, em São João da Barra.  

O Pe. Crimário Tavares Verdan deixa a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do IPS, e a função de Chanceler do Bispado, após 10 anos à frente da chancelaria. Agora o sacerdote vai assumir a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Itaperuna. O Pe. Gustavo Ribeiro, que estava na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Itaperuna, assume a Paróquia São Sebastião de Campos, no distrito de São Sebastião, na baixada campista. 

O Pe. Fabiano Ferreira, que estava na Paróquia São Sebastião será transferido para a Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes. O Pe. Antônio Marcello Ribeiro dos Santos, que está na Paróquia São Gonçalo, irá para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS, além de também assumir a função de Chanceler do Bispado.

Ainda segundo o Bispo, as datas das posses serão divulgadas posteriormente, a partir do Tempo Pascal. Segundo o vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, todas as transferências não são apenas uma decisão do Bispo, mas conta com o respaldo do Conselho Presbiteral. “Todas as modificações são importantes para a vida pastoral da Diocese, pois o sacerdote tem a possibilidade de dinamizar a vida de uma paróquia e ter novas experiências”, declarou Monsenhor Leandro.

O Conselho Presbiteral é um grupo de sacerdotes que funciona como uma espécie de senado do Bispo além de representar o presbitério, a fim de auxiliar o bispo no governo da Diocese nos termos do direito, para promover o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado.

Chanceler – A função do chanceler é pouco conhecida e muitas vezes vista como um alto funcionário, mais pelo status de prestígio. Entretanto, a função deve ser vista como um ofício necessário e importante para a organização eclesial diocesana. Na verdade, um chanceler diocesano é um notário e secretário da cúria. 

Nesse sentido, o Código de Direito Canônico no seu cânon 482 §1, orienta que em cada cúria diocesana seja constituído um chanceler, cuja função principal é redigir e despachar os atos da cúria. Estes atos destinados a ter efeito jurídico devem ser assinados pelo ordinário do qual emanam, e isso para a validade, e ao mesmo tempo pelo chanceler. A maior parte dos documentos oficiais com os quais trabalha é constituído de provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações entre outros.

Fonte: https://parahybano.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário