Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 10 de março de 2021

Conta de luz vai ficar mais cara no a partir de segunda

 Além da Capital Fluminense, mais 31 municípios do estado devem ter aumento médio de 6,75% na próxima semana



Não bastasse toda a crise sanitária e financeira pela qual passa o estado do Rio de Janeiro, a conta de luz dos consumidores vai ficar ainda mais cara a partir da próxima segunda-feira (15/03) para 3,9 milhões de clientes da Capital Fluminense e de outros 31 municípios do RJ. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (09/03), os reajustes nas tarifas da Light e da Enel Rio, antiga Ampla. Os clientes residenciais da Light terão uma alta de 4,67%.

Os clientes residenciais da Enel Distribuição Rio, que atende Niterói, Região dos Lagos e o Norte Fluminense, terão uma alta de 4,65%. Os reajustes entram em vigor na próxima semana para consumidores atendidos pelas duas empresas.

O aumento médio para consumidores industriais da Light será será ainda maior, de 11,83%. No caso da Enel Rio, esse grupo de consumidores terá uma alta de 10,38% nas valor das suas tarifas. A média na alta da conta de luz ficará em torno de 6,75%.

O reajuste fará a tarifa da Light ser a terceira mais cara do Brasil, de acordo com a Aneel. A média de aumento da tarifa no país em 2021 será de 15%. No início de fevereiro.

O aumento mais expressivo no consumo de alta tensão foi justificado pelo aumento dos custos de transmissão. A área técnica da Aneel também ressaltou que o aumento de custo da energia da usina Itaipu teve impacto no mix de compra de energia, influenciado pela atualização do valor de referência do dólar que passou de R$ 4,33 para R$ 5,42.

Nenhum comentário:

Postar um comentário