Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Banco Mundial vai realocar recursos para atender prioridades da Agricultura no Estado





Investimentos do Rio Rural vão garantir continuidade de ações de infraestrutura em benefício dos produtores rurais
O governador Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Agricultura, Christino Áureo, da presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, do secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira e da coordenadora técnica do programa, Helga Hissa, foi recebido nesta quinta-feira (25), em Brasília, pelo Diretor do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Martin Raiser.
O objetivo da agenda foi pleitear junto à instituição financeira, parceira do governo do Rio de Janeiro na execução do programa de desenvolvimento rural sustentável, a realocação de recursos já contratados até 2018, em atendimento a necessidades prioritárias  para o setor rural fluminense.
A proposta é que nesse momento de emergência fiscal e financeira,  o Bird antecipe recursos para dar continuidade a ações fundamentais para os agricultores, permitindo que a contrapartida dos investimentos governamentais se dê mais à frente.
A medida vai possibilitar a continuidade do "Estradas da Produção",   reconhecidamente um programa essencial para a melhoria da infraestrutura rural, recuperando estradas vicinais para o escoamento dos produtos agropecuários até os mercados e garantindo a  trafegabilidade da população do campo.
- O Bird tem sido um parceiro sensível e pronto a colaborar nas situações adversas. O apoio do banco por ocasião da tragédia na Região Serrana, em 2011,  e durante a estiagem no Norte e Noroeste do Estado, no ano passado, foi vital para o pronto atendimento aos produtores rurais atingidos - ressaltou Christino Áureo.
Ele lembrou que a secretaria de Agricultura já vem desde 2015 adotando medidas para redução de despesas e adequação à nova realidade de gestão financeira do Estado.
Durante o encontro o Diretor do Bird, Martin Raiser, acenou com a possibilidade de atendimento e determinou que a missão técnica que virá ao Rio de Janeiro, na próxima semana, chefiada pelo gerente do projeto Rio Rural, Maurizio Guadagnin, tenha um olhar voltado para as novas prioridades.
Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária
Assessoria de Comunicação – (21) 3607-5404
Silvia Queiroz: (21) 98596-8160
Ana Angelica Gramático: (21) 98596-8161

Nenhum comentário:

Postar um comentário