Colunas: cantinho do Direito e Esporte

segunda-feira, 6 de março de 2017

Má notícia para o servidor aposentado e pensionista do município!

Prefeitura do Rio quer taxar aposentados e pensionistas em 11% para a Previdência

O novo presidente do Previ-Rio, Luiz Alfredo Salomão, tomou posse, nesta segunda-feira, trazendo uma má notícia ao servidor aposentado e pensionista do município do Rio. Salomão, que será responsável por gerir os fundos que sustentam o pagamento de proventos, pensões e auxílios, afirmou que não há outra saída para o município senão a taxação de aposentados e pensionistas à Previdência. O percentual será de 11%, o mesmo descontado sobre os ativos.

— Isso é uma exigência de uma emenda à constitucional. Mas o Prefeito César Maia e o Eduardo Paes resolveram ser bonzinhos e não combraram. Foi um gesto de generosidade. Isso não vai poder ser mantido — disse Salomão, em entrevista à CBN. — Acredito que sim (será resvisto). Não tem outra saída. Vamos discutir essa questão e mostrar os números reais aos afetados. Para que a Previdência municipal não caminhe para o mesmo sentido que o Estado. Temos que alterar essa prática — completou.

O novo gestor explicou que basta o prefeito Marcelo Crivella rever ato do ex-prefeito César Maia, que em seu governo rejeitou uma norma federal e não taxou aposentados e pensionistas. Desta forma, a nova cobrança não teria a necessidade de passar pela Câmara dos Vereadores.

— O Previ-Rio e Funprevi estão em situação delicada e precisam de um homem que saiba fazer conta, um engenheiro, mas que também seja um político pra armonizar isso com as demais forças políticas do Rio — disse o prefeito Marcelo Crivella, nesta segunda-feira, durante a posse do novo gestor.

Salomão não explicou como funcionaria a nova taxação. Vale lembrar que os descontos sobre aposentados e pensionistas são feitos apenas para valores acima do teto do estabelecido pelo INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário