Colunas: cantinho do Direito e Esporte

domingo, 22 de julho de 2018

Secretário Nacional de Aviação Civil esclarece sobre concessões de aeroportos no Brasil



Palestra aconteceu em Macaé na última quinta-feira (19)










Com o auditório lotado, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, ministrou sobre os impactos e as perspectivas nas concessões dos aeroportos no Brasil, na última quinta-feira, 19, no auditório do SENAI.  

Atentos, os participantes ouviram sobre todo o processo e a diferença entre concessão e privatização. Dario explicou que a privatização é a venda dos bens públicos e a concessão é regulada por meio de contrato que prevê a devolução ao Estado dos bens e serviços ao fim do período contratual, ou caso não haja o cumprimento do acordado.

Em 2011 aconteceu a primeira concessão de aeroportos, depois em 2012, 2014, 2017 e 2018, onde o Aeroporto de Macaé está incluído para receber a concessão, juntamente com o aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, ambos, tendo a oportunidade de alavancar a economia da região.

“O investimento da empresa privada, garante a sustentabilidade dos aeroportos e traz impactos positivos para a economia regional”, disse.

Nesta rodada terão três blocos, sendo a região Nordeste com seis aeroportos, a região Centro-Oeste com cinco aeroportos e a Sudeste, com dois aeroportos, Macaé e Vitória. Nesta última região serão investidos R$ 644 milhões, sendo que R$ 324 milhões serão destinados ao aeroporto de Macaé.

Ele explica que não é uma competição de quem vai ganhar mais, mas que a proposta é deixar todos os aeroportos com as mesmas condições operacionais e físicas. O edital da 5ª rodada de Concessões será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU) dentro de duas semanas. “O processo não é tão rápido, mas já foi iniciado e precisamos aguardar todo o trâmite para a conclusão do leilão”, finalizou.





O evento foi uma ação conjunta das instituições organizadoras do Repensar Macaé: Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM); Macaé Convention & Visitors Bureau; Comissão Municipal da FIRJAN; RedePetro-BC;  IADC (International Association of Drilling Contractors);  SPE (Society of Petroleum Engineers); AMACON (Associação dos Contabilistas de Macaé); SEBRAE; e ABESPETRO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo).


-- 


Tatiani Costa
Jornalista - Assessora de Comunicação
MTb 47.264/SP

(22) 9 9790-0697

Nenhum comentário:

Postar um comentário