Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Pádua começou a realizar testes rápidos para o coronavírus

Os exames são feitos por agendamento. Os pacientes  que tiverem com sintomas de gripe, podem solicitar às instituições hospitalares, a partir do oitavo dia do início dos sintomas. Mas só após passar pela consulta medica e realmente for avaliada a necessidade do exame.
Inicialmente, os testes são feitos por funcionários que atuam no Hospital Municipal Hélio Montezzano, em Santo Antônio de Pádua, interior do RJ.



                                         




A unidade é referência no município para o atendimento de pacientes com a doença.
Os testes começam a partir das 8.30 h até 11.00 h pela manha. Pelos resultados, será possível identificar quem já está imunizado, quem está em fase aguda da doença, e quem não foi contaminado.
O exame é rápido mas devido a falta de funcionários que estão afastados devido a idade, casos sintomáticos,  o atendimento fica reduzido, seria necessário a presença de um agente de enfermagem, segurança ou técnico de laboratório,  logo no inicio quando se formam  as filas para  fazer o exame acaba ficando confuso ,pois os pacientes vão de um lado para o outro, as vezes também falta o teste sendo providenciado a reposição é necessário paciência, a equipe que faz o atendimento é ótima, só precisam de uma ajudinha.

Outra coisa que me chamou atenção são os algodões usados para secar o sangue, após o exame  ser jogado no chão, traz uma péssima impressão de falta de higiene e segurança hospitalar, pois a maioria das pessoas jogam no chão, já que não tem um recipiente adequado para essa situação. Com o objetivo de assegurar a indicação do exame aos pacientes com efetiva suspeita de diagnóstico do COVID-19 é necessário toda segurança para quem entra e sai do hospital de campanha principalmente  para equipe médica,  enfermagem, segurança, limpeza , laboratórios e funcionários em geral que estão na linha de frente colocando sua vida em risco por você. A equipe está de parabéns.



Você sabe como o vírus é transmitido?
O contágio ocorre de pessoa para pessoa ou pelo contato com secreções contaminadas, como:
Gotículas de saliva;
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O que deve ser um caso suspeito?
Conforme a definição do Ministério da Saúde, para ser considerado caso suspeito, o paciente deve ter:
Febre;
Tosse ou dificuldade para respirar; e
História de viagem para área com transmissão local, ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado, nos 14 dias que antecedem o início dos sintomas.
Onde é realizado o exame em Pádua?
No hospital de Campanha  Hélio Montezzano e Casa de Saúdes do Munícipio






























Nenhum comentário:

Postar um comentário