Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Cultura de Porciúncula resgata história e realiza pedido feito há cerca de 40 anos













No dia 26 de outubro, o secretário Municipal de Cultura, Vitor José, convidou o filho do ex-prefeito e jurista Dr. Edésio Barbosa da Silva, José Edésio Barbosa da Silva, e, na presença do prefeito Leo Coutinho e de outros entusiastas da cultura local, foi inaugurada uma placa solicitada nos anos 80, eternizando o passado do prédio e o pedido de um grande homem na história de Porciúncula.

A Estação Ferroviária deixou de funcionar a serviço da estrada de ferro no ano de 1976, quando os trilhos foram retirados pelo governo “em nome da economia nacional”. O ex-prefeito Dr. Edésio Barbosa da Silva, um apaixonado pela cidade, não se conformava com a destruição das ferrovias e, em seu livro “Subsídios para a História de Porciúncula”, editado postumamente pela Secretaria Municipal de Cultura no ano 2000, deixou um pedido para que a história da velha estação ficasse eternizada. Na página 76 de sua obra, o autor solicita: “Que a Prefeitura de Porciúncula, quando, em nome do progresso, demolir a velha estação, ou seu velho casarão se transformar em sede de qualquer instituição, faça colocar na parede sua placa, modesta que seja: ‘Por aqui passaram, durante quase um século, semeando progresso, as estradas de ferro Leopoldina e Carangola. O povo não esquece’.”

 O prédio foi reformado e inaugurado no ano de 1991 como Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva. Vinte e seis anos depois, o pedido do autor, falecido em 1990, veio a ser concretizado. O pedido já havia sido feito por ofício pelo arquiteto Guilherme Fonseca Cardoso em 2014, não sendo possível atender.
Este ano, nas comemorações dos 70 anos do município de Porciúncula, a Secretaria Municipal de Cultura realiza o desejo expresso do ex-prefeito Dr. Edésio Barbosa da Silva e eterniza os feitos da estrada de ferro em Porciúncula.











Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário