Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 29 de janeiro de 2022

Governo do RJ publica decreto de recomposição salarial de servidores

Tesouro Nacional já comunicou ao estado que não aceitou plano para manutenção do Regime de Recuperação Fiscal. Aumento dos gastos foi um dos pontos apontados pela União.

O governador do Rio, Cláudio Castro, publicou nesta sexta-feira (28) um decreto de recomposição salarial para servidores do estado.

A recomposição é de 13,05%, correspondente a metade da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado de 06 de setembro de 2017 a 31 de dezembro de 2021.

O aumento de gastos com servidores foi um dos motivos que levou o Ministério da Economia a rejeitar o Regime de Recuperação Fiscal do estado, que permite o parcelamento de dívidas do Estado com a União.

De acordo com o jornal "O Globo", a recomposição terá impacto de quase R$ 3,5 bilhões ao ano nas contas do governo estadual.

Castro disse que vai recorrer a todas as instâncias pela manutenção e deve ter uma nova reunião como o ministro Paulo Guedes nos próximos dias.

O blog da Ana Flor antecipou que pareceres do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) pediam a rejeição.

Os órgãos consideraram que os documentos entregues pelo Rio ao governo federal ampliam gastos estaduais, em vez de reduzi-los, e preveem reajustes anuais aos servidores da administração local.

A recomposição foi costurada com o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj). 

Segundo o governo, a medida atende a uma demanda de categorias, que aguardam pela reposição salarial desde 2014, e segue o que está previsto na Lei 9.436/21, sancionada pelo governador Cláudio Castro. O texto foi publicado em 15 de outubro de 2021 no Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário