Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Sobre as Blitz em Pádua:




Ontem foi troca de comando e aproveitei para perguntar ao Ten.Cel. Ibiabina o porquê de tantas blitz no decorrer da semana e diariamente? Não que estejamos contra as leis que devem ser cumpridas.





Ele explicou que é ordem do comando e ordens tem que ser seguida.

Muitos paduanos concordam com a operação, afirmando ser necessário para combater a criminalidade. Outras disseram que era desnecessário, pois Santo Antonio de Pádua é uma cidade pequena não havendo necessidade da operação e sim de mais intensificações nos pontos de drogas da cidade. 
A operação visa fiscalizar o trânsito na cidade, abordagem a pessoas suspeitas, a fim de combater o tráfico de drogas, apreensão de armas, acidentes e irregularidades no trânsito.

Ontem estava conversando com alguns policiais na rua e surgiu uma duvida em relação a documentação pedida nas blitz. 

E foi esclarecido que só esta sendo pedido o documento de 2016.

“Tem motoristas Márcia que só de ver as Blitz fogem e com o documento em dia, não estamos cobrando 2017, lógico quem já este com ele pago ótimo.
 Agora quando um motorista dirige um veiculo com 2,3 anos às vezes até com, mais de 5 anos sem atualizar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo temos que fazer nosso trabalho. Você não acha?
È segurança para a cidade sabemos que tem muitos trabalhadores, pessoas honestas,mais sabemos quem tem muitos indivíduos fora da lei assaltando,matando, então temos que cumprir a lei, não importa se a pessoa é boa o ruim, a questão não é essa, ela tem que andar com a documentação em dia é uma segurança para o motorista e para a cidade. “Um bem estar para todos.”


 È realmente se analisarmos bem é verdade, o motorista reclama de andar em dia e pagar o que deve há 2,3,5 anos, mais insiste em andar irregularmente,porque na verdade ele sabe que sempre existiu aquela vista grossa principalmente em período eleitoral que não é visto blitz com tantas frequências.

Não deixamos de observar também que muitos deixam de quitar seu debito. Mas não deixam de frequentar bares, restaurantes, só observamos como ficam cheios todos os finais de semana. Tem-se para curtir tem que ter também para legalizar seu veiculo que te carrega para onde você quer. Mas muitos donos de automóveis, por ausência de planejamento financeiro ou falta de conhecimento, acabam ficando em atraso com esta obrigação.
 A crise não pode ser um empecilho para que você preserve a sua segurança, parcele ou se tudo não tiver jeito é melhor vender do que perder.

 Se tiver o carro rebocado já é um tormento, espere até encarar o sofrimento para tentar liberá-lo dos depósitos públicos. 
Do início da remoção do veículo até a retirada dele do depósito, a responsabilidade pela integridade, pela segurança do veículo e pelo ressarcimento de algum dano em Padua e Miracema é da Rodando Certo — empresa contratada para prestar o serviço. 
Motoristas reclamam da quantidade de motos colocada no caminhão de reboque e questionam o valor pago por cada veiculo em um só caminhão de reboque, onde é investindo esse dinheiro.

O certo seria cobrar um único valor referente a todas as motos rebocadas ou não?

. Os reboquistas devem ser  identificados por uniformes com logotipo da prefeitura estampado nas costas, no peito e na manga do braço esquerdo Os mesmos funcionários têm que estar com o crachá da empresa terceirizada. Já os reboques apresentam logotipos do governo. O que não acontece em Pádua o motorista do reboque nem usa uniforme e ainda dirige de chinelo.



 Já imaginou sem veículos jogado neste deposito sem cobertura ao vento,no sol,na chuva,é melhor você vender ou perder? 

Porque quando cai aqui é difícil tirar. Eu sei.....

 Então se não der para andar em dia é melhor vender e comprar outro com a documentação em dia,pelo menos o 2016.


















O que é o IPVA?


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecidos como IPVA, é um imposto anual pago pelos proprietários dos veículos automotores terrestres como automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus. Há alguns anos existia a Taxa Rodoviária Única (TRU) que era destinada a conservação de estradas e rodovias, porém após a criação do pedágio não era mais necessário cobrar dois valores distintos com o mesmo objetivo. O TRU foi substituído pelo IPVA com o propósito de arrecadar receita para os estados e municípios.

Para onde vai o valor arrecadado por este imposto?

Segundo um estudo realizado pelo Dnit (Departamento Nacional de Transportes Terrestres) somente 13% das estradas do nosso país é pavimentado. Quem trafega pelas estradas brasileiras comprova esse dado e não se conforma em pagar um IPVA tão caro para não ter estradas de boa qualidade.





Mas será mesmo que este imposto é usado para isso?



Aqui em Pádua, não, só observamos a quantidade de buracos e vias abandonada pelo poder publico.

Diferente do que muitas pessoas pensam o valor arrecadado não é usado estritamente para conservação de ruas, estradas e sinalizações. O valor é dividido igualmente entre o estado e o município em que o veículo foi licenciado. Na pratica o IPVA não tem um destino especifico, cabendo ao governador e o prefeito decidir onde utilizar o valor, geralmente para melhoria dos serviços públicos de uma forma geral.

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos, conhecido como Seguro DPVAT existe desde 1974 com a função de garantir o pagamento de indenizações a vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em vias terrestres e é destinado a danos corporais. A indenização é paga em casos de morte, invalidez total, invalidez parcial ou com reembolso de despesas médicas.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo ou apenas CRLV. 





Ele é obrigatório e anual que autoriza o veículo transitar pelas vias, comprovando a adequação com as normas ambientais e de segurança.

Esta documentação é de competência do DETRAN de cada estado e é emitido no segundo semestre. As datas de licenciamento variam conforme o último dígito da placa.


Isenção do Pagamento de IPVA


A legislação dos estados contempla alguns casos de isenção do IPVA, mas boa parte da população desconhece esse direito. Em geral, estão isentos de pagamento do IPVA: veículo de entidade filantrópica; veículo de embaixada; portador de deficiência física (ICMS e IPVA); condutor profissional autônomo – TAXISTA (ICMS e IPVA); veículo de valor histórico; veículo recuperado de roubo; veículo sinistrado com perda total; veículo objeto de sorteio; veículo adquirido em leilão promovido pelo Poder Público; veículo cedido em comodato; veículo usado em estabelecimento revendedor inscrito; veículo de transporte escolar; conselho tutelar municipal (ICMS); doação de veículo pelo município ao estado (ICMS).


Para verificar seus veículos acesse:


Então galera não fuja das Blitz se você tiver com seu IPVA 2016 em mãos!













 Fotos ilustrativas e arquivo do jornal.

Um comentário:

  1. Leva mais de 10 motos todontologia mundo paga é muito faturamentor não vejo nada onde está o dinheiro me levaram a minha moto uma vez o tanque estava cheio condomínio UE fui tira tinha me robando toda a gasolina fala agora que é os ladrões

    ResponderExcluir