Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

COMUNIDADE REFÚGIO DOS PECADORES EM CAMPOS_ RJ

              

                

      Na Foto: Bispo Dom Fernando  Rifam,Josenilton Lindolfo, Elizabete Maria Assis Rangel

 

No próximo dia 29 será reaberta a Comunidade Católica Refúgio em Campos de Guataguazes, instalada no Endereço: Rua Pedro Gomes Paes, s/n – Cajueiro – S. João da Barra. A comunidade tem o apoio do Bispo Dom Fernando  Rifam e terá a capacidade de atender inicialmente 15 pessoas.A associação Comercial e Industrial de Campos estará apoiando a iniciativa, buscando apoio junto a sociedade Civil Organizada para desenvolver o trabalho, a comunidade recebeu a visita do Presidente  da Associação Leonardo  Castro de Abreu, juntamente com o diretor financeiro Gerson Gomes. 

“Temos observado ao longo dos últimos meses que o aumento de dependentes químicos vem crescendo no município de Campos, principalmente na aérea central o que muito preocupa. Recentemente fomos convidados pelo Bispo Dom Rifan, para conhecer o trabalho, e como cidadãos temos que desempenhar nosso papel, visando dar oportunidade as pessoas que desejam livremente se recuperar das drogas, A comunidade do Refúgio dos pecadores, pode ser um caminho e nós como representante da comunidade de Campos vamos tentar ajudar.” Concluiu o Presidente da ACIC Leonardo Castro de Abreu.

 De acordo com o Conselheiro Terapeuta Davi Ribeiro, devido à pandemia este ano, as atividades foram suspensas obedecendo aos protocolos de segurança de combate a Covid-19.

” Lembramos que o espaço  foi criado há mais de 12 anos, por Josenilton Lindolfo, que deu continuidade ao trabalho de fundação da minha esposa  Elizabete Maria Assis Rangel, que há 18 anos fundou a Fazenda Francisquinha. Ao  longo de sua história, mais de mil pessoas que buscam se recuperar do uso abusivo das drogas passaram pelo local”, destacou  Davi.
Durante o período de pandemia a diretoria aproveitou para fazer pequenos reparos nas instalações, como recuperação do telhado e pintura, além da construção de uma capela, preparando o espaço para receber os acolhidos a partir do dia 29.

A obra só esta sendo possível, mediante a solidariedade das pessoas e a dedicação de profissionais como psicólogos e psiquiatras que se colocam à disposição para ajudar ao próximo. A equipe da Pastoral Sobriedade também terá papel primordial no trabalho de recuperação dos assistidos que podem ficar internado até Nove meses na Comunidade.

                            









-------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto abaixo do Jornal

O jornal Sem Limites de Pádua, através de Márcia Mendes presidente  da empresa, acompanha o trabalho da comunidade na Recuperação de dependentes químicos através da religião e do trabalho há anos, a comunidade já passou pelo interior do estado nos Municípios de  Santo Antônio de Pádua e Miracema, fazendo um excelente trabalho de recuperação de muitas pessoas que buscaram ajuda no tratamento.O trabalho é voluntário, executado por pessoas vocacionadas, que se dedicam, a orientar os internos. Muitas das comunidades, no entanto, recorrem aos serviços remunerados de profissionais habilitados em áreas como psicologia e medicina. 

A  doação de familiares e da sociedade civil se faz necessários, pois existem vagas sociais, mas infelizmente são poucas, alguns internos que tem o apoio familiar ajudar com a contribuição mensal. Mas os gastos supera a ajuda  dos doadores, agora após a pandemia a comunidade criou a campanha para benfeitores, então que tal você participar dessa campanha? Doar sem olhar a quem, faz uma grande diferença em nossa visão de uma sociedade melhor para todos. Solidariedade a quem precisa uma forma de doar com amor. Não há um único trabalho voluntário em que não se saia com a certeza da dívida: fizemos tão pouco e recebemos tanto! O tanto que se aprende, o tanto que se vê construir, o tanto que se vê de dor transformada em alegria, o quanto se vê gratidão por um simples ato, às vezes, um mero sorriso... A doação é um exercício de desapego. Ela deve beneficiar mais quem doa do que quem recebe. 


         Mais informações podem ser adquiridas por meio do e-mail:                             refugiocatolica@gmail.com ou pelo whatsApp (22) 99964 6597.

 

                                    


Fonte: Comunidade Refúgio dos Pecadores.

 Fotos: Comunidade e arquivo Jornal Sem Limites.

 Márcia Nogueira Mendes é jornalista, editora, empresária.

Registro Profissional: 0033854 - RJ

 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário