Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 28 de março de 2017

PREFEITO LEO COUTINHO VAI AO GOVERNO DO ESTADO EM BUSCA DE RESPOSTAS E PARCERIAS PARA MEIO AMBIENTE, OBRAS PARALISADAS E ÁGUA


  O prefeito de Porciúncula, Leo Coutinho, esteve recentemente no Rio de Janeiro para buscar soluções e alinhavar parcerias com diversos órgãos estaduais.
Acompanhado do vice-prefeito, Riandro Petruci, o prefeito esteve com o secretário de Estado de Ambiente, André Correa. Na ocasião, prefeito e vice solicitaram parceria para melhorar as condições ambientais do município, em especial o lixão municipal. O secretário de Estado não prometeu recursos, mas pretende trabalhar com oficinas de capacitação e enviar profissionais do INEA para fazer um levantamento de áreas possíveis do município ou região para instalação de um aterro próprio e licenciado.








O lixão representa um grande problema ambiental. O município de Porciúncula sofre uma ação civil pública na qual foi determinada a execução de 19 medidas para minimizar a degradação ambiental produzida no município, dentre elas, o lixão.
No dia 22 de agosto de 2016 foi deferida uma medida antecipatória de tutela determinando que o município executasse as ações sob multa diária de mil reais após 180 dias do não-cumprimento das medidas. “Infelizmente, o governo municipal anterior não executou nenhuma das medidas e agora estamos correndo contra o tempo para que o município não seja penalizado”, explicou o procurador jurídico municipal Rullian Martins.
O secretário de Estado de Ambiente, André Correa, prometeu auxiliar o governo municipal na execução dessas ações.

Ainda no Rio de Janeiro, juntamente com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Wagner Pessoa, e equipe jurídica, o prefeito se encontrou com o Diretor de Distribuição e Comercialização do Interior da CEDAE, Heleno Silva de Souza, para alinhar as últimas questões referentes ao convênio do município com a empresa de distribuição de água. Na ocasião, o prefeito voltou a pedir soluções para a água de Purilândia.

Em visita à Secretaria de Estado de Obras, prefeito, equipe jurídica e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando do Piu, estiveram com o Subsecretário de Obras Civis e Programas Especiais, Claudio Maximiano Muniz de Souza, para se inteirarem do andamento do Programa Somando Forças. Com cinco obras iniciadas e paralisadas no município através do programa do Governo do Estado, o prefeito foi enfático na busca de soluções. “Precisamos resolver a situação de nossa cidade, que foi toda quebrada. Para romper o convênio teríamos que devolver o dinheiro investido, então fomos solicitar a retomada das obras ou a liberação de partes essenciais, como os banheiros da Praça Antônio Amado”, explica o prefeito.
Na ocasião, a equipe de governo porciunculense conseguiu a liberação dos banheiros públicos para conclusão pela prefeitura municipal. As obras, segundo o prefeito, iniciam em breve e, até o evento de aniversário do Urubu’s Motoclube, em meados de maio, os banheiros estarão concluídos. O prefeito municipal enfatiza o apoio e a intervenção do Secretário Estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, para a conquista da liberação da obra. “O Jair é nosso parceiro e sabe das dificuldades por que passa o interior. Através de sua intermediação, conseguimos acesso, compreensão da situação e a liberação de parte da obra com o secretário Estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior. Graças a Deus, estamos encontrando bons parceiros para realizar nosso trabalho”, concluiu Leo Coutinho.

*Fotos:
-  Leo Coutinho e Riandro Petrucci com o secretário de Estado de Ambiente André Correa

- Heleno Silva, diretor de Comercialização do Interior da CEDAE, entre o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Pessoa,  prefeito Leo Coutinho e assessores jurídicos municipais Rullian martins e Samir Caldeira


Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário