Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 24 de novembro de 2018

Grande quantidade de lixo é retirada do Rio Paraíba do Sul, em Itaocara

Ação ambiental contou com a participação de pescadores, canoístas e funcionários da SEMAI além da Corporação de Bombeiros

Garrafas pet, ursinho de pelúcia, restos de móveis e até eletrodomésticos. Tudo retirado do leito e das margens do Rio Paraíba do Sul, em Itaocara, na manhã deste sábado (24). A "lixarada" amontoada na Beira Rio, durante o evento "Ita + Limpa", surpreendeu os moradores da cidade que passaram pelo local. Mas quem está acostumado a remar pelo principal rio do interior fluminense disse que a cena infelizmente é comum.
A iniciativa da Secretaria de Meio de Ambiente (SEMAI) foi abraçada por pescadores e membros da Associação de Canoagem de Itaocara (Acai). Com botes, barcos e caiaques, os participantes percorreram vários trechos do rio em busca do lixo. Pouco tempo após a "largada", os barcos já retornavam para a Beira Rio cheios de sacolas. As pilhas de lixo foram aumentando com o passar das horas. 

   A maior parte do lixo foi retirada próximo das margens de bairros ribeirinhos, como o Jardim da Aldeia e Sobradinho, que possuem casas de alto padrão margeando o Paraíba do Sul, o distrito de Portela e o distrito de Porto das Barcas, já no município vizinho de Aperibé.

    Todos os materiais recolhidos terão o destino que deveriam ter tido antes, a Usina de Triagem de Lixo da cidade.

   É importante lembrar que jogar lixo na natureza, especialmente em rios, é crime ambiental. O artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/ 98) estabelece pena de até quatro anos de reclusão e multa para quem causa poluição de qualquer natureza.

Ação Global

    Além da campanha de limpeza no Rio Paraíba do Sul, as Secretarias de Saúde e de  Assistência Social promoveram a Ação Global, com diversos serviços voltados à população em geral, desde corte de cabelo a campanhas educativas. Outras instituições também apoiaram o evento, como o Senac, a Fundação Leão XIII e o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Folha Itaocarense

Nenhum comentário:

Postar um comentário