Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

JOVENS DE PORCIÚNCULA RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO



Os 19 jovens porciunculenses classificados para o Programa Portal do Futuro Senac/Itaperuna  foram recebidos pelo prefeito Leo Coutinho e pela equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social para um jantar de confraternização na primeira semana de agosto. O prefeito e a Secretária de Promoção, Antonieta Correa, parabenizaram os jovens pela oportunidade que estão tendo de preparo para o futuro através do ACESSUAS TRABALHO. “O mercado exige cada vez mais que o funcionário, além de conhecimentos específicos, tenha noções de inglês e saiba se portar em diversas situações. Vocês estarão preparados para enfrentar a concorrência. Aproveitem a oportunidade!”, estimulou o prefeito Leo Coutinho. As aulas tiveram início no dia 07 de agosto, no Senac de Itaperuna.

O Programa Portal do Futuro além da capacitação profissional, promove o desenvolvimento de competências comportamentais e prepara os jovens para os primeiros desafios do mercado de trabalho. Os alunos recebem noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de promover a vivência profissional em uma empresa. O programa social é voltado para a inclusão de jovens entre 16 e 21 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.

O preparo do jovem tem sete meses de duração, e neste período os alunos recebem até 576 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, os focos são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.  Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem até 200 horas de capacitação profissional no curso nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de 60 horas de aulas de inglês. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho.

Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário