Colunas: cantinho do Direito e Esporte

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Noroeste Fluminense terá oferta de 900 vagas para capacitação profissional


Usina Hidrelétrica de Itaocara (UHE Itaocara I) e SENAI Rio – Unidade de Santo Antônio de Pád
ua assinam convênio para a realização de nove cursos que capacitarão à mão de obra local dos municípios da área de abrangência do empreendimento
Mesmo antes do início das obras, previsto para o primeiro trimestre de 2016, a construção da Usina Hidrelétrica Itaocara I já começa a promover oportunidades para a população dos municípios da área de abrangência do empreendimento: Aperibé, Cantagalo, Itaocara e Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, e Pirapetinga, em Minas Gerais. O convênio assinado entre a UHE Itaocara I e o SENAI-RJ prevê 900 vagas, em 40 turmas de nove cursos de formação profissional que promoverá a qualificação da mão de obra da região.
Os cursos começarão no dia 26 de outubro próximo com a primeira turma de Técnicas de Instalações Elétricas para Obras, que acontecerá nas dependências do Senai/RJ, em Santo Antônio de Pádua, e terminarão em junho de 2016. Em média, os cursos terão carga horária de 100 horas e os candidatos deverão comprovar ter mais de 18 anos e escolaridade mínima até o 5º ano do ensino fundamental. Não haverá prova de seleção, mas será levada em consideração a experiência profissional e disponibilidadedo candidato.
Os turnos das aulas serão manhã, tarde ou noite, e para facilitar o acesso dos interessados, a UHE Itaocara I firmou parceria com as cinco secretarias de Assistência Social que funcionarão como pontos de coleta de currículos e fichas de inscrição. A Usina fará a pré-seleção dos candidatos e encaminhará a documentação posteriormente ao SENAI Pádua para efetivação das matrículas.O convênio com o SENAI/RJ faz parte do Programa de Formação de Mão de Obra, uma das 43 ações previstas no Plano Básico Ambiental (PBA), que serão acompanhadas pelo IBAMA, órgão responsável pelo licenciamento ambiental da Usina.
Dos locais para realização dos cursos, quatro já estão definidos: em Santo Antônio de Pádua, unidade do SENAI local; em Aperibé, Escola Municipal Oliveiros; em Cantagalo, CEDERJ e Escola Municipal Lameira de Andrade; e em Itaocara, as aulas teóricas serão no CETEP (Centro de Educação Tecnológica e Profissional), faltando apenas definir o espaço para as aulas práticas. Em Pirapetinga, falta definir os locais onde acontecerão as aulas práticas e teóricas. Os estudantes que residem fora da cidade onde acontecerão os cursos terão transporte gratuito até o local.
CURSOS OFERECIDOS:
• Técnica de Montagem de Armação para Estrutura de Concreto (100 horas) – cinco turmas de 24 alunos. Requisito mínimo: 18 anos e 5º ano do Ensino Fundamental;
• Técnica de Montagem de Formas Trepantes para Concreto (100 horas) – dez turmas de 24 alunos; Técnica de Execução de Alvenaria e Vedação/Estrutural em Blocos de Concreto (100) – três turmas de 21 alunos. Requisito mínimo: 18 anos e 5º ano do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário