Foi aprovado nesta segunda-feira dia 19 de Abril, pela Câmara de Vereadores do município de São José de Ubá – RJ, o projeto de Lei 008/2021, que autoriza a Igreja Católica Paroquia São José a construir no trevo da cidade um monumento e a fixação da imagem de São José padroeiro da cidade.
O referido projeto de lei foi aprovado por 7x1 nas duas votações em que se submeteu na casa legislativa do município, a primeira discussão e votação aconteceu no dia 12 de Abril.
Tanto na primeira quanto na segunda votação o vereador Carlos Alberto de Souza (MDB) se manteve contrário ao projeto chegando a dizer que se os vereadores lesem a bíblia, eles estariam votando contra a palavra de Deus, e afirmou que votaria contrário por se tratar de um espaço público, chegando o parlamentar a chamar os demais vereadores de vaidosos por estarem votando contrário segundo o seu próprio pensamento.
O PL 008/2021 foi apresentado a casa de leis como de autoria dos vereadores Jorge Fernando Diniz Valeriote, Dadson José Martins Estephaneli, Luciano Cruz Pavan, Pollyanna Sueth Pinto de Almeida, Ivany Oliveira Silva, Leonardo Xavier Periard, Valdilei Ferreira Nogueira e Vania Maria dos Santos Borges e aprovado pelos mesmos.
O Blog do Messias Lucas conversou através de aplicativo de troca de mensagens com o Padre Moisés Melo, que respondeu as seguintes perguntas:
BML: O que levou a paróquia São José a querer colocar a imagem de São José no trevo de entrada da Cidade?
Padre: O que levou a Paróquia São José a elaborar esse projeto da Imagem de São José na entrada da cidade, é valorizar a nossa história e a nossa cultura. No dicionário Priberam o termo imagem é definido como "representação de pessoa ou coisa", fala-se também de uma representação no espírito de uma ideia. É inegável que o nome da nossa cidade nos remonta à São José, que automaticamente nos traz a ideia da pessoa que teve a nobre missão de cuidar do Menino Jesus. Os chamados Evangelhos da Infância de Jesus, que compreende os dois primeiros capítulos de Lucas e Mateus, narram São José como um homem justo, trabalhador, dotado de uma extraordinária simplicidade, homem temente à Deus e muito sensível a vontade divina que sempre lhe fora comunicada por meio das coisas cotidianas, como em sonhos. Quando pensamos em São José, pensamos nesta ideia de ser humano a qual ele é exemplo. Neste ano ainda marcado pela pandemia, o Papa Francisco instituiu o Ano de São José e tem pedido à Igreja que contemple o exemplo deste humilde carpinteiro de Nazaré. Ele representa todo chefe de família, todo homem religioso, todo profissional de saúde que sem holofotes tem feito a diferença na nossa história, tantos ubaenses do passado que passaram despercebidos e todos aqueles que buscam a Deus de coração sincero. Em nossa cidade, esse ícone religioso e bíblico, se torna também um ícone histórico e cultural, porque nos remonta às nossas origens. A figura de São José é tão forte na história de nossa cidade que esta leva o seu nome. A imagem não será outra coisa, senão a materialização daquilo já é. A imagem constitui para nós a representação da pessoa e da ideia que nos liga a figura desse homem fantástico. Num mundo onde existem várias formas de idolatria, onde se cultua o poder, o dinheiro, o sucesso, dentre tantas outras coisas, no lugar do Deus Único, São José é exemplo do homem profundamente religioso que abre mão dos seus projetos pessoais, para viver o projeto divino. E nossa cidade tem a alegria de trazer inscrito no seu nome e na sua história esse grande homem. A Ideia da imagem como representação histórica, já é realidade em milhares de municípios do Brasil e do mundo. Enquanto seres pensantes, somos profundamente imagéticos, porque pensamos em imagem o tempo todo. Quando alguém nos conta uma situação vivida, ainda que desconhecida pra nós, formulamos imagens através do pensamento. A imagem que queremos colocar na entrada da cidade é apenas a materialização daquilo que já trazemos em nossa mente quando dizemos que vamos ou moramos em São José de Ubá.
BML: Qual a importância desse monumento na entrada da cidade?
Padre: A Importância desse monumento na entrada da cidade, se fundamenta na nossa história. Um dos antigos proprietários desta terra foi o Sr. José Bastos Neto (Juca Neto), que posteriormente, doou suas terras a São José, padroeiro da pequena capela nesta localidade. Daí, originou-se o nome de São José de Ubá. Verifica-se que muitas casas e comércios ainda hoje não possui escritura da propriedade que estão na chamada "terra do santo". Colocar a imagem na entrada é fazer memória desse evento fundante da nossa cidade. Assim, homenagearemos também o Sr. Juca Neto por essa doação que tornou possível o desenvolvimento do nosso município. Na chegada histórica de nosso município, como uma dentre as cidades do nosso país, está a imagem de São José como o verdadeiro proprietário destas terras. O monumento tenciona perpetuar esse fato inquestionavelmente histórico. A ereção do monumento na entrada, ressalta que Ubá é de São José, por isso o nome São José de Ubá.
BML: Quando Começarão as Obras?
Padre: As obras irão começar quando obtivermos as necessárias permissões dos órgãos da Públicos. Tendo uma ampla aprovação da Câmara Municipal, nas duas votações deste projeto de lei, nos dias 12 e 19 de abril, agora nos resta aguardar os trâmites legais e arregaçar as mangas para começarmos a obra.
BML: Terá dinheiro Público na Obra?
Padre: Nesta Obra não contaremos com absolutamente nenhuma ajuda do dinheiro público. Tudo será arcado através das nossas campanhas de doações, específicas para esta finalidade. Todo cidadão pode ajudar nesta construção quando começarmos as nossas campanhas, A Imagem está sendo esculpida em Recife PE pelo escultor Genezio Gomes. O mesmo artista que esculpiu as imagens da Canção Nova. Terá 180 centímetros de altura. O monumento foi idealizado pela arquiteta ubaense Débora Tardocchi e o engenheiro ubaense Allonso Curty.
Fonte: http://www.blogdomessiaslucas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário