Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Ocorreu a Sessão Legislativa Ordinária, realizada no dia 22 de setembro de 2021.
















No dia 22 de setembro de 2021, ocorreu a Sessão Legislativa Ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Pádua, no Plenário Prefeito Renato Alvim Padilha, cumprindo todas as normas contra o Covid 19.
O Vereador Oziel Magalhães presta duas moções de Aplausos. Uma para a Senhora Secretaria Municipal de Meio Ambiente Juliana Souto Jardim e ao Senhor Subsecretário Municipal de Meio Ambiente Humberto Rezende de Jesus, em razão dos excelentes serviços prestados, pela simpatia, seriedade e competência ao exercer a função de seus cargos.
A Vereadora Maria Dib presta uma Moção de Aplausos para o Excelentíssimo Prefeito Municipal Paulo Roberto Pinheiro Pinto pelas creches e estabelecimentos de ensino que está planejando, juntamente com os órgãos competentes. Pede um pouco de paciência aos moradores dos distritos e das zonas rurais que necessitam de máquinas e tratores. Pede atenção para não deixar faltando medicamentos e aparelhos na Policlínica, no Hospital Hélio Montezano e nos Postos de Saúde.
O Vereador Elton Brum agradece ao Robson e ao engenheiro Franscisco da Empresa Fortaleza Ambiental, pela atenção recebida e empenho em colocar uma extensão de rede de água na divisa, na Rua Projetada. Registra que a Associação de Moradores de São Pedro está em nova diretoria.
O Vereador Carlos Cunha sobe na tribuna da Casa de Leis para convocar a população paduana para poderem estar enviando ao seu gabinete todas as contas em que a cobrança por troca de hidrômetro seja irregular. Diz que quer fazer um balanço do que a Empresa atual e as outras Empresas que passaram pelo nosso município cobraram irregularmente dos hidrômetros da população. Finaliza questionando de quem é a culpa pelo defeito ocorrido nos hidrômetros, e onde está o perito para sancionar essa questão.
O Presidente da Câmara Vereador Luís Carlos comenta sobre a indicação do Vereador Carlos Cunha relacionada à abertura da Câmara de Vereadores para o público. Diz ser um risco muito grande, estando em bandeira vermelha. Complementa dizendo que tem que ter muito cuidado com o nosso Órgão Público, prevenindo que ocorra algo de ruim em relação ao Covid-19. Deixa claro para a população paduana que irá marcar uma reunião com os demais vereadores para debater se todos estão de acordo com a abertura da Câmara de Vereadores, pois há 13 vereadores, juntamente com o jurídico, para decidirem juntos. No entanto, sua decisão atual continua sendo deixar as portas fechadas.

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
Assessoria de Imprensa - Sabrina Melo

Prefeitura de Itaperuna realiza vacinação antirrábica em mais de 7.000 animais durante campanha

 Prefeitura de Itaperuna realiza vacinação antirrábica em mais de 7.000 animais durante campanha




 

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através do trabalho em equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de imunizar a população de cães e gatos da zona urbana, promoveu no último sábado, 25, Campanha de Vacinação Antirrábica Animal.

Na oportunidade, as equipes formadas por técnicos dos respectivos setores estiveram fazendo a aplicação do imunizante contra a raiva animal, utilizando as UBS dos bairros, durante todo o dia.

Segundo Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, o diferencial desta vacinação, “foi a ampliação nos números de UBS abertas no sábado, facilitando o acesso da população, para que os tutores dos animais, ficassem mais próximos de suas residências, e assim assegurando maior comodidade aos cães e gatos”, diz.

A abertura dessas unidades de saúde, fez com que a vacinação tivesse uma dinâmica mais rápida no momento da vacinação, sem aglomeração e seguindo todos dos protocolos neste momento de pandemia. Parcialmente foram vacinados 5.929 cães e 1.569 gatos, porém, estes resultados são das conferências preliminares.

“Na ação, contamos com agentes de endemias, médicos veterinários, enfermeiros de suas respectivas UBS, acadêmicos do curso de Veterinária da UNIG Campus - V, entre outros profissionais de apoio, contabilizando 140 profissionais, no total. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os profissionais envolvidos, que prontamente estiveram presentes no sábado, atendendo com satisfação os animais e seus tutores. Muito obrigado a todos”, finaliza Adriano.

A RAIVA É UMA DOENÇA MORTAL

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

A melhor forma de prevenção contra a raiva animal, que pode ser transmitida para humanos, é vacinação dos animais. Se acidentalmente a pessoa for mordida ou arranhada por algum animal, ou teve contato com animais andarilhos, desconhecido de dono ou silvestres, as recomendações indicam que a pessoa deva lavar com água e sabão, imediatamente e abundantemente o local da lesão, e com a maior urgência possível, procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.

De modo geral, animais com suspeitas de raiva se mostram agressivos (tanto com pessoas, como com objetos), arredios, procurando locais escuros, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.

ATENÇÃO PARA A RETIRADA DE VACINA ANTIRRÁBICA ANIMAL

Caso a pessoa não tenha conseguido levar o animal para ser vacinado no dia da campanha, a vacina estará disponível no Setor de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h no seguinte endereço: Rua Benedito Nicolau, 828, São Mateus (antiga Fábrica de Remédios). É preciso levar isopor com gelo, para o transporte da vacina.

VACINAÇÃO - DISTRITOS

16 DE OUTUBRO: 9h às 16h – UBS Retiro, UBS Venâncio, UBS Raposo

23 DE OUTUBRO:  9h às 16h – UBS Aré, UBS Penha, UBS Boa Ventura, UBS Córrego da Chica

Ainda serão definidas as datas para as vacinações nas localidades do Avahy, Itajara, São Sebastião do Alto e demais localidades prioritárias.

 

DECOM - Itaperuna

Ângelo José Mendes, Gerente da Caixa Econômica orienta clientes sobre golpe por SMS. Não Abram!!!!!!!!!

                                                  


Gerente da Caixa Econômica Itaocara, interior do Estado do Rio de Janeiro. comunica que vem ocorrendo um FAKE NEWS, por SMS e e-mail, pedindo os clientes para clicarem em determinado link.

 

                      

 

“- A Caixa tem um sistema eletrônico o mais seguro possível. Justamente para proteger nossos clientes. Não vamos enviar mensagens para que cliquem em link. Então, se receber tal mensagem, ignore. Não seja enganado. Proteja seu patrimônio. Por favor, divulgue essa informação com seus amigos, para que possamos prevenir o máximo de pessoas possível.”

 Finalizou Ângelo Mendes.


Então não abram e-mails ou  links no celular, fiquem atentos.

                        

 

Fonte: Nova Voz

                                



                                      








Alerj aprova projeto de lei que concede pagamento de RAS para policiais intimados pela Justiça

 O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou na terça-feira (28/09), em segunda discussão, o projeto de lei 388/2019, do deputado Filippe Poubel (PSL), para que policiais militares e policiais civis que estiverem de folga e forem intimados pela Justiça estadual possam receber o Regime Adicional de Serviço (RAS) mínimo de oito horas. A proposta segue para análise do governador Cláudio Castro (PL).





De acordo com o projeto de lei, o pagamento do RAS só ocorrerá quando o policial for testemunha ou autor de prisão ou apreensão. A gratificação não poderá ser paga para ocasiões de comparecimento ao Judiciário para ações de natureza cível e nem quando o agente for réu.

A proposta aprovada pela Alerj também estabelece a realização de um estudo de impacto orçamentário-financeiro e que caberá ao Poder Executivo regulamentar a lei mediante à aprovação do Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio enquanto perdurar sua vigência.

“Os deputados entenderam a covardia feita aos policiais, que são obrigados a prestar depoimento no dia de folga, perdendo o tempo que deveriam estar descansando, com a família, ou resolvendo assuntos particulares. Para piorar, muitas vezes a audiência se estende ou é cancelada, é mais do que justo que os policiais sejam ressarcidos”, argumenta o deputado Filippe Poubel.

Deputado Filippe Poubel é autor do PL 388/2019, que concede pagamento do RAS aos policiais intimados para audiências judiciais 


Juliana Oliveira 
Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672