Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Trajano pede ao Ministério da Saúde para antecipar vacinação contra gripe

Atendo ao primeiro caso suspeito de coronavírus no Estado do Rio, o secretário municipal de Saúde de Trajano de Moraes, Lucas Esteves, resolveu pedir através de ofício ao Ministério da Saúde, a antecipação da vacina contra a gripe. A Vacina não previne contra o coronavírus, mas autoridades avaliam que facilita o diagnóstico para separar casos quando há sintomas como febre e tosse. A ação poderá ser uma forma de prevenção.



“A gente não quer que nosso município registre nenhum caso, mas não podemos ficar de braços cruzados. Uma forma de tentar amenizar e facilitar o diagnostico é vacinando a população contra a gripe, ou seja, antecipando. Recentemente estive no Rio de Janeiro junto com o coordenador de Vigilância e Saúde, Saulo Pacheco e participamos do workshop ‘Ações de Contingência do Novo Coronavírus no Estado do Rio de Janeiro’, no Centro do Rio. O objetivo do encontro foi debater ações de bloqueio ao 2019-nCoV e eliminar possíveis dúvidas”, explicou o secretário da pasta.

Em recente entrevista, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a intenção de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil após o primeiro caso confirmado de coronavírus no país. A vacina contra gripe não previne contra o coronavírus. As autoridades, porém, avaliam que a imunização facilita o diagnóstico para separar os casos quando há sintomas como febre e tosse.

A vacinação está prevista para começar entre a última quinzena de março e o início de abril. "Se tivermos como antecipar, podemos começar pelo Rio Grande do Sul. O inverno chega um mês antes no Sul do Brasil", afirmou o ministro a um site de notícias.

ascom/trajano

Nenhum comentário:

Postar um comentário