Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Água e abastecimento em Porciúncula em discussão







Água. Sempre uma solução. Ultimamente, tem sido um problema. Problema causado pela inconsequência e irresponsabilidade do homem. Problema porque está em falta, e seu uso consciente é mais que necessário. Ainda tem gente neste rico país que não tem água em casa; tem animais morrendo por falta de água; tem lavouras perdidas pela seca; tem calor insuportável. Falar sobre água é primordial para a sobrevivência sobre a Terra.
No dia 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma audiência pública na Câmara Municipal para expor o Plano de Saneamento Básico do município para os próximos 20 anos. Um momento de conhecimento da realidade, de esclarecimentos e de planejamento de serviços públicos diretamente ligados à questão de abastecimento de água potável para a população, o manejo de água da chuva e a coleta e o tratamento de esgoto.
Infelizmente, muito poucos munícipes estiveram presentes, mas o secretário da pasta, Wagner Pessoa, esclareceu sobre a atual situação da água na região e o Plano de Abastecimento. “O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma obrigação. Sem ele, a prefeitura não recebe recursos federais, e é uma forma de planejar e estabelecer diretrizes para a prestação de serviços públicos de saneamento”, disse o secretário.
A audiência pública contou com a presença de secretários, vereadores municipais e do gerente operacional da Cedae no Noroeste Fluminense, que deram grandes contribuições à discussão.
O secretário Wagner Pessoa lembrou que o saneamento começa em cada pessoa, ao fazer a bem ao meio ambiente, e concluiu: “Temos desafios e precisamos de paciência para utilizar os recursos com sabedoria e para colocar o plano em ação”.
O Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo revisto após quatro anos de sua elaboração, foi levado para apreciação dos técnicos da Cedae (que alertaram sobre algumas divergências), à discussão em audiência pública e será revisto pelo departamento jurídico da prefeitura antes de ser enviado para aprovação na Câmara de Vereadores.
É hora de todos termos ciência e consciência a respeito da água, esse bem tão precioso e necessário.













Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário