Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Parceria de sucesso na reprodução de peixes nativos entre Sec. Mun de Meio Ambiente e FIPERJ

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e FIPERJ: uma parceria de sucesso na reprodução de peixes nativos.


No mês de novembro, na Estação de Piscicultura Messias Gonçalves Pacheco em Santo Antônio de Pádua, a FIPERJ  coordenou protocolos de reprodução de peixes nativos induzida por hormônios, seguidos por incubação de ovos e acompanhamento do desenvolvimento larval até a etapa de soltura nos viveiros escavados para alimentação e crescimentos dos alevinos.

 A espécie produzida foi a Curimba (Prochilodus lineatus), peixe de grande importância econômica para a atividade da pesca artesanal, pois é o principal pescado da região.

O objetivo desse trabalho, que conta com a cooperação da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua através da parceria com a Secretaria Municipal de Meio. Ambiente, é a obtenção de alevinos para futuros programas de repovoamento no Rio Pomba, extensão rural com os piscicultores e atividades de educação ambiental no Noroeste Fluminense.

O sucesso dessa ação, que resultou na produção estimada de aproximadamente 500.000 alevinos, só foi possível devido ao empenho dos seus atores e ao fundamental apoio da Secretária de Meio Ambiente, Juliana Souto e do Subsecretário, Humberto Rezende.

Participam deste trabalho os servidores da FIPERJ Ramon Brum e Caroline Lisboa, também os funcionários da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua Adriano Pontes e Márcio Cristiano.






Fonte: ASCOM/SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário