Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 24 de junho de 2016

ESTADO APRESENTA OPORTUNIDADES GERADAS PELAS OLIMPÍADAS









Encontro estimulou o envolvimento de municípios nos Jogos Rio 2016

 Faltando 45 dias para as Olimpíadas, o Governo do Rio organizou um encontro, nesta terça-feira (21/6), com os prefeitos das cidades fluminenses para apresentar a complexidade da organização dos Jogos e estimular o envolvimento de todos os municípios no maior evento esportivo do planeta.

– O Rio estará superexposto de uma maneira absolutamente positiva e é fundamental que todos aproveitem essa chance. É importante que cada município, dentro da sua expertise, capacidades e características, possa aproveitar os milhares de turistas que estão vindo para a cidade e as oportunidades de negócio, que vão nos permitir atrair mais investimentos e eventos futuros – afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Na Copa do Mundo, o estado teve uma mostra do impacto de um megaevento esportivo para o país. O número de estrangeiros saltou de 5,8 milhões para 6,4 milhões. Pela primeira vez, o Rio bateu a marca de seis milhões de turistas internacionais e foi registrado um incremento de quase 60% na entrada de dólares no período do evento. A expectativa de ganho institucional com as Olimpíadas é ainda maior. No Mundial de Futebol, o Brasil recebeu 32 seleções e mais de 15 mil profissionais de mídia. Já nos Jogos, serão 206 federações de atletas e mais de 25 mil funcionários de comunicação.

Legado

– O governo está empenhado em interiorizar os Jogos, levando benefícios para cidades do interior – afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.

Os Jogos estimularam a execução de políticas públicas para revitalizar a cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Desde a candidatura do Rio como sede olímpica, o enfoque é de que os Jogos devem servir à cidade e não o contrário. Para cada real gasto com instalações esportivas, outros cinco são investidos em obras para a população, como linhas de BRTs, VLT e metrô, revitalização de áreas abandonadas, projetos de saneamento, etc.

– O legado já é e será extraordinário. O maior beneficiado é a população – disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Para o presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio, Anderson Zanon, o evento foi decisivo para identificar de que maneira os municípios podem utilizar os Jogos para alavancar as suas economias. O encontro contou com a presença de 20 prefeitos, além de representantes de várias regiões.

– As cidades ganham em investimentos e presença de turistas – afirmou Zanon.

Também participaram do evento os secretários de Turismo, Nilo Sérgio Felix, e de Transportes, Rodrigo Vieira.




















Gabriela Hilário
Comunicação Regionalizada
Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado
(21) 98771-7063/2334-3591


Nenhum comentário:

Postar um comentário