Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 5 de maio de 2018

Jovens encontra portas fechadas, falta de oportunidade!


O desemprego entre jovens de 15 a 24 anos é crescente no Brasil.




                 







Este fato se deve muitas vezes a falta de experiência profissional. As empresas preferem pessoas com experiência no ramo, o que não oferece aos jovens condições para estabelecer no emprego.


A realidade dos jovens do Brasil mudou nos últimos anos, o tráfico, a violência, a falta de oportunidade e também o início precoce da vida sexual. Todos os dias apologias a este tipo de comportamento. A mesma sociedade que influencia esses jovens é aquela que os pune severamente. Em rodas de amigos ouvimos muitos relatos de adolescentes que se acham “legais” porque usam drogas, porque praticam violência e que mantém relações sexuais sem a devida proteção.



Esses jovens serão muitas vezes excluídos do mercado de trabalho por falta de estudo ou porque tem um filho.
Uma gravidez indesejada na adolescência é um fato muito difícil na vida de uma menina, se esta não tiver muito apoio por parte da família pode acabar sem um futuro promissor.
Essa realidade não é muito diferente em nossa cidade, o número de mães adolescentes só cresce em todos os anos.
Daqui a alguns anos a instituição de família formada através do casamento será cada vez mais rara.
E o problema maior não é a gravidez e sim o alto índice de jovens infectados pelo vírus HIV, a maioria entra em contato com a doença através de relação sexual sem preservativo.


O vírus HIV pode levar até dez anos para se manifestar no organismo, ou seja, a pessoa infectada é perfeitamente normal como todas as outras, e os sintomas só aparecem tardiamente, o próprio paciente não se dá conta que está infectado, passando o vírus a todas as pessoas com quem teve um contato íntimo.
Em Pádua o numero de aidéticos cresceu assustadoramente só não é divulgado e nem existe campanhas educativas, apesar de que hoje os jovens tem acesso direto a toda informação, pois vivem conectados diariamente, tem jovens que dormem com celular debaixo do travesseiro, utilizam a qualquer hora sem fiscalização dos pais, então informação eles tem falta o interesse em ler sobre o assunto, preferem fazer sexo sem proteção, pois a vida sexual do jovens a cada minuto começa mais cedo.
É preciso se preservar em todos os sentidos, ficar longe das drogas lícitas ou não, da violência e de comportamentos inadequados.
Os jovens devem atentar aos estudos e a família, pois é somente através disso que irão conseguir um futuro melhor.
E as famílias devem ser exemplos para os jovens tem muitos pais e mães sendo péssimos exemplos para seus filhos, como cobrar de um jovem se o que eles recebem é justamente o que não deveria receber.
A LIBERDADE SEM LIMITES foi liberada para os jovens, tudo na vida tem que ter limites sim e os jovens não estão preparados para ultrapassar barreiras, limites no qual  eles não tem a força de combater.
Agora estamos em eleições e vem por ai, mas ofertas de corrupção, troca de favores, já observaram como os jovens estão sendo inserido cedo demais nessa sujeira, são drogas oferecidas, festas, roupas novas, facilidades de ganho fácil, depois quanto acaba as eleições os jovens são esquecidos e jogados nessa sarjeta de uma falsa sociedade, muitos se prostituem para garantir o vicio ou se tornam traficantes.
E as promessas de oportunidades de empregos um novo inicio?
Ficaram para as próximas eleições.


È necessário manter esses jovens presos a um sistema para o resto de suas vidas, se torna um circulo vicioso e vai passando de pai para filhos.
Nossos jovens precisam ser valorizados e respeitados, muitos estudam com sacrifício, se formam, fica desempregados, a maioria não trabalha na aérea em que se formou menosprezado pelo sistema e pelo o dedo que indica, porque infelizmente assim que funciona o mundo.
Concursos públicos Estaduais, Federais e municipais são difícil de acontecer, os políticos perdem votos, se derem empregos com garantias, essa dependência leva a vitória de muitas campanhas eleitorais.
As promessas de emprego mesmo que seja por um curto tempo como contratados, já é uma forma de manter nossos jovens presos ao sistema politico. Ou pode acontecer também o contrário o jovem pode demonstrar garra, interesse em crescer, pode mudar esse jogo e ser contratado como efetivo tudo depende de esforços e capacidade.

Que oportunidades de empregos sejam aberta a esse publico como aparece oportunidade para entrar ao mundo das drogas e prostituição.
O primeiro emprego é uma oportunidade que as empresas devem dar aos nossos jovens, e sem o dedo que indica, porque a maior dificuldade  do jovem é não ser filho daquele amigo, políticos, empresários, olhem esses os jovens como merecem. Abram apenas uma janela, quem sabe outras portas serão abertas pela capacitada e empenho daqueles que demonstrarem que valeu a confiança depositada neles ,por eles mesmo ,não por indicação de ninguém.


Empresas novas estão sendo abertas, inauguradas em Pádua, quantos jovens foram contratados? Quantos jovens vão ter a chance de se tornarem profissionais em diversas aéreas, gerentes, chefes, padeiros, eletricistas, engenheiros, advogados, professores, vendedores, se não forem dados a eles o primeiro emprego, ninguém cresce sem oportunidades.

                      




Nossos jovens precisam de boas oportunidades, nossos jovens precisam estar mais antenados ao seu futuro do que as redes sociais e joguinhos nos celulares. Nossos jovens precisam ocupar suas mentes com trabalho e não só diversão.
Liga-se jovem o futuro pertence a Deus e a vocês, fiz minha parte agora é com vocês de correr atrás e demonstrar que são capazes, vão a luta em busca do seu futuro.

 Hoje em dia trabalhar não é só uma necessidade e sim a chance de afastar nossos jovens das drogas e formar verdadeiras famílias.



Márcia Mendes


04 de Maio de 2018

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Começou a campanha de vacinação contra gripe em 2018 em Pádua

 Abril marcou o início da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe. 

                                               
          


Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.
Quanto à campanha, só fique de olho nas datas para cada subgrupo.
• Etapa 1: a partir do dia 24 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas
• Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto
• Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros


Além disso, o 12 de maio marca o Dia D – aí todos os grupos de risco serão incluídos.

Ascom Pádua


Mauro Texeira

População Paduana é a mais prejudicada com divergências de secretarias!




Divergências sempre deixam reflexos negativos para a população, principalmente para as pessoas mais carentes, ou seja, aquelas  que mais dependem dos serviços públicos.
Ocorre que em Santo Antônio de Pádua a devolução forçada de maquinário da secretaria de agricultura criou uma saia justa para o secretario de obra, com obras iniciadas e paradas agora por causa dessa polemica.
A verdade que o município necessita de maquinários novos e mais mão de obras, pois  o município cresceu, têm muita reclamação, obras iniciada e parada para poucos recursos.
Agora se observamos a função das duas secretarias se resume a uma só prestar serviços a comunidade paduana.
A zona rural é a mais prejudicada, pois os políticos só lembram dos moradores em época de eleição.


E agora como fica essa situação?
As maquinas paradas e com tanto serviço a ser feito em prol do município.









Confira abaixo as atribuições  de cada secretária

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA
WALDIR NETO

Atribuições:

A Secretaria Municipal de Agricultura tem como função coordenar a política agrícola do Município, prestando assistência e apoio a produtores rurais; coordenar, fomentar  e desenvolver políticas de produção familiar de gêneros alimentícios; criar, manter  e  conservar  unidades, equipamentos e instalações para apoio e desenvolvimento da política agropecuária, agroindustrial e de abastecimento; apoiar, planejar, coordenar e executar programas de capacitação de agricultores e trabalhadores rurais.





JOSIAS COSENDEY GUEDES

Atribuições:

A Secretaria Municipal de Obras tem como atribuições por planejar, desenvolver, controlar e executar as atividades inerentes à construção de obras públicas; é responsável também pelas atividades inerentes quanto à abertura e pavimentação de vias públicas, pontes, viadutos, canais e redes de drenagem.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO DE MORAES ALERTA SOBRE A SÍNDROME MÃO-PÉ-BOCA




O município de Trajano de Moraes já tem casos registrados da doença “Mão-pé-boca” a conhecida DMPB. O problema causado por um vírus é contraído a partir do contato com fezes via oral, ou pela ingestão de alimentos contaminados. A Secretaria Municipal de Saúde do município, alerta sobre os cuidados que os pais devem tomar com as crianças, caso suspeitem da infecção.

De acordo com a Coordenadora de Saúde Básica – Michele Machado, a doença é contagiosa e, mesmo após o tratamento adequado, a pessoa pode transmitir o vírus através das fezes por até quatro semanas. “A pedido do prefeito Rodrigo Viana e da secretária municipal de Saúde Rosemara Magalhães, estamos alertando os pais para o caso. Os sintomas, em alguns casos, podem ser confundidos com um resfriado comum. Entre eles estão: febre alta, mal-estar, falta de apetite, diarréia, vômito e erupções nas vias orais”, explicou.

O tratamento é realizado à base de antitérmicos e antiinflamatórios. Quando tratado adequadamente, o vírus se enfraquecerá com a ação dos medicamentos. Ao apresentar alguns dos sintomas citados, o responsável pelo menor deve procurar o posto de saúde mais próximo para que seja submetido ao tratamento indicado.

Michele lembra que para o caso exige algumas recomendações para se evitar a doença. “Entre elas estão cuidar da higiene pessoal, sempre lavar os alimentos consumidos e lavar as mãos quando tiver contato com algum paciente da doença. O vírus costuma contaminar na primeira semana, quando ainda está em um período de incubação, que leva de 3 a 7 dias. Não há vacina para a DMPB”, contou.

Normalmente, assim como ocorre com outras infecções virais, a doença tende a regredir de forma espontânea. “A melhor forma de evitar a doença é intensificar a higiene do seu filho. As pessoas contaminadas devem ficar em casa. Crianças não devem ir à creche ou à escola, e adultos devem faltar o trabalho até todos os sintomas terem desaparecidos”, relata a Coordenadora.

Como o vírus ainda pode ser eliminado nas fezes mesmo após a cura dos sintomas. “É importante orientar o paciente a lavar as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de manusear comida. Roupas comuns e roupas de cama podem ser fontes de contágio (principalmente se houver secreção das lesões da pele) e devem ser trocadas e lavadas diariamente. Brinquedos também devem ser lavados com freqüência”, conclui.


-- 

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES - RJ
Assessoria de Comunicação - Ascom
Douglas Smmithy – MTB FENARJ: 27589/RJ
(21) 97175-9464

Escolinha de Futebol dos Guerreirinhos de Itaperuna-RJ

Dia 07 a 11 de maio, estarão em Xerém os atletas da foto, em virtude da avaliação (PENEIRA) que a Escolinha de Futebol dos Guerreirinhos de Itaperuna-RJ, realizou em dezembro de 2017.

Os jovens são:


                             

1)Richard Malta - volante, ano 2007;
2)Miguel Eduardo - meia, ano 2007;
3)Kayke Guimarães - atacante, ano 2007;
4)Everton Dias - zagueiro, ano 2002;
5)Ryan Lopes - zagueiro, ano 2003;
6)Isaque Picanço - atacante, ano 2008;
7)Paulo Cezar - volante, ano 2005.

A Escolinha de Futebol OFICIAL do Fluminense Football - Guerreirinhos de Itaperuna, têm dois atletas na Base em Xerém. Portanto, dos setes que estão indo, vamos ver quantos serão aprovados. 

Os treinamentos da Escolinha são no Itapuã Clube: 3ª e 5ªfeiras, das 8h às 10h ou 15h às 17h. Aos sábados, das 8:30h às 11:30h. 




Nossa página no facebook é: Escolinha do Flu Itaperuna - Guerreirinhos.




João Gilberto - Coordenador.      (22) 99953-6947    

SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO DOA UTENSÍLIOS AO HOSPITAL FRANCISCO LIMONGI E AO ABRIGO SANTA TERESINHA






A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes doou utensílios e acessórios ao Hospital Francisco Limongi e ao Abrigo Santa Teresinha. Única unidade de urgência e emergência do município, o hospital, por exemplo, atende vários pacientes por dia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre a doação, está biombo, braçadeira de alta pressão, colchonete, comadre, escada para acesso as camas hospitalares e até roupas de cama como lençol e fronhas.

Todo o material foi vistoriado e acessado pela secretária municipal de Saúde Rosemara Magalhães, antes da distribuição. Um caminhão foi usado para transportar todo o material doado. “São acessórios e utensílios que vão ter grande serventia para os pacientes e usuários da unidade. Recebemos parte deste material do Governo do Estado e logo pensamos em dividir com o Hospital Francisco Limongi e também com o Asilo Santa Teresinha. O prefeito Rodrigo Viana pediu e prontamente fizemos”, disse a secretária.

Dentre os produtos também foram doados kit nebulização, arquivo em aço, suporte de soro, capote cirúrgico, oleado para mesa, quimono, comadre, gaveteiro, maca fixa, conjunto calça e camisa manga longa, conjunto de calça e camisa para uso odontológico, conjunto cirúrgico, paletó pijama, entre outros.

“Estes equipamentos são essenciais, pois garantem a vida. Não medimos esforços em ajudar as unidades que precisam. A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano tem trabalhado para levar o melhor aos pacientes e usuários. Entregamos uma gama boa de material que poderá ser usado ainda por um bom tempo, oferecendo conforto e qualidade aos pacientes”, destacou Rosemara.

É importante ressaltar que os produtos doados possuem prazo de validade e que estão em plena condição de uso seguro. Dentro da rede pública, a estimativa é que esses materiais atendam a centenas de pessoas. O prefeito Rodrigo Viana definiu a doação como uma das ações de incentivo à saúde do município no trabalho.

“Hoje o hospital tem médicos, enfermeiros e funcionários dedicados atendendo nossos pacientes e nós, da prefeitura, queremos nos envolver cada vez mais na saúde, investindo recursos e buscando parcerias para tornar nosso hospital cada vez melhor”, disse o prefeito.



-- 

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES - RJ
Assessoria de Comunicação - Ascom
Douglas Smmithy – MTB FENARJ: 27589/RJ
(21) 97175-94645

End.: Praça Waldemar Magalhães, nº 5
Tel.: (22) 2564-111

“CANTINHO DO DIREITO”:



               



Pergunta:


O meu marido abandonou a casa e me deixou com duas crianças.
A nossa casa está construída na laje da casa dos pais dele.
Acontece que os pais estão pedindo para eu desocupar a casa, mas eu não tenho para onde ir, pois a casa dos meus pais é muito pequena.
Como resolver o meu problema?


Resposta:          


   
Como sempre sugerimos, tente o diálogo, pois é a melhor forma de evitar conflitos.
Como a senhora nada fala sobre a pensão, acredito que o pai esteja pagando.
Em relação ao imóvel residencial, somente deixe a casa por ordem judicial, pois a senhora tem direito a 50% do valor gasto na construção, uma vez que, no caso em foco, não se trata, simplesmente, de benfeitorias, mas, sim, de construção, uma das modalidades de aquisição de bens imóveis..
Mas reitero, não saia da casa, porque senão a senhora pede a posse e será mais difícil retornar.
COLABORAÇÃO:
Escritório de Advocacia Vidipó, Oseias, Cassio e Dayana.
Rua Conselheiro Paulino, 95,
Centro Pádua
Telefone: 3.851. 0195.

IFFluminense sediará a Reditec 2018

Evento discutirá os caminhos e desafios para o mundo do trabalho no século XXI





 Gestores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Brasil e de diversos países estarão reunidos durante a 42.ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será organizada e sediada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), de 10 a 14 de setembro de 2018, em Búzios-RJ.
 Promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a Reditec é um espaço de formação, compartilhamento de experiências, consolidação de parcerias e reflexão sobre a educação profissional, voltado para reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de campi. O evento tem a expectativa de reunir cerca de 1.000 participantes.
 Tendo como tema principal “O Trabalho no Século XXI – Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”, a Reditec 2018 debaterá a atuação da Rede Federal em sintonia com as demandas presentes e futuras da sociedade, do mundo do trabalho e suas transformações, nos 10 anos de sua criação.
 “O impacto das tecnologias, a globalização, o multiculturalismo, os contrastes sociais e a sustentabilidade exigem que as instituições se organizem para preparar um novo perfil de profissional, que vai lidar com a dinamicidade da sociedade, na produção tecnológica e no uso dos recursos naturais, de maneira muito desafiadora”, destaca o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, acrescentando que a Rede Federal “precisa pensar nesse novo profissional e, principalmente, organizar o nosso projeto de educação para permitir que esse profissional possa ter sucesso e ajudar o mundo nos seus desafios”.
 A programação do evento contará com palestras seguidas de mesas de debate; sessões de experiências internacionais, com apresentação dos modelos de educação profissional e casos de sucesso de diversos países; Mostra de Experiências Exitosas, com apresentação dos projetos de sucesso da Rede Federal; além das reuniões dos diversos Fóruns e dos diretores-gerais das regiões do Brasil.
 Complementando a programação principal, a Reditec também terá entre suas atividades a Tenda Tecnológica, com apresentação de projetos de tecnologia e inovação de toda a Rede Federal; a reunião dos Centros Unevoc da América Latina; o Desafio Solar, uma competição de navegações movidas à energia solar; atividade comemorativa dos 10 anos da Rede Federal; e diversas apresentações culturais, que mostrarão um pouco da cultura das regiões do estado do Rio de Janeiro onde o IFF está presente.
 Para o reitor do IFF, a edição 2018 da Reditec tem a incumbência de construir um novo modelo de reunião de dirigentes. “Além da internacionalização do evento, a reunião terá característica de um congresso, em uma perspectiva onde possamos registrar nossas ações, incluir os trabalhos apresentados nos anais do evento e ter palestrantes que possam, de fato, contribuir com a reflexão da nossa prática”, ressalta Jefferson Manhães. 

 Legenda da imagem: Reitor do IFF, Jefferson Manhães, apresenta o Instituto como sede da Reditec 2018, durante encerramento da edição 2017 do evento, em João Pessoa-PB. 





-- 
Diretoria de Comunicação do IFFluminense
Comunicação Social da Reitoria
Rua Coronel Walter Kramer, 357. Pq. Santo Antônio. Campos dos Goytacazes-RJ. Cep: 28080-565
Tel: (22) 2737-5617 / (22) 98843-9509
www.iff.edu.br